Moda Tatuagens

Tatuagem de âncora: descubra o significado antes de fazer a sua!

Hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém que, se não tem uma tattoo, logo pensa em desenhar no seu corpo. Este estilo faz parte da nova geração, e que, sem dúvida nenhuma, quer eternizar vários momentos na pele.

Nas tatuagens masculinas, podemos ver diversos desenhos dominantes, como o leão, lobo, arcos e flechas, desenhos de cultura orientais e por aí vai. Os estúdios que fazem este tipo de impressão na pele recebem, por dia, milhares de homens diferentes que anseiam ter uma tatuagem.

As mulheres não ficam atrás. Porém, a maioria delas prefere um desenho mais delicado. Dentre os mais populares, você pode encontrar marcas que falam sobre sua fé, seu estilo, desenhos animados, corações, estrelas e, finalmente, âncoras. Este artigo é dedicado para este último citado.

As âncoras são, sem dúvida nenhuma, um dos desenhos precursores para que as tattoos fossem populares no mundo todo. Porém, por mais que sejam populares, muitos não tem a noção do significado que esse objeto pode ter. Aliás, você sabe? Se não conhece a resposta, não se preocupe. O artigo vai te falar mais sobre a tatuagem de âncora!

Veja também: Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem (Guia Completo e Definitivo)

Os primórdios das tattoos

São de comum acordo que os marinheiros foram os que apresentaram a tatuagem ao mundo. Podemos creditar a eles essa febre que se alastrou pelo mundo inteiro. Eles foram os precursores porque, em seu trabalho, as marcas corporais eram as diferenças deles para os outros trabalhadores.



A sua ligação com o mar e o orgulho pelo que fazia eram as maiores motivações para que qualquer homem fizesse, pelo menos, um desenho em sua pele. Pelo mesmo motivo de hoje em dia, eles desejavam ter em sua pele algo que os lembrasse para sempre.

Entre os séculos XIX e XX, aconteceu a expansão das tattoos em todo o mundo. E adivinha só: qual era o sinal que mais era gravado na pele das pessoas? Se você pensou nas âncoras, você acertou.

Uma lenda marítima diz que o primeiro marinheiro tatuou esse objeto como um sinal de sorte: Se sua pele estivesse marcada, ele poderia atravessar o mar sem problemas nenhum. Era como um amuleto da sorte, que lhes dava segurança.

Pois bem: Como o profissional dos mares conseguiu fazer a sua travessia sem nenhum empecilho, todos os outros associaram que a calmaria era por causa da âncora estampada em seu corpo. Pouco tempo depois, todos os marinheiros que ao saber que iam adentrar aos mares, não pisavam no barco sem o mesmo carimbo no corpo.

Assim, a tatuagem de âncora se tornou o primeiro desenho tatuado e ajudou a difundir essa prática de rabiscar o próprio corpo. Claro que, hoje em dia, os motivos são diferentes. Porém, a prática só aumentou.

Veja também: Tatuagem old school: origem, desenhos e significados para se inspirar

Como a tatuagem de âncora está ligada à religião?

Dentro do contexto religioso, nós podemos ver que a âncora tem um significado muito especial. Para os cristãos, a Bíblia possui uma passagem bastante conhecida, que está no livro de Hebreus, capítulo 6, versículo 19: “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura…”.

Este versículo é muito importante, pois ele associa a esperança em Cristo como uma âncora que nos mantém seguros! Este é, sem dúvida nenhuma, uma das maiores verdades. Tanto que, muitas pessoas — especialmente mulheres — desejam tatuar este desenho como um símbolo de sua fé inabalável.

Outro motivo muito interessante é que muitos associam os formatos da cruz e da âncora como iguais. Assim, é como se, ao mesmo tempo, elas estivessem estampando o sacrifício de Jesus na cruz e firmando sua aliança firmemente naquilo que acreditam.

E, por último, mas não menos importante, é que as tatuagens de âncoras possuem um significado muito antigo: Virtude. As pessoas associam que, como as âncoras dão estabilidade ao barco, elas também podem dar suporte ao caráter da pessoa, fazendo com que ele seja constante.

Veja também: Tatuagem de cruz: qual é o significado e que estilo escolher

A história do homem funde-se com a âncora

Além do Cristianismo, diversas culturas já utilizam esse símbolo. Porque, como já foi dito no parágrafo anterior, a âncora é um dos símbolos que passam estabilidade e confiança.

Em Roma, nós podemos ver que este objeto possuía uma grande influência: simbolizava Netuno, o deus dos mares.

E, se pesquisarmos mais profundamente, descobrimos que outros deuses também eram associados ao mar e que seus símbolos eram justamente o mesmo. No caso, Poseidon e Amphirite — o deus e a deusa dos mares, na mitologia grega — eram os responsáveis por ostentar este símbolo como um brasão.

E, na Grécia Antiga, ainda temos o famoso Tritão: metade peixe, metade homem. Símbolo de grande força, ousadia, segurança e proteção. Ele era considerado um dos mais fortes deuses e também o mais influente. O seu símbolo também era a âncora.

Significado da tatuagem de âncora

Da mesma maneira que a âncora significa estabilidade para o barco em que está, este é o significado mais comum — e que a maioria das mulheres utilizam.

Caso você esteja pensando em marcar o seu corpo com este desenho e busca um significado, os motivos apresentados durante o texto podem te auxiliar: Proteção, firmeza, segurança, e, principalmente, convicção. Ela é um símbolo de fé inabalável, de autoconfiança e determinação.

Se você busca autoconhecimento, se está à procura de algo que te dê mais sentido ou se você está trabalhando a sua autoimagem, o desenho da âncora é algo que pode ser estampado em sua pele. Deste modo, você sempre se lembrará de tudo aquilo que você correu atrás e de tudo que foi difícil, porém, conquistado.

Uma característica muito peculiar das âncoras é que o seu peso também pode simbolizar atraso. Afinal, não é um homem que pode carregá-la sozinho, não é?

Quando esta tatuagem de âncora é realizada, também pode demonstrar que um grande peso foi retirado. O fardo, que antes estava em suas costas, agora foi removido. E não tem chances de voltar!

Por este motivo, as tattoos de âncoras remetem ao apoio dos familiares e amigos, a proteção de um amor em um relacionamento, e, finalmente, o equilíbrio do lar.

Esta tatuagem é tão popular exatamente pelo momento em que as mulheres estão passando no país e no mundo: estão empoderadas, donas de si mesmas, seguras quanto ao que desejam e, principalmente, sabem que estão alcançando um lugar estável, onde sempre deveriam estar.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */