Moda Tatuagens

Tatuagem de cobra e seu significado em diferentes culturas

A tatuagem de cobra pode ser um tanto enigmática e provocar muita curiosidade. Conheça mais sobre a simbologia da serpente e o significados da tatuagem de cobra em diferentes culturas ao redor do mundo.

É comum atribuir um significado misterioso e oculto a algo que consideramos perigoso ou letal. Um bom exemplo disso é a simbologia da cobra, que representa diversos conceitos e significados em culturas e religiões do mundo todo.

A tatuagem de cobra no braço, nas costas ou em qualquer outra região do corpo pode representar mil e uma coisas diferentes e, não necessariamente, um conceito ligado ao perigo e ao mal.

A cobra como símbolo do maligno no cristianismo

Nossa inclinação a relacionar o significado da cobra a um animal traiçoeiro e perigoso vem de nossos conceitos judaico-cristãos do Ocidente, onde a serpente sempre foi o animal atribuído ao maligno. No Antigo Testamento, vemos a cobra representada como o ser que adentrou ao paraíso e fez com que o homem se corrompesse.

Em diversos outros textos bíblicos, a serpente é mencionada sendo atribuída ao próprio conceito de diabo e mal entre os homens. Entretanto, em algumas crenças orientais, as serpentes são relacionadas à sabedoria e ao renascimento. Por conta de sua pele que sempre se renova e se reconstitui, a cobra representa o renascimento em vida.

O significado da cobra na psicanálise

Já na psicanálise, a cobra é um animal considerado como uma representação do oculto no inconsciente humano, também relacionado com o erotismo. Isso explicaria o porquê um único símbolo, a cobra, provocaria significados tão diferentes e até mesmo opostos, como: morte e vida, bem e mal, sabedoria e perigo.



Este animal cheio de mistérios pode ser representado de diversas formas em uma tatuagem de cobra, que pode vir acompanhada entre flores e folhagens ou em técnicas como aquarela, que podem lhe atribuir mais criatividade e leveza.

O que recomendamos é não se apegar a todos os significados da tatuagem de cobra, mas sim, levar em conta a simbologia relacionada a este animal que mais se identifique com você!

A cobra como símbolo do conhecimento para os indígenas

A mitologia indígena norte-americana é riquíssima nas representações de animais como forças de vida e morte. Um bom exemplo disto é a história dos índios Digueno da Califórnia, Estados Unidos, que acreditavam que a humanidade descobriu diversos segredos ao entrar em contato com uma civilização dominada por uma serpente que vivia nos grandes mares e foi evocada durante uma cerimônia, que a chamou até a superfície da terra, onde as pessoas construíram uma cerca para que o animal vivesse.

Ao se sentir presa em uma cela muito pequena para o seu tamanho, a serpente teria se debatido dentro de seu confinamento, quando as pessoas atearam fogo em seu corpo, a fim de tentar matá-la. A serpente explodiu regando o nosso mundo com segredos, conhecimentos músicas e tesouros culturais que o animal continha dentro dele.

O bem e o mal em um mesmo símbolo: a serpente

Na mitologia hindu, a cobra é representada como algo mal e bom em diversos contos diferentes. Em um deles, como um rei serpente que tinha cinco cabeças e envenenou os mares e a terra até que Krishna o derrotou em uma batalha. Já em outro conto, como uma deusa-serpente mãe que deu à luz a mil filhos! Os quais, segundo a lenda, ainda vivem como serpentes dentro de corpos humanos…

Nas tradições greco-romanas, o basilisco era descrito como uma serpente de até trinta metros que poderia matar, cuspir fogo e possuía veneno letal. Ainda na mitologia grega, quem não conhece Medusa, o monstro do sexo feminino, que foi decapitado por Perseu e que matava os homens petrificados simplesmente com o olhar?

Na Antiguidade Clássica, a imagem da cabeça de Medusa é tida como um objeto capaz de afugentar o mal. Portanto, como um escudo de proteção.

Veja também: Sonhar com cobra: Veja aqui como interpretar

Significado da tatuagem de Ouroboros

A tatuagem de ouroboros, a figura uma cobra engolindo o próprio rabo, representa o conceito do eterno. A representação circular de ouroboros quer significar a constante evolução e movimento do ciclo da vida: ressurreição, criação, destruição e renovação. A criação de tal símbolo estaria relacionada a alquimia, uma antiga e mística ciência que tinha por finalidade encontrar o “elixir da vida e da morte”.

Significado da tatuagem de cobra na Medicina

Para quem escolheu a área da medicina, o símbolo do bastão de Asclépio pode ser uma opção de tatuagem de cobra para ser feita na pele. Na mitologia antiga grega, o deus Asclépio é relacionado à cura e cicatrização, o qual centauro Quíron teria lhe ensinado a ciência da vida e de ressuscitar doentes. Portanto, a cobra enrolado no bastão de Asclépio foi escolhido para ser o símbolo moderno da medicina.

Significado da cobra no Xamanismo

De acordo com o xamanismo indígena, a cobra é um animal de poder considerado um símbolo de transmutação. Isto por conta do curioso efeito do veneno do animal, que pode tanto curar como matar o mesmo ser, ou seja, a este animal está atribuído o significado de Morte e Vida, energias opostas atuando em harmonia. Bem interessante, não?

Diferentes estilos de tatuagem de cobra

O estilo de tatuagem de cobra a ser escolhido depende muito da personalidade da pessoa que irá escolher o desenho. Existem os mais corajosos que podem optar por uma grande tatuagem feita nas costas ou na lateral do corpo, contornando as curvas. Esse estilo de tatuagem de cobra confere mais sensualidade e mistério.

Alguns podem se decidir por fazer a tatuagem de cobra com flores para tornar o desenho um pouco mais feminino e delicado. Há quem busque o estilo mais minimalista e somente em tinta preta, feita no pulso ou no braço. E para quem gosta de estilos diferentes, temos a tatuagem de cobra em tinta branca, um pouco mais rara de ser encontrada na pele e que confere o efeito muito interessante.

As tatuagens de cobra podem ser atribuídas a diversos conceitos e significados que lhe foram atribuídos durante a história da humanidade, desde representações do mal e do proibido até conceito de ressurreição, vida, proteção e renovação.

O melhor conselho é ressignificar para si mesma o símbolo da serpente e adotar o significado que ele faz mais sentido na sua tatuagem de cobra.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */