Tatuagens

Tatuagem flor de lótus: significados em culturas diferentes e lindas ideias

A flor de lótus é uma planta original da Ásia. Não é à toa que ela faz parte de muitas culturas orientais. A lótus cresce em lagoas, brejos e rios calmos de água doce. Prefere águas mais rasas, onde suas raízes se fixam ao lodo.

As sementes da flor de lótus são muito famosas por sua resistência. Se colocada em condições adversar, as sementes da flor de lótus podem ficar séculos inativas, apenas esperando as condições adequadas para brotar.

Sua beleza delicada chama a atenção, principalmente porque algo tão belo nasce justamente no lodo. Você certamente já viu as flores que nascem no asfalto e o que elas representam, não é? A flor de lótus representa o mesmo há milhares de anos.

Diversas culturas se apropriaram da flor de lótus e o que ela representa. Confira:

Flor de lótus na mitologia grega

Na mitologia grega, mais especificamente na Odisseia de Homero, a lótus era uma planta que causava amnésia em quem a consumia. Obviamente, esse esquecimento atrapalhava os homens na perseguição de seus objetivos, porque cada vez que comiam a lótus eles se perdiam da missão a que foram enviados.

Embora às vezes pareça bom esquecer o que aconteceu no passado, isso pode ser uma armadilha, afinal, ao esquecer o que te faz sofrer, você esquece os aprendizados e sabedoria adquirida por meio das adversidades. Por isso, é importante lidar com o passado e aprender com os erros, pois simplesmente esquecer o que passou pode conduzir você a repetir os erros.

Flor de lótus no budismo

A flor de lótus é um dos símbolos mais importantes do budismo. É verdade que há várias vertentes dessa religião, mas no geral, a lótus possui um significado mais ou menos universal. A flor bela e perfumada que nasce do lodo fétido é uma metáfora para a sabedoria e as virtudes que nascem da vivência das adversidades.

E mais: a flor de lótus é uma das raras plantas que produz flor e fruto ao mesmo tempo. A maioria das plantas produz primeiro a flor e depois o fruto. Para o budismo, a simultaneidade de flor e fruto simboliza a lei de causa e efeito, também conhecido como carma. Ou seja, toda ação possui um efeito para sua existência atual ou para as futuras encarnações.

Flor de lótus na cultura egípcia

Na cultura egípcia, a flor de lótus está relacionada ao início do mundo. Conforme diz a lenda, quando o universo ainda não existia, uma lótus fechada pairava sobre um oceano de trevas: o nada. A flor, entediada com o vazio, pediu ao deus-sol Atum-Ré que criasse o mundo. O mundo foi criado e desde então Atum-Ré faz das pétalas da flor de lótus a sua morada durante a noite, de onde sai para brilhar no céu durante o dia. A flor de lótus representa o início, o frescor do novo e o poder do deus-sol.

Flor de lótus na lenda hindu

De acordo com a lenda hinduísta, o universo surgiu de uma flor de lótus que brotou no umbigo do Deus Vishnu. Dessa lótus nasceu o Deus Brahma, inaugurando a criação de tudo o que existe. Para esta cultura sagrada, a lótus representa a pessoa que despertou para a sua espiritualidade.

4 Significados das cores da tatuagem flor de lótus

  1. Flor de lótus branca: é o valor da pureza imaculada;
  2. Flor de lótus amarela: aparece quando a lua está no céu e por isso é serenidade;
  3. Flor de lótus azul: representa a meditação, que é o caminho para a iluminação;
  4. Flor de lótus vermelha: indica a energia da ação.

Você conhece a flor de lótus brasileira?

A vitória régia é uma planta brasileira que é da mesma família da flor de lótus. Da mesma forma que sua prima oriental, a vitória régia nasce do lodo e representa a superação de uma situação difícil. Na cultura indígena tupi-guarani, há uma lenda envolvendo a vitória régia.

Conta a tradição indígena que uma índia chamada Naiá se apaixonou pela lua (Jaci). A bela índia guerreira sonhava com o dia em que se encontraria com sua amada. Naiá ficou tão obcecada pela lua que comia e dormia muito mal. Uma noite, ao contemplar um lago, viu o reflexo de Jaci na água. Tomada pelo desespero se lançou nas águas na esperança de encontrar a lua e se afogou. Jaci, penalizada pelo sacrifício da jovem guerreira, criou a vitória régia em sua homenagem. A planta nasce nos lagos e brejos e paira sobre a água, abrindo suas pétalas à noite.

E aí, o que achou dessa lenda? Compartilhe nas redes sociais esse post e escreva sua opinião. Mas antes, confira algumas ideias de tatuagem de flor de lótus.

Ideias de flor de lótus tattoo

Fonte: Instagram @yellowtattoo

Fonte: Instagram @jjohnnytattoo

Fonte: Instagram @carolribeirotattoo

Fonte: Instagram @edson.rosario_tattoo

Fonte: Instagram @inksantos

Fonte: Instagram @fergalvao_tattoo

Saiba mais:

Fonte: Instagram @rpin13

Fonte: Instagram @mateusbrunotattoo

Fonte: Instagram @s.neira97

Fonte: Instagram @leosota

Fonte: Instagram @_fabinhotattoo

Fonte: Instagram @frames_tattoo

Fonte: Instagram @bruno_aktattoos

Fonte: Instagram @netotattoostudio

Fonte: Instagram @chinoluistattoo81

Fonte: Instagram @walison.tattoo

Fonte: Instagram @miliratattoo

Fonte: Instagram @taskevil

Fonte: Instagram @jack_inks_tattoo

Fonte: Instagram @torres.alexsander

Fonte: Instagram @marciopoeta.tattoo

Fonte: Instagram @sheilatatto

E aí, gostou da seleção de ideias de tatuagem com a flor de lótus? Quer ver mais? Olha só:

/* ]]> */