Moda Tatuagens

Entenda o significado da tatuagem de samurai + estilos para fazer!

As tatuagens já fazem parte do estilo das pessoas há muito tempo, mas apenas atualmente elas estão se tornando realmente disseminadas, já que a cultura contemporânea é mais liberal e permite uma maior utilização desses artifícios estéticos.

Por isso, muitas pessoas sabem que querem fazer uma tatuagem, mas não sabem muito bem qual desenho escolher ou em qual cultura se basear, já que a quantidade de informação é muito grande e as inspirações são muitas.

Atualmente, um estilo de desenho que está ganhando muito destaque é o japonês. Com suas imagens e personagens, a cultura japonesa se tornou muito famosa no Brasil e serve de inspiração para diversas tatuagens.

Portanto, no artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a tatuagem samurai. Afinal, você sabe o que é um samurai? Sabe qual é seu significado quando representado em uma tatuagem? Se ainda não sabe, continue lendo para entender mais sobre o assunto!

Veja também: Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem (Guia Completo e Definitivo)

O que é um samurai?

Os samurais são figuras muito importantes na cultura japonesa. Comumente representados em forma de desenho, eles lutaram pelo país e, atualmente, são um símbolo de força e dignidade.

Eles eram guerreiros que lutavam para proteger seus senhores feudais, sendo uma das principais figuras de força do Japão entre os séculos XII e XIV, ou seja, praticamente toda a época do Feudalismo.



Isso porque eles deveriam seguir um código de ética extremamente rigoroso, e então, eram considerados leais, confiáveis, corajosos, disciplinados e muito resistentes.

Portanto, já podemos perceber que a figura do samurai é muito importante para a história oriental, e essa importância acabou refletindo na maneira com que ele é visto até mesmo aqui no Brasil, resultando em diversas tatuagens.

Tatuagem de samurai: significado

Nem todas as tatuagens precisam ser feitas com um propósito ou com um profundo significado, mas a verdade é que praticamente toda tatuagem de samurai possui um significado muito interessante por trás do desenho. Por isso, vamos ver agora alguns desses significados, já que cada forma de desenho possui uma interpretação diferente.

Viver o momento

Provavelmente, esse é um dos significados que agrada um maior número de pessoas, já que ele é bem abrangente e pode ser considerado extremamente profundo.

Como sabemos, os samurais eram guerreiros e, portanto, suas vidas eram baseadas em lutar diariamente contra inimigos. Por isso, suas vidas corriam constante risco e os samurais sempre precisavam viver um dia como se fosse o último.

Logo, a tatuagem de samurai nos lembra que a vida é o agora, e que precisamos aproveitar ao máximo todos os momentos para que depois não existam arrependimentos e muito menos saudades.

Portanto, se você quer uma tatuagem que sempre te lembrará de aproveitar o momento e curtir a vida, com certeza, a tatuagem de samurai é a escolha certa para o seu estilo!

Disciplina

Vimos que os samurais seguiam um código de conduta e de ética extremamente rígidos, até mesmo para aquela época. Isso porque eles tinham o objetivo de defender suas nações, e essa vontade levava à disciplina.

Logo, aprendemos com os samurais que a disciplina é uma parte muito importante da rotina, já que ela nos ajudará a alcançar nossos objetivos de maneira mais rápida e certa. Isso faz que nossos sonhos deixem de ser impossíveis e se tornem metas possíveis.

Portanto, se você gosta de uma dose de motivação diária e, ao mesmo tempo, gosta da figura do samurai, com certeza, a tatuagem de samurai sempre te lembrará de ser disciplinado e seguir seus sonhos.

Valores

Os samurais eram homens extremamente honrados, com um código de ética que era seguido à risca e até mesmo 10 mandamentos próprios que deveriam ser respeitados acima de qualquer outra coisa no mundo.

Logo, seus valores eram muito fortes e eles os defendiam com muito afinco, mostrando ter um forte senso ético, lealdade e muita confiança em si mesmos.

Por isso, uma tatuagem de samurai sempre te lembrará de quais são os valores realmente importantes na vida, aqueles que devemos seguir para prosperar acima de qualquer outra coisa.

Portanto, se você é uma pessoa que tem muito senso ético e se importa com a maneira na qual age, a tatuagem de samurai é excelente para refletir isso eternamente na sua pele.

Cultura oriental

 

Como já dissemos, a cultura oriental está tendo uma influência cada vez maior no ocidente, e essa influência acabou refletindo no Brasil de uma maneira bem forte, até mesmo por conta da imigração japonesa, que ocorreu há alguns séculos.

Por isso, muitas pessoas se apaixonam pela cultura oriental (músicas, séries, livros, filmes) e têm vontade de representar essa paixão na pele, de maneira permanente por meio da tatuagem.

Portanto, a tatuagem de samurai pode ser um jeito muito bom de eternizar sua paixão pela cultura do oriente, já que essa figura é vista como defensora dos costumes e do povo japonês, o que fez com que a cultura japonesa ficasse intacta até os dias atuais.

Veja também: Tattoo oriental feminina: origens, significados e fotos

Em qual estilo apostar?

Os principais estilos de tatuagem em uso atualmente são: old school (clássico), new school e realista. Esses são os mais encontrados e, também, os mais pedidos pelos clientes na hora de tatuar.

Basicamente, o estilo old school possui traços grossos e é feito, geralmente, apenas em cores como preto, vermelho e verde. Enquanto isso, o estilo new school é bem colorido e possui traços mais finos. Já o estilo realista representa, por meio de luz e sombras, uma figura assim como ela é na vida real, da maneira mais fiel possível.

Porém, essa variedade de estilos pode acabar gerando uma dúvida nas pessoas, que podem não saber muito bem qual escolher na hora de fazer a tatuagem…

Por isso, nós podemos dizer que recomendamos o estilo realista para a tatuagem de samurai. Isso porque esse é o estilo mais comum para esse tipo de tatuagem e ele passa a seriedade que um samurai tem de maneira muito fiel.

O que você achou da tatuagem de samurai? Qual significado ela teria para você? Escolha o estilo que mais te agrada e já vai marcar um agendamento com seu tatuador!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */