Moda Tatuagens

Tatuagem de pena: saiba os significados e a beleza e leveza dessa arte

A tatuagem de pena é um dos mais procurados desenhos de tatuagem, dado o seu simbolismo cultural e histórico. Ela vem em uma variedade de estilos e desenhos e tem um significado que corresponde principalmente ao caráter do pássaro que representa.

A tatuagem de pena é um estilo de tatuagem unissex, que usualmente tem um significado simbólico. Ela geralmente é associada à capacidade de buscar um voo emocionalmente, mentalmente ou criativamente.

Uma coisa interessante sobre a tatuagem de pena é o fato de que ela pode ser usada em qualquer parte do corpo. Claro, também pode ser combinada com outros desenhos de tatuagem, o que contribui para uma aparência bastante atraente.

Esta arte é igualmente importante entre homens e mulheres, porque seu significado simbólico os torna relevantes para ambos os sexos. Enquanto os homens adoram tê-los adornados porque significam poder, liberdade e força, eles ficam ótimos em mulheres também.

Quando se trata da colocação exata no corpo, há uma série de opções onde a tatuagem de pena fica bem colocada. Elas podem ser adornadas nas costas, laterais, peito, braço e pé, e podem parecer muito atraentes como tatuagens de destaque.

A pena como um símbolo nativo americano

Tatuagem de pena



As aves figuram proeminentemente em muitos mitos da criação dos nativos americanos e a pena sempre foi um símbolo importante para elas, muitas vezes, incluída como um recurso de design em seus acessórios de cabeça, roupas, armas, ferramentas, joias e apanhadores de sonhos Ojibwe.

A maioria dos nativos americanos atribui ao animismo à crença de que todas as coisas naturais do universo têm espíritos. Os animistas acreditam que as almas existem em coisas vivas (pessoas, animais e plantas).

Penas são percebidas como presentes caindo do céu. Quando alguma cai na terra, os nativos americanos acreditam que ele carrega consigo toda a energia de sua antiga ligação com o pássaro, vento e céu e representa o poder dos deuses do trovão, do vento e do ar.

Os chefes nativos americanos usavam muitas penas durante as cerimônias para representar sua conexão com os reinos espirituais, e os guerreiros recebiam um como um presente especial quando eram excepcionalmente corajosos ou honrados na batalha.

Eles acreditavam que os pássaros podem agir como guias espirituais, percorrendo os diferentes estágios da vida: ensinando, guiando e oferecendo proteção. Penas de águia são uma das mais honradas e possuem grande significado simbólico.

Veja também: Tatuagem de pássaros: confira algumas dicas e seus significados

Significados de diferentes tipos de penas de aves

Tatuagem de pena

Águia

Sacralidade, força, liderança de coragem e prestígio.

Corvo

Habilidade, astúcia, equilíbrio e libertação do passado.

Gaio azul

Felicidade, realização

Falcão

Velocidade, cura da alma.

Coruja

Silêncio, velocidade, visão.

Corvo

Criação, sabedoria, conhecimento.

Beija-Flor

Amor, beleza, inteligência.

Pomba

Paz, amor, gentileza.

Faisão

Prosperidade, riqueza, sucesso.

Peru

Abundância, fertilidade

Pavão

Beleza, orgulho, tudo que vê.

Simbolismo de penas em cristianismo, celta, egípcio e outras religiões e culturas

Tatuagem de pena

A pena também era simbólica no Cristianismo Antigo, que se acredita ser um símbolo de virtude, mencionado muitas vezes na Bíblia. Versículo 4 do Salmo 91, por exemplo: “Ele te cobrirá com as Suas penas, e debaixo das suas asas te refugiarás; Sua verdade será seu escudo e broquel”.

Você pode ver três delas curvadas em um anel de sinete – uma representa a esperança, uma fé e uma caridade.

Também era simbólica para os celtas cujos druidas usavam vestes emplumadas em eventos cerimoniais. Os egípcios acreditavam que elas estavam associadas aos deuses do céu. Muitas outras culturas e religiões atribuíram significado espiritual ou simbólico especial à elas.

A tatuagem de pena como uma conexão espiritual com os mortos

Penas também podem ser associadas àqueles que morreram. Algumas culturas acreditam que se alguma cair no seu caminho é um sinal de que alguém que você conhece passou para a vida após a morte ou que alguém que morreu está tentando se comunicar com você.

Outras interpretações

Sonho: Você sabia que elas também são simbólicas em sonhos? O que faz sentido, dado o seu lugar em apanhadores de sonho. Alguns acreditam que as brancas simbolizam um novo começo espiritual. O tipo de pena sonhada tem a sua interpretação, mas em geral poderia sugerir um pensamento, uma meta ou um ideal.

Cor: Uma pena branca também pode representar inocência, enquanto se diz que a vermelha simboliza paixão e amor, e amarelo e laranja geralmente representam inteligência.

Tipo: Alguns dos tipos mais comuns usados são os de águias, pavão, garça, avestruz, andorinha e peru. A tabela acima dá significados mais comuns para alguns desses tipos, mas o significado de qualquer tatuagem depende de quem a usa. Alguns usuários escolhem penas de anjo. Isso pode representar proteção contra um poder maior.

Quantidade: Um dos modelos mais comuns é a pena única, mas outros modelos incorporam mais de uma, e alguns retratam uma asa inteira. O significado do número de penas representadas cabe à pessoa tatuada.

Beleza: Algumas pessoas podem escolher uma tatuagem de pena não por causa de qualquer significado simbólico, mas só porque acham bonitas.

Existem muitos estilos, designs e significados diferentes para uma tatuagem de pena, para que você tenha muitas opções para pensar.

O que uma tatuagem de pena pode representar?

Tatuagem de pena

Como você já leu, a pena é muito simbólica para várias culturas e civilizações e, em cada contexto, seu significado é um pouco diferente. Abaixo está uma lista de várias ideias que elas podem representar:

  • Verdade
  • Rapidez
  • Leveza
  • Voar
  • Ascensão
  • Sonhos
  • Espírito forte
  • Pureza
  • Liberdade
  • Coragem
  • Bravura
  • Esperança
  • Promessa
  • Viagem da alma
  • Viagem
  • Magia
  • Levitação
  • Ausência de gravidade
  • Comunicação com o outro lado
  • Liberdade

Claro, o significado da tatuagem depende do usuário. Uma das melhores coisas sobre a tatuagem de pena é que se encaixa muito bem em uma variedade de lugares diferentes em seu corpo. Os tornozelos, braços, pernas, laterais, parte superior e inferior das costas, ombros e atrás das orelhas são todos locais possíveis.

Mesmo que essa tatuagem seja muito popular agora, eu só posso aconselhá-lo – se você quiser, faça. O simbolismo deste motivo vai muito longe, certamente mais do que qualquer tendência de moda.

O que acha de fazer uma tatuagem de pena? Comente e compartilhe este artigo em suas redes sociais. E não deixe de acompanhar o blog para mais curiosidades, tendências e matérias completas!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */