Moda Tatuagens

Tatuagem de rosa dos ventos: inspire-se com os significados do desenho

A tatuagem é uma forma de expressão muito utilizada atualmente, principalmente porque o preconceito com pessoas tatuadas está diminuindo gradualmente e as técnicas e estilos estão evoluindo cada vez mais, atraindo um público cada vez maior de pessoas.


Além disso, diversos desenhos se tornam famosos e atraem ainda mais pessoas para esse universo, principalmente aquelas que apenas tatuam desenhos que possuem significados mais profundos.

Por isso, uma tatuagem que vem atraindo muitas pessoas para esse universo e, ao mesmo tempo, possui significado e é bonita: a tatuagem de rosa dos ventos.

Portanto, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a tatuagem de rosa dos ventos: primeiramente, explicando o que é uma rosa dos ventos e, depois, comentando qual o significado dessa tatuagem. Por isso, continue lendo para saber mais sobre o assunto!

O que é uma rosa dos ventos?

Antes de tatuar um elemento, é de extrema importância que você saiba e entenda qual a utilidade dele na vida real e por que ele é importante para o mundo. Isso evita equívocos e faz com que sua tatuagem tenha mais sentido e profundidade.

A rosa dos ventos é uma ferramenta utilizada na geografia cartográfica para analisar as posições dos pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste), as suas posições intermediárias (nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste) e, portanto, ajudar na localização terrestre.

Atualmente, nós possuímos elementos como o Google Mapas, mas a verdade é que ainda é extremamente importante entender e saber interpretar uma rosa dos ventos, já que em situações inusitadas no meio da natureza nós não temos internet, e essa ferramenta pode ajudar muito.

Por isso, atualmente, a rosa dos ventos é usada principalmente na cartografia, mas também em navegações muito grandes, para que os responsáveis pelos navios saibam exatamente em que direção estão indo.

Portanto, já podemos ter uma ideia de qual será o significado de uma tatuagem de rosa dos ventos, já que a principal função dela é localizar e, literalmente, achar o norte de onde estamos.

O significado da tatuagem de rosa dos ventos

A tatuagem rosa dos ventos, com certeza, é uma das mais versáteis quando falamos em simbologia e significados. Isso porque ela pode ter várias interpretações, dependendo da pessoa que a tatua.

Por isso, vamos agora ver alguns dos significados que essa tatuagem pode ter, sempre levando em consideração que também existem pessoas que fazem tatuagens apenas pela questão estética, e não há de forma alguma problema nisso, já que cada um faz o que quer com o próprio corpo.

Foco e perseverança

Esse é um dos possíveis significados para uma tatuagem de rosa dos ventos. O foco e a perseverança fazem parte de quem possui uma direção, quem está atrás de um objetivo em específico.

Por isso, nessa metáfora, a tatuagem de rosa dos ventos sempre estará te guiando em direção aos seus sonhos e objetivos. Basta que você tenha foco e perseverança para alcançá-los.

Portanto, essa é a tatuagem ideal para pessoas focadas, que veem nos seus sonhos e metas diárias uma possibilidade de crescer como ser humano.

Náutica

Essa é uma interpretação menos subjetiva, mas pode ser facilmente utilizada. Pessoas que amam o mundo náutico e as navegações tendem a tatuar uma rosa dos ventos, já que ela um dos símbolos principais na hora de representar esse universo marítimo.

Além disso, a rosa dos ventos pode marcar os anos em que marinheiros trabalharam, ou então, uma viagem feita em um cruzeiro. No fim, tudo depende do que significado que você quer atribuir à essa imagem.

Portanto, se você tem alguma ligação com o universo marítimo, a rosa dos ventos com certeza pode ser uma forma bonita de representar essa ligação para sempre em sua pele, das mais diversas formas possíveis.

Esperança

Ao mesmo tempo em que a rosa dos ventos pode significar foco e perseverança para aqueles que querem ir para outro caminho, ela pode representar esperança para aqueles que querem voltar às origens e não têm certeza do que o futuro aguarda. Nesse caso, ela serve como uma guia de volta para casa.

Por isso, se você chegou longe demais e, agora, tem vontade de voltar para suas origens. Ou apenas se você tem vontade de voltar para um local específico no qual já esteve, a tatuagem de rosa dos ventos servirá como uma esperança sempre que você olhar para ela.

Portanto, a rosa dos ventos é uma excelente forma de te dar uma esperança, já que ao mesmo tempo com que ela indica uma direção nova, ela também sempre aponta para o local do qual você veio anteriormente.

Estilos de tatuagem rosa dos ventos

Diversos estilos de tatuagem estão disponíveis no mundo atual, mas existem três principais que agradam a maioria das pessoas. Por isso, observe bem cada um deles para decidir qual a sua preferência.

Old School

O estilo old school é também conhecido como tradicional, e ele consiste em fazer tatuagens com traços mais grossos e escuros, dando um maior destaque para os desenhos.

No caso da tatuagem de rosa dos ventos, o old school pode ser uma excelente escolha para quem gosta de desenhos em preto e branco, sem muitos enfeites, mas ainda assim com muito estilo.

New School

O estilo new school é famoso por utilizar cores bem vivas e um traço grosso, mas mais fino do que o do old school. Esse estilo não é tão recomendado para quem gosta de tatuagens sem cor, já que ele pode ser bem colorido.

Por isso, se você quer uma tatuagem de rosa dos ventos mais divertida e chamativa, com certeza o estilo new school será uma ótima opção.

Realista

Por fim, o estilo realista atrai muitas pessoas apaixonadas por tatuagem. Ele possui traços finos e representa o objeto da maneira mais fiel possível. Por isso, é extremamente indicado para quem gosta de tatuagens mais tradicionais e com jogo de luz e sombra.

Quem diria que uma simples rosa dos ventos poderia render tatuagens artísticas com significados tão profundos e estilos tão variados? Agora, basta você escolher um tatuador e fazer sua tatuagem de rosa dos ventos!

Sobre o autor

Raiane