Moda Tatuagens

Tatuagem de gueixa: entenda o significado do símbolo oriental

O mundo das tatuagens possui cada vez mais adeptos, já que o preconceito com as pessoas tatuadas está bem menor do que no passado e cada vez mais novos estilos de tatuagens e segmentos aparecem para conquistar um público ainda maior.

Por conta disso, diversas tatuagens acabam caindo no gosto popular e se tornam comuns, como é o caso da tatuagem de gueixa, que é um reflexo da cultura oriental na cultura ocidental.

Portanto, neste artigo, nós iremos falar um pouco mais sobre o que é uma gueixa, qual o seu significado quando representada em tatuagens e muito mais! Continue lendo para ter uma nova ideia de tatuagem.

O que é uma gueixa?

A cultura milenar japonesa vem sendo perdida com o passar do tempo, por conta de fatores como a globalização, a industrialização e muitos outros aspectos que representam a ênfase no mundo moderno e a banalização da cultura original.

Para manter essa cultura viva, alguns artifícios são utilizados, e um grande exemplo desses artifícios são as gueixas, que surgiram no final do século XVII e até hoje possuem um papel muito importante (e, ao mesmo tempo, discriminado) na sociedade japonesa.

As gueixas são mulheres que sabem cantar, dançar e recitar poesias de acordo com a cultura tradicional do Japão, como uma forma de mantê-la viva e em evidência. Muitas vezes, gueixas são confundidas com prostitutas, mas essa assimilação é errônea e funciona como uma forma de preconceito.



Essa confusão acontece porque gueixas possuem um estilo de vida caro, feito para patrocinar todas as aulas e o acesso à cultura milenar. Por isso, elas necessitam de patrocinadores que, muitas vezes, são confundidos com clientes.

Portanto, ao mesmo tempo em que as gueixas são extremamente importantes para manter a cultura japonesa viva, elas muitas vezes são vistas com maus olhos e com muito preconceito por outros integrantes da sociedade.

Significado da tatuagem de gueixa

As tatuagens de gueixa possuem diversos significados, que podem atrair diferentes tipos de pessoas. Por isso, é tão importante entender bem esses significados e escolher o que mais te representa.

Obs: Também é importante lembrarmos que, muitas vezes, as pessoas podem fazer tatuagens apenas pela estética, e não há nenhum problema nisso. Não é obrigatório que as tatuagens tenham um significado. Esse é apenas um complemento.

Feminilidade

A tatuagem de gueixa pode remeter à feminilidade presente na gueixa, quando ela é representada de corpo inteiro no desenho. Isso porque seu cabelo, suas vestimentas e sua maquiagem devem sempre estar impecáveis, exalando beleza e muita feminilidade.

É também por isso que as gueixas acabam sendo objetificadas, já que a sociedade japonesa ainda é muito machista e relaciona muito a aparência com o caráter. Logo, a aparência delas é muito utilizada como uma forma de julgamento e as gueixas tendem a lutar contra esses estereótipos.

Portanto, se você quer uma tatuagem de gueixa que representa a feminilidade e, ao mesmo tempo, questiona os padrões sexistas da sociedade, com certeza fazê-la de corpo inteiro é a melhor opção.

Mistério

Na maior parte das vezes, as gueixas tendem a usar leques que cobram parte da face, utilizando-os também como um instrumento durante as apresentações de dança e canto, que são recorrentes.

O leque dá um ar de mistério para a mulher e, ao mesmo tempo, de nobreza, já que ele é um instrumento utilizado pela alta sociedade em várias ocasiões nobres diferentes.

Portanto, a tatuagem de gueixa assume um aspecto nobre e misterioso quando o desenho da mesma é feito com um leque, representando também a tradição da cultura japonesa, que é milenar e possui características bem específicas.

Fertilidade

A cor vermelha é sempre muito associada ao universo feminino e à fertilidade. Por isso, ela é a cor principal das vestimentas de gueixas e, também, de seus batons, parte muito importante da composição visual.

Além da cor vermelha, a flor de cerejeira é uma planta típica do Japão e também representa a fertilidade, já que ela floresce. Logo, a tatuagem de gueixa que também possui uma flor de cerejeira em sua composição é excelente para representar a fertilidade feminina.

Portanto, sempre pense em uma composição harmônica entre a imagem da gueixa e a flor de cerejeira para representar o universo fértil e as flores e frutos dele. Também é possível combinar cores e deixar a composição ainda mais bonita.

Sonhos

Como já sabemos, as vestimentas das gueixas possuem grande influência no significado de seu trabalho e, por isso, há uma diferenciação entre as gueixas mais novas e as mais idosas. Isso porque enquanto as gueixas mais novas vestem quimonos mais coloridos, as gueixas mais velhas tendem a vestir quimonos com cores mais apagadas.

Por isso, é comum associar a cor viva das vestimentas de gueixas mais novas com os sonhos que temos e a esperança de alcançá-los. Logo, tatuar gueixas com vestimentas de cor viva, com certeza, é uma forma de representar nossos sonhos.

Portanto, invista no estilo new school, se você quiser tatuar uma gueixa com o propósito de relembrar sonhos, já que o estilo new school é conhecido por ser bem colorido.

Hospitalidade e cultura

Por fim, uma simples tatuagem de gueixa (sem elementos adicionais) já possui o significado que a própria gueixa possui na cultura japonesa: o de uma figura que passa hospitalidade e cultura para outras pessoas.

Logo, uma tatuagem de gueixa dá a ideia de preservação da cultura e valorização da arte (seja esta a dança, escrita ou música), além de representar a hospitalidade típica da cultura japonesa.

Portanto, se você quer utilizar o significado original da gueixa para sua tatuagem, com certeza, a imagem da mesma já passa uma mensagem profunda e muito interessante.

Veja também: Tattoo oriental feminina: origens, significados e fotos

Você sabia tudo isso sobre as gueixas? Sabia qual é o significado da tatuagem de gueixa? Se sabia, agora está ainda mais informada. Se não sabia, com certeza, já está pensando em quando marcará a próxima sessão com o tatuador!

Obs: Ao mesmo tempo, não se sinta na obrigação de ter uma tatuagem significativa! Apenas um desenho já possui muito significado estético.

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */