Moda Tatuagens

Tatuagem maori: veja origem, significados e fotos

A tatuagem maori é a expressão de um cultura. Recentemente, esses símbolos têm se tornado comuns nas tatuagens, principalmente entre homens. No entanto, muitas mulheres tem aderido a este estilo de tatuagem.

Para quem quer fazer uma tattoo maori é muito importante saber quais são as origens e os significados que envolvem esses desenhos dos povos ancestrais. Muitas das tatuagens tribais possuem referências em artes tradicionais da Polinésia, da cultura samoana e Com uma cultura de guerra e luta pela sobrevivência, os maoris levam em si as marcas de suas conquistas e o símbolo de sua posição social.

A origem da tatuagem maori

A origem da tatuagem maori se confunde com a origem de um povo. Os maoris são os povos nativos da Nova Zelândia, um país que se localiza numa ilha do Oceano Pacífico, pertinho da Austrália.

Tudo indica que os maori seja um povo muito antigo que chegou à Nova Zelândia pelo oceano, vindo de áreas tropicais da Polinésia. A tatuagem faz parte da cultura deste povo, sendo a representação de força e status.

Enquanto que para a cultura japonesa a tatuagem é algo que deve ficar sob as roupas, para a cultura maori, o rosto e o pescoço são áreas importantes para se tatuar. A tatuagem no rosto é um símbolo essencial dessa cultura e representa nobreza e uma posição privilegiada.

A escassez de alimentos gerava um clima de conflito e muitas guerras eram iniciadas com o objetivo de manter a sobrevivência. É difícil imaginar conflitos sangrentos em torno de um alimento comum como a batata doce, mas essa era a realidade para os maoris.

Ao final dos conflitos, a tribo vencedora decapitava os perdedores e guardava suas cabeças em urnas sagradas. No século XIX essas cabeças se tornaram objeto de desejo de colecionadores europeus. Os maoris chegaram a matar com o objetivo de comercializar as cabeças decepadas, trocando-as por armas de fogo! Sinistro, né? As armas de fogo eram primordiais para que os detentores delas pudessem vencer mais e mais conflitos.

A tatuagem maori mesmo nos dias de hoje ainda carrega um forte apelo a uma cultura de força e sobrevivência. Certamente, para muitas pessoas que fazem uma tattoo maori, os símbolos são adaptados à vivência de quem escolhe esse estilo de arte para sua pele.

Tatuagem maori e seus significados

A tatuagem maori é chamada de Ta Moko na cultura deste povo. A Ta Moko é uma representação da whakapapa, a ancestralidade de quem recebe os desenhos em sua pele. Ter uma Ta Moko era e ainda é sinal de posição social, conhecimento, habilidade e qualificação para se casar. O homem com Ta Moko  é cobiçado tanto por seu poder na sociedade quanto por seus atributos físicos.

Os rituais de tatuagem maori eram parte de um rito de passagem e se iniciavam ainda na adolescência. Por isso, a tatuagem maori possuía, e ainda possui, um sentido sagrado para o seu povo. Cada tatuagem é única e apresenta um desenho criado especificamente para a pessoa, pois além de ser arte do tatuador, a tatuagem maori é a inscrição da vida.

Originalmente, as tatuagens maori eram aplicadas nos homens principalmente no rosto, mas eventualmente as nádegas, costas e pernas também. Para as mulheres, as tattoos maori eram mais comuns nos lábios, no nariz e no queixo. No entanto, outras áreas como braços, pescoço e coxas poderiam ser tatuadas.

Quando a maori tattoo é feita sem os objetivos tradicionais, ela é chamada por eles de kirituhi, que significa arte na pele.

O corpo esculpido

Agora, como a tatuagem maori era feita naquele tempo, quando não existiam as máquinas de tattoo? De acordo com o site New Zeland, a tatuagem tradicional maori era praticamente entalhada na pele.

Os instrumentos usados para a tatuagem eram bem mais impactantes do que o tebori japonês. A pele era cortada por meio de batidas com uma ferramenta que fazia as vezes de martelo. Uma lâmina afiada ou serrilhada era usada, então, para inserir a tinta. A tatuagem maori deixava marcas em alto relevo, como cicatrizes. O corpo não era apenas tatuado, era também esculpido.

Os pigmentos eram feitos a partir de uma espécie de fuligem de plantas queimadas misturadas a gordura de origem animal. Durante o rito, o tatuado não deveria demonstrar sua dor. Os amplos desenhos eram feitos aos poucos, por causa da difícil recuperação.

Músicas eram entoadas durante o processo para aliviar o sofrimento. Depois de terminada a tatuagem, a recuperação era feita com aplicação de bálsamo feito com plantas na pele inchada e machucada. Durante todo o processo, da tatuagem até a cicatrização, a pessoa deveria se abster de conversar com qualquer pessoa, a não ser o tatuador. Também não era permitido comer alimentos sólidos nem ter relações sexuais. Para os maoris, a tatuagem é sagrada e possui um valor muito profundo na vida.

A maori tattoo é feita com uma combinação de símbolos comuns à cultura tradicional maori. No entanto, é comum que outras referências sejam utilizadas, como a tatuagem samoana, a da Polinésia e a marquesa. São desenhos que representam a vida cotidiana desses povos e suas crenças.

Como é feita a tatuagem maori no Brasil?

Tatuagem na The Native Studio, que trabalha com a tatuagem maori tradicional, feita em pessoas que fazem parte da cultura maori e seus descendentes. Veja mais no Instagram: @thenativestudios

Ainda existem tatuadores especializados na cultura maori. Esses profissionais resgatam os símbolos e procuram manter algumas características dessa arte ancestral. Embora muitos deles usem máquinas modernas, o hábito de projetar o desenhos especificamente para cada cliente ainda é comum.

Katielle trabalha em conjunto com o William Maori, tatuador especializado nessa arte no Maori Tattoo Studio. Ela explica:”Existe uma diferença entre culturas. Existe a tatuagem maori, existe a tatuagem da Polinésia, existe a samoana, existem várias culturas diferentes. Normalmente as pessoas confundem a tatuagem da Polinésia com maori”.

No Maori Tattoo Studio, os artistas usam referências da tatuagem da Polinésia, da tatuagem samoana e marquesa. A tatuagem maori, conhecida como Ta Moko é uma arte, como já explicamos, que simboliza uma cultura e uma crença muito específicas. De acordo com Katielle: “Só quem pode realizar este estilo são pessoas da tribo maori ou pessoas descendentes ou reconhecidas” por este povo.

A questão da apropriação cultural é uma preocupação dos profissionais que trabalham nessa área. Um símbolo cultural e que representa a crença de um povo não deve ser usado de maneira banal por outros povos. É uma questão de respeito. “Cada movimento, cada curva, cada sombra, tudo tem um significado”.

Uma tatuagem maori ou de outras tribos tradicionais contam uma história, então, copiar significa traçar na sua pele a trajetória de outra pessoa. “Se você copiar esse desenho, você vai copiar junto um pouco da vida da pessoa”, conta Katielle. Para os povos nativos, cada informação que há na tatuagem é uma forma dos deuses diferenciá-los uns dos outros. A tatuagem maori deve ser única porque cada vida é única, entende?

O processo criativo: conhecer para representar

No Maori Tattoo Studio o processo de criação da tattoo segue esses princípios. Katielle nos fala os detalhes: “A gente pede pro cliente contar o que ele quer representar. Então, digamos que você chegasse aqui hoje e falasse pra mim que você quer fazer uma tatuagem tribal. Ok, então você vai me falar quem é você, o que você gosta, como é sua vida, o que você pensou até hoje e o que você almeja na sua vida”. Esse conhecimento é muito importante para que a tatuagem simbolize algo muito pessoal, por isso, é preciso abrir seu coração.

“Baseado nessas informações,” diz a profissional “no dia da sessão, o William realiza um trabalho que chama free hand”. O free hand é um desenho feito direto na pele que respeita o movimento e as formas do corpo, para que a arte final se encaixe perfeitamente no corpo e tenha harmonia. Depois do desenho traçado na pele, o cliente aprova a arte e o tatuador passa a traçar o desenho. Numa próxima sessão, a arte é finalizada com a pintura.

A tatuagem maori representa uma inscrição da sua história de vida e de seus princípios. Katielle completa: “Os nativos, eles acreditam que a tatuagem vai te guiar pelo caminho correto”.

Para conhecer mais sobre o Maori Tattoo Studio veja:

Fotos de tatuagem maori

Do Instagram da @zealandtattoostudio

Do Instagram da @thenativestudios

Do Instagram da @thenativestudios

Do Instagram da @thenativestudios

Do Instagram da @thenativestudios

Do Instagram da @maoritattoostudio

Do Instagram da @maoritattoostudio

Do Instagram da @zealandtattoo

Veja mais:

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */