Moda Tatuagens

Tatuagem de árvore: veja os significados de cada uma

As árvores têm em si grande força e significado. Seja por serem unidades quase básicas para proteger a vida ou por serem fortes estruturas que vivem por longos anos, elas carregam consigo o peso do universo para que possamos viver em um planeta habitável. Fornecem sombra, realizam processos bioquímicos que sintetizam oxigênio e, ainda, absorvem parte da poluição que a humanidade produz. Dessa forma, fica claro que em muito devemos apreciar e respeitar a natureza e a vida, certo? Então, porque não, ao fazer uma tatuagem, estampar árvores ao corpo?

Significado da tatuagem de árvore

A natureza em suas diversas representações de força, vê nas árvores uma forma de proteção, que intriga e faz refletir. Como algo tão majestoso pode se submeter a absorção de elementos, componentes e energias? De acordo com diferentes culturas há muitas explicações para tal, e grande parte delas se encontra em um ponto: a ideia de árvore da vida.

Mesmo em períodos históricos e temporais que se diferem, o conceito de árvore da vida tem muitas semelhanças. A princípio, esta dádiva da natureza representa os ciclos e as ligações. Inícios e fins, retornos, trocas. Ela representa a conexão de todas as formas de vida, como se fosse o coração da natureza, responsável por equilibrar, harmonizar e apaziguar as relações na escala natural.

 

  • Frases da árvore da vida

 

Como quaisquer elementos da natureza e da vida, esta árvore dança conforme o ciclo do universo e das quatro estações. Cada uma de suas fases tem significados diferentes e intensos, totalmente condizentes com as fases inclusive da humanidade. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.



  • Árvore em crescimento

Intimamente ligada a primavera, esta fase da árvore da vida trata da construção em princípio, após um período de reflexão invernal. Pode ser interpretada como o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões, proteção e vivências. É vista como a etapa de desenvolvimento natural, que pode ser trazida também para a esfera da vida humana. Todo processo construtivo inicia-se de baixo, pelas raízes e é preciso ter humildade para compreender isto. Ah, e não apenas aspectos de idade determinam isso. O desabrochar do broto, na primavera, quando interpretados nos aspectos pessoais, pode representar pontos como descobrimento, autoconhecimento, e liberação. Uma tatuagem da árvore da vida em crescimento muito diz sobre a personalidade de quem a desenhou no corpo.

  • Árvore robusta

Relacionada à fortificação e à saúde, a fase da árvore da vida no verão representa a forma como o amadurecimento é um aspecto importante da vida da pessoa. Tendo crescido e se desenvolvido, agora a árvore da vida amadurece, dá frutos, é mais forte e verde. É poderosa e protetora, já serve como abrigo para outros seres. Neste ângulo, em muito é possível pensar sobre a forma como mudamos nossa personalidade e amadurecemos ao ponto de nos tornarmos mais próximos de sermos referência e abrigo para as pessoas próximas. Quando atingimos o estágio robusto da árvore da vida, estamos mais preparados para enfrentar o mundo e as adversidades, pois temos força que emana de nossas próprias raízes – inclusive das familiares – para lidar de forma estável com as mais diversas situações. Tattoos deste tipo demonstram certeza e autoconfiança, estabilidade e força, compondo belos significados e visuais quando estampadas nas costas ou próximas ao peito.

  • Árvore em desconstrução

Parte das características inerentes a sabedoria estão ligadas a coragem. Coragem para questionar, para sair da zona de conforto e se preparar para o novo. É com uma lição dessas que a árvore da vida nos ensina, a cada outono, a não termos medo de nos desconstruirmos em determinadas etapas de nossas vidas para que possamos eventualmente nos abrir para novas vivências e experiências. Ela abre mão de sua robusta majestade para tirar um tempo para si, para desconstruir-se, e o faz anualmente. Com base nisso, a árvore da vida transmite mais um dos ideias dos ciclos que podemos trazer para a vida humana. Necessitamos de força para doar da mesma forma que necessitamos receber. Esse estado de maturidade intelectual nos permite valorizar todos os aspectos e situações de nossas vidas, levando todas as experiências como válidas. Assim, aqueles que buscam ou já possuem essa maturidade podem, empoderados de si, estampar seus corpos com tatuagens da árvore da vida do outono, em descontração, em áreas como pescoço, peito e punho.

  • Árvore seca

O último é um dos mais importantes estágios da árvore da vida, e nem de longe é um período ruim. Após todo o processo de desconstrução, é hora de refletir intensamente sobre todos os estágios e sobre a própria vida. Durante o inverno, a árvore não amadurece suas folhas, mas sim sua essência. É um período de preponderância e conhecimento. Trazendo para a análise humana, a fase seca da árvore da vida tem significados intimamente ligados ao ao preparo para o  renascimento. Em nossas vidas, algumas experiências exigem esta fase reflexiva, em que estamos aparentemente reclusos e pensativos, distantes. Isso porque qualquer ruptura exige processos de pensamento e readaptação. Nesta fase, devemos olhar profundamente para dentro de nós mesmos e ouvir o interior. É uma fase marcante e cuja marca na pele pode ser eternizada com uma tatuagem em tons escuros e opacos no antebraço, peito ou panturrilha

Plus: aspectos históricos e mitologia

Além de toda carga de conceitos integrados na árvore da vida, há nela também uma bagagem histórica. Os povos da Mesopotâmia – berço da civilização antiga -, por exemplo, acreditavam nos poderes curativos e na forte ligação da árvore da vida com a família e a genealogia. Em outro e totalmente diferente período histórico, o que pensavam os mesopotâmicos foi pensado e interligado pelos integrantes do Império Celta. Proteção, família, passado, presente e futuro são os significados assimilados ao tratarmos da árvore celta, representando de forma muito fiel e resumida os múltiplos significados deste conceito tão importante. Para uma tatuagem que represente esta árvore, nenhum espaço mais condizente que o dorso para ser estampado em pigmentos.

.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */