Moda Tatuagens

Tatuagem de rosa: significados + dicas de estilos para fazer a sua!

O momento de fazer uma tatuagem é mágico e (literalmente) marcará a vida da pessoa para sempre. Por isso, a escolha do desenho é muito importante e novas formas de desenho vêm surgindo todos os anos.

Com isso, um desenho que vem ganhando grande popularidade com o passar do tempo é o de flores, com um destaque ainda maior para a tatuagem de rosa, que há muito tempo deixou de ser algo apenas para mulheres e também está conquistando um público masculino cada vez maior.

Por conta de toda essa popularidade, nesse artigo falaremos um pouco mais sobre a tatuagem de rosa: quais são os seus significados, quais os estilos utilizados nesse desenho e muito mais!

Tatuagem de rosa: qual é o significado?

A rosa é, com certeza, a flor mais famosa do mundo, principalmente por conta do seu caráter romântico e do tom vermelho intenso, que conquista a todos os amantes de flores e tatuagens. Por isso, vamos ver agora alguns significados existentes para a tatuagem de rosa:

Beleza

A beleza presente na flor é transferida para a tatuagem e possui um significado forte: a rosa serve para representar a beleza feminina e a beleza natural, nas suas formas mais puras e nas suas curvas mais sinceras.

Por isso, a tatuagem de rosa é muito utilizada por entusiastas da beleza natural e, também, por muitas mulheres que querem representar a feminilidade presente na natureza humana, como um sinônimo de beleza interna e externa.

Portanto, se você se encaixa em algum dos dois grupos anteriores, com certeza a tatuagem de roda possuirá um significado muito forte para você e estará eternamente em sua pele te lembrando dele.

Dualidade

Como todos sabemos, a rosa é uma flor com uma dualidade grande e visível: a presença das pétalas (bonitas, um símbolo de ternura) e os espinhos (agressivos, um símbolo de ferimento). Isso faz com que ela seja constantemente associada ao yin yang.

Isso porque a rosa nos mostra que nada é completamente belo e nada é completamente feio. Enquanto suas pétalas são macias e belas, seus espinhos são escuros como a noite e podem machucar ao ser tocados.

Ao mesmo tempo, essa dualidade pode ser um sinal de proteção: os espinhos servem para uma proteção do que é belo e frágil.

Portanto, com certeza, a tatuagem de rosa pode ser uma excelente maneira de representar o conceito de yin yang de um modo menos clichê e também mais subjetivo, já que nem todo mundo irá entender o significado se você não explicar.

Composições

Além de ser o elemento principal da tatuagem, a rosa também pode agregar valor e estética ao fazer parte da composição de desenhos. Isso dará mais significado à tatuagem, que serve como base e, ao mesmo tempo, agregará mais beleza.

A rosa é facilmente utilizada com elementos como relógios, borboletas, animais, facas… Tudo o que você imaginar pode ser combinado com uma bela rosa vermelha!

Portanto, ao fazer a composição da sua tatuagem, sempre leve em conta adicionar uma rosa para que o desenho fique mais completo e, ao mesmo tempo, exista um contraste com a cor vermelha.

Amor

Por fim, podemos dizer que esse é o significado mais clichê para a tatuagem de rosa, mas, ao mesmo tempo, é o mais utilizado e aquele que é universalmente conhecido: a tatuagem de rosa representa o amor.

É extremamente comum vermos casais que dão rosas um ao outro. Isso porque essa flor é conhecida como a flor do amor em diversas culturas e há muito tempo, provavelmente por conta de sua aparência e do vermelho intenso que pode lembrar o tom do coração.

Portanto, uma tatuagem de rosa pode simplesmente representar o amor e tudo que há de melhor nele, principalmente se ela for feita em tons de vermelho escuro, como no estilo old school.

Por fim, é importante lembrarmos que nem todas as tatuagens possuem um significado. Para algumas pessoas tatuadas, é muito chato sempre precisar responder a pergunta de “qual o significado da sua tatuagem?”. Por isso, não se preocupe se o seu desenho não possuir um significado, pois isso é extremamente normal e comum!

Veja também: Tatuagem flor de lótus: significados em culturas diferentes e lindas ideias

Em qual estilo apostar?

Diversos estilos existem para tornar as tatuagens ainda mais únicas e com a cara do cliente. Porém, dependendo do desenho, alguns estilos são mais utilizados do que outros, e com a tatuagem de rosa isso não seria diferente.

Por isso, vamos ver agora quais são os dois estilos mais utilizados na hora de fazer uma tatuagem de rosa.

Old school (clássico)

O estilo old school é bem antigo e é marcado por desenhos extremamente bidimensionais, ou seja, sem jogos de luz e sombra ou detalhes e com traços bem grossos e marcados.

Além desse traço, o old school é conhecido por sempre utilizar cores como o preto (mais presente), o vermelho e o azul; ou seja, ele foca em cores mais simples que dão uma impressão mais escura ao desenho.

Por conta disso, a rosa é muitas vezes representada pelo estilo old school nas cores preta e vermelha, já que esses dois tons destacam o desenho e, ao mesmo tempo, mantêm as características básicas do estilo.

Portanto, considere fazer sua tatuagem de rosa no estilo old school, principalmente se você gosta de tons e traços fortes.

Realista

Por outro lado, o estilo realista é conhecido por ser extremamente próximo da realidade e utilizar traços finos e bem detalhados, sempre fazendo um jogo de luz e sombras que dá a impressão de tridimensionalidade, bem diferente do old school.

Como dois estilos tão diferentes são os mais utilizados para tatuagens de rosa? Simples: o estilo realista é mais utilizado por pessoas que amam botânica e, por isso, querem ter uma tatuagem de rosa extremamente fiel à realidade.

Portanto, se você quer ter uma rosa em sua pele extremamente real e discreta por conta dos traços finos, o estilo realista foi feito para você!

O que você achou da tatuagem de rosa? Qual estilo e significado combinam mais com você? Com certeza, esse guia é de extrema importância para que você tenha uma tatuagem que combina com seu estilo. Por isso, analise bem todos os pontos antes de decidir seu futuro desenho!

Sobre o autor

Raiane