Moda Tatuagens

Tatuagem de borboleta: significados e dicas de estilos para tatuar!

Um acarinhado e belo símbolo da cultura Ocidental e Oriental, a borboleta atravessa os céus com suas asas coloridas e nos traz uma mensagem de liberdade, graciosidade e beleza. A tatuagem de borboleta é uma das escolhas mais populares entre os amantes da arte na pele e a representação desse animal tão colorido e belo possui diversos e profundos significados e simbologias.

Continue com a gente no artigo de hoje e conheça mais sobre os significados da tatuagem de borboleta, além de recomendações de estilos e muitas fotos para usar como inspiração.

Qual é o significado da tatuagem de borboleta?

A tattoo de borboleta pode transmitir conceitos e mensagens diferentes, baseados em diferentes culturas e crenças. Algumas dessas simbologias são:

  • Renascimento
  • Resiliência e resistência
  • Transmutação
  • Aniquilação
  • Autoconhecimento
  • Liberdade
  • Beleza
  • Fluidez e leveza
  • Superação de obstáculos
  • Desapego ao passado

Na psicanálise

De acordo com a psicanálise, a borboleta traz um simbolismo de liberdade e transmutação para a mente humana. Com seus movimentos fluídos através do ar e com suas belas asas, esse inseto nos remete ao conceito de liberdade associado à beleza estética. Seria a arte de se transformar.

Os estágios da vida da borboleta e seus significados

Todos os estágios pelos quais ela passa – ovo, larva, casulo e o novo nascimento como borboleta – são estágios que simbolizam o processo evolutivo da alma. A crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição.

No início da vida de uma borboleta, ainda enquanto larva, ela penetra na escuridão para se transformar. Esse processo representa o autoconhecimento, quando penetramos de forma profunda em nosso ser. A partir daí, podemos perceber nossa real beleza e virtudes mesmo em meio às trevas.



A crisálida, o ovo da borboleta, contém a potencialidade desse ser – que começa em larva e se torna uma bela borboleta, consciente de seu papel na natureza e sua liberdade.

No Xamanismo

Para os xamãs indígenas, quem possui a borboleta como animal de poder traz consigo a palavra de ordem: “renascimento”. Assim como a borboleta, que passa por fases de mutação e deixa sua casca antiga mais de uma vez para trás, o significado da borboleta no Xamanismo indica desapego ao passado e evolução constante. Portanto, se este é seu animal totem, a tatuagem de borboleta pode ser uma linda representação artística!

A simbologia da borboleta em diferentes culturas e crenças

Durante a evolução da humanidade e de diferentes civilizações, a borboleta serviu de representações para diferentes virtudes. Na Grécia antiga, a alma humana tinha a imagem de uma mulher com asas de borboleta e, após a morte, a alma assumia sua forma real e saía para voar. No antigo Japão, a borboleta também se associada à representação de uma mulher gueixa.

Já para os astecas e maias, a borboleta era o símbolo de Xiutecutli, o deus do fogo, que trazia em seu peito as palavras: “Borboleta Obsidiana”. Para esses antigos povos, no momento da morte, o sopro da vida (alma) saía pela boca em forma de uma borboleta.

Em quais estilos apostar?

A tatuagem de borboleta azul: transmutação e liberdade

A borboleta azul contém em si a simbologia da liberdade e renascimento e, também, da paz e harmonia, devido à sua cor que remete ao céu. As espécies de borboletas de coloração azul possuem tons metalizados em suas asas e reluzem sob a luz do sol e da lua.

A tatuagem de borboleta azul fica perfeita quando representada através da técnica realista e em 3D e é ótima para ser feita em tamanho médio e grande e em locais mais visíveis do copo, como braços, antebraços, ombros e costas.

Veja também: 

Tatuagem de borboleta aquarela

Outro estilo que favorece a tatuagem de borboleta azul é a técnica de tattoo aquarela. Os tons de azul do desenho podem atribuir ao desenho mais fluidez e nuances de cores na mesma tatuagem.

A tatuagem aquarela é uma técnica um tanto quanto difícil de ser executada e exige que se busque por um tatuador (a) especializado nesse estilo de tattoo.

A tatuagem de borboleta monarca realista

A borboleta monarca é um inseto de cores forte e vibrantes e pode ser representado muito bem em tatuagens coloridas, principalmente em estilo tradicional e realista. Ótima opção para quem gosta de cores mais quentes, como o rosa e o laranja. A borboleta monarca exige muita graciosidade e beleza.

Tatuagem de borboleta Old School

A tattoo old school nunca sai de moda e, ainda, sustenta os estilos mais vintage e retrôs. As tatuagens de borboleta old school são ótimas opções tanto para homens quanto para mulheres. Marcadas por traçado forte em tinta preta e com preenchimento em cores vibrantes, como o vermelho e o amarelo, esse estilo de tattoo é incrível para representar esse anima cheio de simbologias e detalhes, que é a borboleta.

Tatuagem de borboleta tribal

O estilo de tatuagem tribal também pode ser uma escolha para quem deseja uma tattoo de borboleta! Inclusive, esse estilo mais marcado e rústico pode combinar muito bem com quem deseja carregar a representação do animal na pele devido a seu significado da borboleta no Xamanismo indígena.

Veja também: Tatuagem maori: veja origem, significados e fotos

Tatuagem de borboleta minimalista

Se você é do tipo que não consegue desapegar da sutileza e estilo das tatuagens minimalistas, saiba que a tatuagem de borboleta minimalista é possível. O mais importante é encontrar um tatuador (a )especializado (a) na técnica. T

anto para quem curte um traçado mais simples e preto como simplesmente o contorno da silhueta da borboleta, ou para quem quer uma tattoo minimalista cheia de detalhes, a tatuagem pequena de borboleta é sim uma ótima opção.

Seja para simbolizar um momento de grandes mudanças internas ou externas em sua vida, para representar virtudes, como a leveza e o autoconhecimento, ou para representar um animal de poder, a tatuagem de borboleta é bela e cheia de profundos simbolismos.

Escolha um bom profissional para gravar esse lindo animal em sua pele e siga as recomendações de cuidados durante a cicatrização da sua tattoo.

Veja também: Como cuidar bem da sua tatuagem com essas 36 dicas preciosas

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */