Uma das mais famosas tatuagens religiosas é a tatuagem de cruz. Muito popular principalmente entre crenças do cristianismo e suas vertentes, a tatuagem de cruz representa o sacrifício de Jesus Cristo e é um símbolo utilizado há milhares de anos para representar a vida e ressurreição do messias cristão.
Entretanto, há diversos tipos de cruzes. A seguir, listamos algumas das principais:
- Celta;
- Irlandesa;
- Cruz de Malta;
- Cruz nórdica;
- Cruz coroada;
- Cruz de São Jorge;
- Cruz de São Pedro;
- Sinal da cruz;
- Cruz Gemada;
- Cruz Patriarcal;
- Cruz de Jerusalém;
- Cruz de Tau;
- Cruz de Páscoa;
- Cruz Ansata.
A simbologia da cruz
O símbolo da cruz é um dos mais influentes na religião católica, mas se originou nas antigas religiões pagãs. Existem cruzes para todas as crenças e culturas. A seguir, falaremos sobre as principais e qual o significados das tatuagens de cruz.
Continue com a gente no artigo de hoje e escolha o significado que mais se identifica com você. A seguir, alguns dos principais conceitos atribuídos aos significados das tatuagens de cruz:
- Proteção espiritual;
- Homenagem a Cristo;
- Corpo e espírito;
- Morte e vida;
- Ressurreição de Cristo;
- Símbolo fálico;
- Feminino e masculino.
Tatuagem de Cruz Ansata ou Cruz Ankh
No antigo Egito, a cruz era utilizada para simbolizar a união entre Ísis e Osíris e era nomeada como o símbolo Ankh. A tatuagem de cruz ou cruz ansata é encontrada em muitos desenhos hieróglifos egípcios, a partir da quinta dinastia.
O seu significado é atribuído ao símbolo da eternidade e prosperidade, conhecida como chave da vida. Outra possível interpretação é a representação visual do sistema reprodutivo feminino e masculino combinados, conceito que também remete à união de forças opostas que resultam na vida.
Tatuagem de Cruz Celta
A tatuagem de cruz celta é também um desenho muito comum e preferencialmente feito por homens em traço de tatuagem tribal. O significado da cruz celta é associado ao símbolo solar e das forças de prosperidade e energia.
Muito utilizada para representar conceitos divinos e de proteção na era medieval, a cruz celta é um símbolo pagão que, durante muitos anos, foi atribuído à Igreja Católica. As tatuagens de cruz celta costumam ser cheias de adornos e com contornos e cores mais marcantes.
Veja também: Tatuagem maori: veja origem, significados e fotos
Tatuagem de Cruz de Tau
Tatuagem de cruz tau tem um significado bem interessante. Por sua aparência parecida com a letra T, ela foi utilizada pelos israelitas sobre as portas das casas na noite de Páscoa, antes da saída dos hebreus do Egito.
Esse símbolo também representa o bastão que Moisés utilizou e converteu em serpente no deserto, de acordo com o Antigo Testamento. Desta forma, o cruz tau simboliza a profecia e também está relacionada à cruz ansata do Egito, podendo ser, inclusive, uma imitação do antigo símbolo.
Tatuagem de Cruz Malta
A cruz de malta, também conhecida como a cruz das bem-aventuranças, é formada por quatro pontos que apontam para o centro e oito externos que simbolizam a regeneração. Essa cruz foi utilizada na Ilha de Malta, quando o apóstolo Paulo naufragou.
A cruz de malta também é muito parecida e pode até ser confundida com a cruz de malta. Ela foi utilizada pelos templários como símbolo de distinção. Encontrar alguém com uma tatuagem de cruz de malta é raro e costuma ser uma escolha de amantes da história. Esse desenho é representado de forma mais adornada e com cores fortes, como o vermelho e o preto.
A tatuagem de cruz em diferentes culturas e crenças
Existem centenas de símbolos da cruz diferentes e que foram utilizados para muitos fins, tanto religiosos e militares quanto sociais na história da humanidade. Na nossa sociedade atual, tatuagem de cruz cristã é mais comum e pode ser desenhada na pele em diferentes estilos, tanto com traços finos ou acompanhada de flores ou mãos juntas fazendo menção a uma oração, junto a um terço ou uma pomba branca.
Tatuagem de cruz bem popular nos dias de hoje também é a cruz ansata, utilizada como desenho na pele por pessoas que seguem religiões pagãs mais modernas, como a Wicca, ou simplesmente para simpatizantes do ocultismo. A figura da cruz pode ser negativamente interpretada quando vista fora dos contextos cristãos mais comuns.
Trata-se de uma forma muito generalizada de interpretar este rico símbolo, que possui profundos significados para diferentes crenças e culturas.
Estilos de tatuagem de cruz: do minimalista ao colorido
Uma forma bem diferente e criativa de fazer a sua tatuagem de cruz é o desenho de palavras no formato de duas linhas que desenha uma cruz. É comum que se utilize frases de salmos e versículos bíblicos para compor o formato da cruz da tatuagem.
Seja como uma forma de simbolizar a fé, uma homenagem a Jesus Cristo ou como símbolo de proteção e com significados mais ocultos e misteriosos, a tatuagem de cruz pode ser minimalista, delicada, floral ou mais ornamentada, como no caso das cruzes celtas e góticas.
Existem diversas formas de estilo para tatuagens de cruz, para diferentes personalidades e gostos, tais como:
- Tatuagem de cruz com pássaros
- Tatuagem de cruz em aquarela
- Tatuagem de cruz escrita
- Tatuagem de cruz com terço
- Tatuagem de cruz com flores
- Tatuagem de cruz com asas
- Tatuagem de cruz com coração
A tatuagem de cruz é muito recorrente e popular, tanto entre os religiosos quanto por pessoas que gostam desse tipo de arte, já que o símbolo possui diversos tipos de significados.
Nos estilos mais pequenos e delicados, como as tatuagens minimalistas feitas no ombro, no pulso e nos dedos, até os mais ornamentados e marcantes, como grandes tatuagens de cruz feitas no antebraço ou nas costas, esse tipo de arte pode representar bem as a fé e personalidade de cada um de acordo com o estilo de cruz escolhida.