Moda Tatuagens

Tatuagem egípcia: ideias e fotos para você copiar

Tatuagem egípcia

A tatuagem egípcia vem fazendo a cabeça (também a pele) de muitas pessoas, pois apresenta todo um significado em cada marca ou símbolo representado.

Contudo, a origem da tatuagem vem dos povos egípcios que costumavam desenhar em seus corpos figuras e imagens que retratavam os seus deuses e os designavam pertencentes a determinados povos.

Hoje, são vistas diversos estilos de tatuagens que ainda fazem referência ao povo egípcio, estando aqui apresentadas no decorrer desse artigo.

Os significados da tatuagem egípcia

As tatuagens Egípcias são consideradas o nascimento da arte por marcas na pele, sendo esta representada por imagens ornamentais e místicas que possuem muitos sentidos.

Semelhantes á cultura Asiática Ocidental e Africana, as tattoo eram escolhidas de acordo com cada pessoa, pois apresentavam uma ocupação em meio a suas respectivas tribos.

No Antigo Egito, por exemplo, inicialmente quem ganhava as “marcas” na pele eram somente a classe feminina, na maioria das vezes as mulheres que viviam no “harém do rei”.

Logo depois, a cultura das tatuagens marcou o corpo da deusa da fertilidade, a sacerdotisa Hathor.  Que mais tarde, sua imagem passou a ser usada por diversas mulheres da época.



Os desenhos com a deusa serviam como uma proteção e ajudariam a mulher no que fosse preciso, como no caso na hora de parir, sendo as marcas feitas em regiões como coxas e peitos que auxiliariam a mulher a dar a luz.

Sendo assim, a origem das tatuagens egípcia também significava sacrifício e honra à uma divindade cujo representasse um significado para a pessoa marcada.

Nos dias de hoje, as tattoo egípcias são facilmente encontradas em esboços de tatuadores de todo o mundo, pois elas ainda possuem uma representatividade entre as pessoas que gostam da ideia de tatuar imagens simbólicas.

Suas significações apresentam poder, mistério, conhecimento sagrado, sedução e beleza que são reproduzidas através de desenhos de deuses, partes da natureza e crenças.

Quais os significados das tattos egípcias

Antes de se tatuar, confira o significado das imagens de tattos egípcias:

  • Tatuagem Deusa Isis: A deusa era considerada a grande Rainha mãe de Hórus e de todo o Egito. É vista como a deusa do amor, da magia e da sabedoria. Simbolizando também um símbolo de mãe protetora e zelosa de todos.
  • Tatuagem olho de Hórus: é conhecido popularmente como o “olho que tudo vê” (dos Iluminatis ou da nota de 1 dólar), que pode representar proteção, força, saúde e poder. O deus Hórus é considerado o sol nascente, o deus que possui característica de um corpo humano e cabeça de falcão.
  • Tatuagem O Ba: O Ba é denominado pela lenda como símbolo de perseverança que protege os jovens após a morte. Sua principal característica é seu corpo de pássaro e cabeça de homem.
  • Tatuagem cruz Ansata (Ankh): Como os egípcios acreditavam em reencarnação, esse era o símbolo que atraia a vida e a eternidade após a morte, onde Ankh o deus, os guiavam pelo caminho até a vida eterna.
  • Tatuagem Pirâmide: Esse é símbolo essencial que representa o Egito, por isso é tão procurada para fins de “rabiscar”. Seu significado é notório, quando utilizado por uma pessoa que acredita em propósito, pois configura energia, equilíbrio e poder espiritual.
  • Tatuagem Esfinge: esse designer é descrito por um corpo de leão e cabeça de homem, sendo sua definição baseada em símbolo de proteção e orientação. Acredita-se que ela guiou o faraó até sua vida eterna.
  • Tatuagem Faraó: O Faraó por sua vez, é considerado como o governante do Egito, aquele que tomava todas as decisões. Era visto como um mediador entre os deuses e as pessoas, apresentando qualidade de autoridade e justiça.
  • Tatuagem de Cleópatra: Sua principal característica era a beleza, além de ser muito sábia. Hoje é vista como uma influência feminina, uma verdadeira “deusa viva”, que possuía qualidades de uma líder notória.
  • Tatuagem Bastet: Outra figura que representa o universo do empoderamento feminino é a Bastet, uma deusa conhecida sua fisionomia de corpo de mulher e cabeça de gato. Representa a sabedoria, alegria, amor, fertilidade e proteção.
  • Tatuagem escaravelho: O escaravelho é um besouro gigante que acreditava-se que era ele o responsável pela movimentação do sol. No quesito tatuagem, ele reflete o renascimento espiritual.
  • Tatuagem Fênix: Assim como o escaravelho, a fênix é um símbolo de renascimento e resiliência, pois o animal mitológico nasce e renasce através de suas próprias cinzas.
  • Tatuagem cartucho Egípcio: O cartucho egípcio traz o conceito de eternidade e proteção, que se traduz pelo seu formato de corda que não possui um começo e fim. Dentro da sua forma é escrito sinais hieroglifos o nome do Faraó.
  • Tatuagem Uraeus: é a deusa cobra, que se move em posição de ataque em sinal de proteção e autoridade divina.
  • Tatuagem Hieroglifos: Bem como os símbolos chineses fizeram sucesso, há também beleza na escrita dos egípcios. A tattoo com os sinais hieroglifos indicam uma sabedoria que nem todos conseguem decifrar.
  • Tatuagem Anubis: O deus com cabeça de cachorro, esse era conhecido como o deus dos mortos, aquele que protegia as almas daqueles que não estão mais presentes no mundo em forma humana. Por esse motivo, era comuns os guerreiros tatuarem o deus nas costas.
  • Tatuagem Rei Tut: Esse foi um dos reis mais novo da história do Egito Antigo, com nove anos assume o poder. Quem optar por desenhá-lo vai evidenciar o hedonismo e o poder.
  • Tatuagem Rainha Nefertiti: Assim como Cleópatra, a Rainha Nefertiti também fez história e hoje é símbolo entre o público feminino. Considerada uma das mulheres mais poderosas da época, onde liderou a revolução religiosa. Sendo assim, ela é considerada ícone de poder, prosperidade e progresso.
  • Tatuagem Flor de Lótus: Bem comum quando se fala em tattoo, a flor de lótus se associa ao nascimento e a morte, o tempo para cada uma das coisas.

Fotos de tatuagens egípcias

Para você se inspirar, confira as fotos e ideias para escolher sua tatuagem egípcia.

View this post on Instagram

Tatuadora @talitasakamototattoo

A post shared by Tatuagem Feminina® 🌸 (@tatuagemfemininaoficial) on

View this post on Instagram

Em torno da deusa Bastet há uma energia de proteção feminina muito forte! E ela vem nesse dia 8 de março para lembrar que essa data não é uma homenagem ao sexo feminino, mas é um dia de luta e gratidão por todas as mulheres que já lutaram para que todas nós pudéssemos ter os direitos e privilégios que temos hoje em dia. . Vocês tem ideia de que até o início da década de 60, perante a lei, as mulheres precisavam de autorização do marido para um série de coisas que hoje em dia são básicas pra gente, como abrir conta em banco e trabalhar? O caminho ainda é muito longo e todas fazemos parte disso! E tem sido lindo ver o impacto e as mudanças que a nossa união e força tem conquistado, que daqui pra frente só evolua ✨

A post shared by Nathália Corrêa (@nathaliatattoo) on

 

Considerações finais

As tatuagens egípcias são sensacionais, cheias de simbolismo e características únicas. Por isso, é uma ótima opção para quem está prestes a escolher sua primeira (ou próxima) tattoo.

E aí, qual sua preferida?

Compartilhe conosco nos comentários.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */