Moda Tatuagens

Tatuagem de triângulo: saiba o significado dessa arte antes de fazer uma!

Em termos geométricos, um triângulo é um polígono com três lados e três ângulos. O símbolo do triângulo é simples, mas carregado de significados profundos e visto com muita frequência em novos desenhos de tatuagens modernas.

O triângulo é usado principalmente em desenhos de tatuagem geométrica ou Dotwork, combinado com detalhes simples ou outros. Antes de fazer uma tatuagem de triângulo, é importante entender os significados dos triângulos, pois eles variam de tipo para tipo.

Neste post, vamos aprofundar o significado do triângulo e o forte simbolismo por trás dessa forma aparentemente simples. Também discutiremos as diferentes variações da tatuagem de triângulo e se há alguma mudança no significado dependendo da cultura em que o triângulo está sendo apresentado.

Como na maioria dos assuntos, os significados dos símbolos mudam com base na nação de que estamos falando. Até o final deste post, você deve ter uma melhor compreensão do simbolismo por trás da tatuagem de triângulo. Esperamos que você fique um passo mais perto de fazer a sua!

Santíssima Trindade

Tatuagens de triângulo representam a Santíssima Trindade. A imagem é frequentemente usada para representar a fé cristã, porque contém três lados e três cantos. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são representados por cada ponto de um triângulo.

Assim, para as pessoas da fé cristã, a tatuagem de triângulo representa o símbolo de sua fé e simboliza a Santíssima Trindade. O triângulo também representa o número três, que representa a verdadeira sabedoria e, muitas vezes, está ligado às ideias de uma trindade.

A tatuagem de triângulo também pode representar outras formas de trindade, como:



  • Passado, presente e futuro;
  • Pai, mãe e filho;
  • Mente, corpo e espírito;
  • Criação, preservação e destruição;
  • Pensamento, sentimento e emoção;
  • Donzela, mãe e anciã.

Existem mais significados para diferentes designs triangulares. Vamos falar sobre alguns deles:

Olho da providência

Outro símbolo cristão que incorpora triângulos é o do Olho da Providência ou o olho que tudo vê. Isto é descrito como um olho dentro de um triângulo e é, muitas vezes, rodeado por raios de luz.

O Olho da Providência é um símbolo visto para representar Deus presta atenção a tudo o que fazemos. Algumas pessoas fazem uma tatuagem de triângulo com um olho dentro, para se lembrar disso, não importa onde estejam na vida.

Tatuagem de triângulo grega

O triângulo tem um significado muito especial na cultura grega. O triângulo dos gregos (Glifo Delta) simboliza uma porta para uma sabedoria superior.

O pensamento é de que a combinação de duas polaridades, pensamento e emoção, abriria uma nova porta para a sabedoria superior. Então, a tatuagem de triângulo é muito sagrada na cultura grega.

Triângulo celta

Na cultura celta, a tatuagem de triângulo é apresentada sob a forma de Triquetra, TriskelionTriskelion é um símbolo trilateral que consiste em três espirais interligadas. É também chamado de Espiral da Vida.

O Triskelion simboliza movimento, uma jornada pela vida, a fim de alcançar a espiritualidade da pura compreensão ou iluminação. Os celtas acreditavam que as três espirais representavam o mundo celestial, o mundo mortal e o outro mundo.

O símbolo representa diferentes significados em diferentes culturas. As pessoas acreditam que o símbolo pode ser associado à deusa Celt Moon ou a outra deusa celta chamada Morrígan. É muito comum na Irlanda que os casais recebam a tatuagem de triângulo antes de se casarem.

A tatuagem de triângulo de Norse/Viking

O Valknut Viking é um símbolo que consiste em três triângulos interligados. Os guerreiros vikings costumavam carregar os símbolos acreditando que, se morressem no campo de batalha, as Valquírias levariam seus corpos para Valhalla, o paraíso dos vikings. Essas três tatuagens triangulares interligadas simbolizam a passagem do valor no além.

Veja também: Penteados Vikings: veja 3 modelos para aderir ao visual nórdico!

Triângulos na cultura judaica

A estrela de Davi é o símbolo do judaísmo. A estrela é feita de dois triângulos simétricos entrelaçados formando um hexagrama. Em hebraico, significa o escudo de Davi.

O significado judaico da estrela de Davi é que essa figura de seis lados simboliza que Deus governa o universo e nos protege de todas as seis direções: norte, sul, leste, oeste, para cima e para baixo com o meio – o hexagrama – fornecendo a dimensão espiritual.

Tatuagem de triângulo gêmea

Tatuagens de triângulo gêmeas, ou iguais, são muito populares entre famílias e casais, pois representam unidade e amor. Desenhos de tatuagens combinando triângulos são muito modernos.

Veja também: Tatuagens para casal: confira dicas para deixar o amor marcado na pele

As pessoas costumavam carregar uma foto de seus entes queridos ou usar colares ou pulseiras de amizade correspondentes para mostrar o quanto a outra pessoa significa para eles.

A tatuagem de triângulo semelhante é uma ótima maneira de fazer o mesmo e você pode escolher ou criar o design da tatuagem e levá-lo sempre com você.

Tatuagem de triângulo Penrose

O triângulo de Penrose também é conhecido como o trio de Penrose ou o trio impossível. É uma figura impossível ou um objeto que cria uma ilusão de ótica. O desenho da tatuagem de Penrose consiste em um triângulo bidimensional que é instantaneamente e subconscientemente interpretado como uma projeção de um triângulo tridimensional.

Significados da tatuagem de triângulo por posicionamento:

O significado da tatuagem triangular depende muito da orientação do triângulo. Quando o triângulo está apontando para cima, ele simboliza:

  • Masculinidade;
  • O sol;
  • Fogo.

Quando o triângulo está apontando para baixo, ele simboliza:

  • Feminilidade;
  • A lua;
  • Terra.

Tatuagem de triângulo duplo

Você verá na maioria das tatuagens de triângulo duplo esses triângulos se sobrepondo e, dependendo das direções desses triângulos, os significados mudam também.

Se ambos os triângulos estão apontando para cima, dá-se o nome de fogo no fogo. Se ambos estão virados para baixo, então é chamado de água na água. Um triângulo apontando para cima e outro para baixo também pode ser chamado de tatuagem de fogo e água ou representar duas polaridades.

Seu estilo

Uma tatuagem de triângulo também pode simbolizar criatividade, harmonia, ascensão, proporção, manifestação, integração, culminação e mudança.

O mais popular destes significados de tatuagem de triângulo é a criatividade, uma vez que a maioria das pessoas quer ser única e ter a capacidade de fornecer algo diferente em seus trabalhos e em suas vidas pessoais.

Basta lembrar que sua tatuagem é sua filosofia e o significado dos seus triângulos muda conforme as suas orientações.

Pronto para dar o seu próprio significado a uma tatuagem de triângulo? Comente e compartilhe este post em suas redes sociais. E não deixe de nos acompanhar para mais matérias completas e ficar por dentro das últimas tendências!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */