Tatuagens

Tatuagem de caveira mexicana: fotos e ideias

Você já notou alguém usando uma tatuagem de caveira mexicana? Certamente você pode ter encontrado algumas pessoas que tem uma em seu braço ou perna e perguntou do que se tratava.

Essas caveiras, também conhecidas como “catrinas”, estão em alta, não apenas na forma de tatuagem de caveira mexicana, mas, até mesmo, em várias decorações de interiores. De fato, se visitar o México, irá se surpreender com a quantidade de peças artesanais, em feiras ao ar livre, inspiradas apenas nesse motivo.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, algumas informações relevantes sobre a tatuagem de caveira mexicana, bem como suas origens, significados, a relação que elas têm com o misticismo e o ocultismo, além de outros detalhes interessantes sobre o assunto. Boa leitura!

Origem e história das caveiras mexicanas

Para entender um pouco mais sobre essa figura que inspira a tatuagem de caveira mexicana, devemos adentrar na história de um povo que se encontrava em franca transição em meados do século XIX – período em que o México foi liderado por Benito Juarez e, posteriormente, por Sebastián L. de Tejada e Porfirio Díaz.

Essa época foi marcada por uma profunda divisão social, não apenas em termos econômicos e sociais (pois havia, efetivamente, uma acentuada diferença entre as condições de vida em cada classe social), mas devido às ações de um grupo conhecido como “garbanceros”.

Camponeses de origem indígena, os garbanceros abandonaram a venda de milho – sua principal atividade econômica até então – para se dedicarem ao comércio de grão de bico, enquanto exibiam ou pretendiam simular a aparência e os costumes europeus.

Muitos mexicanos consideravam que abandonar suas origens e passar a aceitar uma cultura estrangeira de forma tão aberta era uma franca traição, pois significava renegar seu próprio sangue e cultura.

A partir desse ponto, começou a surgir nos meios de comunicação da época, charges e ilustrações com a caveira “garbancera” ao lado textos criticando duramente esse grupo e a situação do país. O artista José Guadalupe Posada tornou-se conhecido por ter sido o primeiro a fazer essas representações nos jornais locais.

View this post on Instagram

🐉THECAGETATTOO🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉 ALÉM DA TATUAGEM Trabalho realizado pelo artista @studiow77 Muito obrigado pela oportunidade e confiança fabio _________________________________ WHATS 994860098 _________________________________ The Cage tattoo Rua Azem Abdala Azem, 626 Jardim Bonfiglioli – São Paulo FONE 11 3586 3770 _________________________________ #tattoos#tattooartist#tattooed #tatuagem #drawings #drawing #caveiramexicanatattoo #f4f #sdv #desenhoo #desenhotattoo #thecagetattoo tattoo #art #arts #instagramhub #butanta #ink #inktattoo #zonaoeste #tattoo2me #followme #bonfa #desenhoo#desenhotattoo #desenhotatuagem#art#arts#a#instagramhub #tatuagemcolorida #pb #a# #drawings #drawing#tatuagemcaveiramexicana #tattoocaveoramexicana #caveira #caveiramexicana

A post shared by THE CAGE TATTOO (@thecagetattoo) on

Atualidade das caveiras mexicanas

A situação do país foi mudando com o passar do tempo, porém, as catrinas se tornaram parte integrante do folclore mexicano, sendo fortemente associada às caveiras características do “día de los muertos”, uma festividade famosa em todos os cantos do mundo.

Essas caveiras manifestam a intenção de aproximar a humanidade da compreensão de um dos mistérios mais profundos: o que há após essa vida?

É dessa forma que os mexicanos tentam assimilar algo tão natural e, ao mesmo tempo, tão incompreendido, como é a morte: eles a tatuam, incorporam-na em suas decorações e integram-na em seus costumes, como uma constante lembrança de que ninguém escapa dela.

No México, a partir do dia 31 de outubro, começam as celebrações dos mortos, nas quais as pessoas acorrem aos cemitérios para limpar os túmulos e jazigos familiares, além de render homenagens aos entes queridos que faleceram recentemente e aos ancestrais que, há tempos, habitam um “outro mundo”.

O próprio governo costuma programar diversas atividades para essas datas, motivo pelo qual as celebrações vêm se consolidando como atração turística muito importante, sobretudo, para as pessoas das mais variadas partes do mundo que desejam conhecer de perto a rica cultura mexicana.

Um fato curioso é que, embora seja a mesma festa, cada estado do país aporta seus próprios detalhes às celebrações, sempre incluindo, é claro, a famosa caveira mexicana.

Em Aguascalientes (capital de um estado que leva o mesmo nome), por exemplo, onde o “Festival de las Calaveras” é realizado, os habitantes locais passam 10 dias seguintes, com roupas e maquiagens tradicionais, inteiramente caracterizados como caveiras.

Os significados da tatuagem de caveira mexicana

As tatuagens, de modo geral, e os designs de cada uma, em particular, têm um grande significado para a pessoa que a porta em seu corpo. A tatuagem de um crânio pode significar que a pessoa pertence a um determinado grupo social, a uma religião específica ou que adota um certo estilo de vida.

Sem embargo, nem todos os desenhos carregam altas cargas de significância. De qualquer forma, se você deseja carregar em seu corpo a imagem de um crânio, a tatuagem de caveira mexicana é uma das melhores opções.

Diferentemente de um desenho clássico de caveira, as catrinas permitem combinações de cores mais agradáveis, tanto para denotar algum grau de delicadeza quanto para obter um tom divertido.

A tatuagem de caveira mexicana representa, de certa forma, que a pessoa encara a morte como algo que não a assusta e, tampouco, a impede de viver com alegria e liberdade.

A mensagem a ser transmitida pode ser a de que, assim como os mexicanos – seus principais difusores – você acredita que a morte é apenas a passagem para uma nova vida, uma forma de transcender rumo a um novo mundo no qual a dor e a sofrimento não existe.

Tatuagem de caveira mexicana para mulheres

Para as mulheres que desejam uma linda tatuagem de caveira mexicana em alguma parte do corpo, é altamente recomendável lançar mão de um jogo de cores capaz de destacar algum aspecto do rosto.

Por exemplo, se você fizer a tatuagem de caveira mexicana no peito e tiver olhos verdes, pode pedir ao tatuador que utilize as tonalidades dessa paleta de cores em seu desenho.

Com efeito, entre os projetos que você pode selecionar, é indicado, também, incluir alguns pontos adicionais, como flores, adornos como marcas d’água etc.

Há, também, quem opta pela tatuagem de caveira mexicana para lembrar de algum ente falecido, incorporando a data de nascimento da pessoa ou, até mesmo, da morte, a fim de estabelecer um novo estágio na vida de ambos.

Muitas garotas decidem fazer tatuagem de caveira mexicana na parte superior das costas, no pescoço, nos braços e até nas pernas. Algumas optam por usar uma tatuagem de caveira mexicana de cor diferente em cada braço.

Em suma, existem infindáveis alternativas, de modo que certamente você encontrará uma tatuagem de caveira mexicana para acomodar ao seu gosto ou marcar aquilo que você deseja representar ou celebrar.

Galeria de fotos

 

/* ]]> */