Moda Tatuagens

Tatuagem de mandala: confira o significado e como apostar no estilo!

O ato de marcar frases e símbolos na pele está se tornando cada vez mais comum e as pessoas têm uma tendência muito forte de se tatuar assim que chegam à idade adulta.

Por conta disso, diversos desenhos e estilos de tatuagens acabam se tornando mais famosos que outros, o que cria muitas tendências onde todo mundo possui o mesmo estilo de tatuagem e ela deixa de ser algo único.

A tatuagem de mandala é o exemplo perfeito para esse cenário. Ao mesmo tempo em que ela é muito original, muitas pessoas acabam tatuando modelos parecidos e ela vai perdendo o seu significado ao se tornar apenas algo estético.

Por conta disso, nesse artigo, falaremos mais sobre a tatuagem de mandala: como ela surgiu, qual seu significado e tudo o que você precisa saber para fazer a sua próxima tatuagem nesse estilo!

Como a tatuagem de mandala surgiu?

Os modelos de tatuagem sempre surgem quando o ser humano possui uma necessidade muito específica de demonstrar certos princípios através dos desenhos, assim como ocorreu com a tatuagem de mandala.



Cheia de simbolismos, ela surgiu na parte oriental do mundo e, hoje em dia, pode ser encontrada até mesmo em locais de cultos religiosos, como é o caso do templo Borobudur, na Indonésia, mais especificamente na ilha de Java.

Por isso, a mandala é vista como um forte elemento de proteção e não apenas no budismo, o que fez com que a tatuagem de mandala se tornasse muito comum no mundo antes mesmo que o ser humano pudesse se dar conta.

Portanto, a tatuagem de mandala surgiu com a necessidade de uma proteção constante e, também com a ascensão de religiões orientais que tinham a mandala como um símbolo importante por conta de seu significado.

Veja também: Mehndi: conheça a origem e o significado da henna indiana tradicional

Significado da tatuagem de mandala

Como já dissemos anteriormente, uma das razões do sucesso da tatuagem de mandala ser tão grande, com certeza, é o seu simbolismo extremamente forte, que agrada à muitas pessoas e deixam todos reflexivos.

Antes de mais nada, é importante sabermos que o termo “mandala” surgiu na Índia e significa literalmente “círculos” em vários idiomas orientais, sendo que os círculos são uma parte essencial dos desenhos de mandala, independente da mensagem que você queira passar para o mundo.

Para algumas pessoas, as mandalas possuem um significado muito forte: podem representar a nossa ligação com o cosmos e a infinitude da alma humana, tudo isso por meio das formas geométricas que se ligam e formam círculos sem fim (como é o caso dos desenhos ovais).

Além de tudo isso, para muitas pessoas que seguem as religiões orientais, a mandala é considerada um elemento de proteção que, ao estar marcado no corpo, aumenta ainda mais a proteção e intuição do indivíduo.

Por falar sobre a ligação que nós temos com o universo, a tatuagem de mandala deveria ser única para cada pessoa e muito pensada antes de ir para a pele. Para quem acredita, isso ajudaria a equilibrar as energias e proteger ainda mais nosso corpo.

Obs: Apesar de toda a simbologia com embasamento budista que paira sobre a tatuagem de mandala, também é comum (principalmente no Brasil) que a mandala seja feita apenas por uma questão estética. E aí ela acaba perdendo os significados que citamos anteriormente.

Os símbolos da tatuagem de mandala

A tatuagem de mandala não é de forma alguma um único elemento, mas sim diversos desenhos que se encontram criando um conjunto de significados simbólicos e muito representativos, que aumentam ainda mais a força desse desenho.

Por isso, alguns símbolos já são considerados bem comuns nas tatuagens de mandala. Logo, iremos te mostrar o significado de cada um para que você saiba exatamente o que quer na hora que for compor sua mandala para a próxima tatuagem!

Círculo

Como já dissemos, o termo “mandala” pode significar “círculo” nas culturas orientais. Ao utilizarmos o círculo em uma tatuagem de mandala, estamos assumindo que o universo é infinito e nós vivemos em harmonia com ele.

Ou seja, o círculo na tatuagem de mandala representa a eternidade, que não pode nunca ser representada pelo tempo cronológico, mas sim vivida por meio de nossas almas ao longo do tempo universal.

Cruz

A cruz na tatuagem de mandala não possui o significado literal com o qual estamos acostumados, o que faz com que ela seja ainda mais significativa do que o esperado. Representando os extremos (geralmente, masculino e feminino), a cruz vem para ressignificar um símbolo católico.

Esse símbolo, muitas vezes, pode ser utilizado para representar o nosso caminho até a espiritualidade, como que uma “escada” para nossas almas e para o encontro divino com o cosmos. Logo, o significado é totalmente diferente de uma tatuagem de cruz com crenças católicas.

Espiral

As espirais podem ser consideradas infinitas e, por isso, a espiral, quando presente na composição da tatuagem de mandala, representa a infinidade da alma humana e o seu desenvolvimento na Terra, que não é linear, mas sempre muito constante e preciso.

Por isso, a espiral é perfeita para aquelas pessoas que acreditam que estamos caminhando para algo a mais no mundo, e não apenas vivendo sem um objetivo maior para a alma.

Labirinto

Por fim, o labirinto presente na composição da tatuagem de mandala representa a superação e a perseverança presentes no ser humano. A vida é o labirinto e, ao longo dela, precisamos pular vários obstáculos e superar problemas que tentam nos impedir de chegar aos nossos objetivos.

Portanto, assim como a espiral, o símbolo do labirinto mostra que a vida não é algo linear e os obstáculos existem para serem superados ao longo do tempo em que vivemos, sempre em busca de um objetivo maior.

Quem diria que uma tatuagem que se tornou tão famosa teria significados tão profundos e uma origem tão milenar e clássica? Isso mostra que é muito importante estudarmos uma tatuagem antes de fazê-la, para que saibamos bem seu significado e simbolismos!

Falando nisso, já decidiu quais símbolos estarão na composição de sua tatuagem de mandala? Compartilhe esse post com as suas amigas!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */