Moda Tatuagens

Tatuagem de pássaros: confira algumas dicas e seus significados

Uma tatuagem carrega em si mais do que simples tinta e pigmentos acoplados. Ela representa ideias, posicionamentos, características e gostos de quem a possui. Por ter tanto significado e por qualificar de fato uma marca, tatuagem é uma coisa séria e que deve ser bem planejada para obter o resultado esperado.

Uma pessoa que pretende marcar seu corpo com uma tatuagem, independentemente de já possuir outra(s) em seu corpo, deve estar muito atenta ao que deseja registrar com tinta e agulha para sempre – pelo menos a princípio.

Dentre as ilustrações e outras formas artísticas mais almejadas, estão as figuras de pássaros, carregadas de significados múltiplos e que podem representar diferentes aspectos de diferentes personalidades de acordo com a interpretação de cada pessoa.

 

Os diferentes significados da tatuagem de pássaros:

Aves em geral são animais cujas características foram adquiridas em fortes processos evolutivos que perduraram por milhares de anos e que lhes possibilitaram voar além de lhes conceder outras dádivas. Neste sentido, os pássaros têm sido muito presentes na história da humanidade, acompanhando diferentes etapas da história em diversos aspectos.

No âmbito religioso, as aves estão muito ligadas ao divino, tomadas como enviadas de um deus ou suas representantes em determinados momentos. Em geral, elas podem significar paz, amor, compromisso, liberdade e ressurreição, de acordo com aspectos culturais, regionais e religiosos em diferentes fases temporais.

  • Significado para o Egito Antigo

    Deus dos céus e filho de Osíris e Íris, Hórus era uma divindade da história egípcia. Possuía cabeça de Falcão, responsável por sua agilidade, perspicácia e precisão. Em função disso, no Egito Antigo, falcões eram vistos como os olhos do guardião, sendo admirados todas as vezes que apareciam em determinado espaço daquela vasta região. Muitos egípcios privilegiados e que possuíam acesso às pirâmides e demais espaços religiosos restritos, tinham em seus corpos tatuagens de Falcão ou águia, em adoração a Hórus, acreditando estarem sempre sobre sua proteção.

  • Significado para o Judaísmo

    Diferentes aves descritas e representadas a fim de mostrar que o Deus do Antigo Testamento da bíblia estava presente na vida dos que lhe serviam, cuidando de seus servos de forma especial. Dessa forma, é comum encontrarmos aves que interagem com a humanidade de fé neste aspecto no tocante ao que rege na bíblia. Ao derramar sobre a Terra um dilúvio que afogou o planeta e sua população quase integral em função de seus pecados, Deus instruiu que Noé navegasse com um barco, sempre guiado por uma pomba branca, responsável por voar e mapear as áreas de superfície, representando a lealdade e a proteção divina.

    Além da pomba branca, outros pássaros também aparecem nos escritos desta religião. Em seu exílio durante perseguição, por exemplo, Eliseu foi alimentado por corvos que lhe traziam comida a mando de Deus, representando também a proteção. As águias também são muito retratadas na bíblia, sendo exemplificadas como sinônimo de liberdade e confiança em Deus.

  • Significado na mitologia


Em diferentes culturas, a Fênix é um pássaro de fogo, uma ave extremamente leal, com poderes de cura e que queima para renascer das cinzas, qualificando eternidade. O renascimento da Fênix é tomado como alegoria por muitos povos através dos séculos para interpretar, por exemplo, adversidades da vida, situações traumáticas e até mesmo a morte, sob o ponto de vista de que mesmo em ocasiões que não sejam bacanas, há possibilidade de triunfo e logo deve-se sempre ter esperança que o melhor está por vir.

  • Escolhendo a tatuagem de pássaros

    Então, com tantas possibilidades de significados, como escolher a tatuagem ideal… ou as tatuagens? Pois bem! Primeiramente, interprete a si mesmo. Pense que uma tatuagem que lhe representa bem é uma marca a ser exteriorizada para o mundo.

    Pronto? Agora, busque inspirações em diferentes aves e artes para escolher a que melhor representa você e suas afinidades. De acordo com os sentimentos ou sentidos que queira representar, talvez as linhas a seguir possam tirar algumas dúvidas.

  • Amor e paz

    Assim como outros sentimentos, o amor e a paz em muito podem ser representados pelas aves. A exemplos principais estão a andorinha e a pomba branca. A primeira, cuja parceria amorosa perdura para sempre, também transmite lealdade, uma vez que andorinhas sempre retornam ao lugar de partida, mesmo após a mudança de estações. Já a segunda, cujos vínculos de lealdade são extremamente intensos, dá apoio nas mais diversas etapas com passividade e serenidade, aspectos muito importantes no amor. Uma tatuagem que ilustra qualquer dessas aves pode dizer muito sobre a personalidade de quem a possui, que deve encontrar-se em paz e amando de forma plena.

    São ótimas localidades para tatuar andorinhas ou pombas: costas, ombros e punhos.

  • Poder e força


A uma primeira impressão, pode-se dizer que são sentimentos egoístas o poder e a força. Porém, se analisados de forma mais intimista, eles podem ser considerados alguns dos mais importantes, uma vez que propiciam o autocontrole da personalidade e do conhecimento próprio. Pessoas fortes e que sabem de si estão sempre propensas a grandes coisas, por estarem seguros de si tanto na vida pessoal, quanto em relacionamentos diversos. Para representar estes sentimentos, a águia e o falcão são aves ideais. Representando a tenacidade e a perspicácia, exalam força interior e dão ótimas e belas tatuagens nas costas, nos ombros e no peito.

  • Sabedoria e inteligência

    Outra característica marcante que é ansiada por várias pessoas é a sabedoria. Combinada com a inteligência, habilita pessoas a tomarem as melhores decisões para si mesmas sem arrependimentos ou inseguranças. Para representar estes sentimentos, corujas são uma ótima opção. E não fique inseguro! Assim como outras aves, as corujas também têm diferentes significados de acordo com algumas culturas. Cabe a você escolher utilizar esta ave como algo positivo em sua tatuagem. Pernas, braços, costas e peito são ótimos locais para tatuar corujas belíssimas. Basta inspiração!

 

 

/* ]]> */