Moda Tatuagens

Tatuagem new japonese: confira dicas de estilos para fazer uma!

A tatuagem tradicional japonesa, ou “Irezumi”, foi entrelaçada com a Yakuza (máfia japonesa) desde o seu início. No período entre 1603 a 1868, os criminosos foram tatuados pelas autoridades em uma prática conhecida como bokkei, tornando difícil para eles entrar novamente na sociedade e encontrar trabalho. A cultura da tatuagem da Yakuza evoluiu em protesto a esta marca.

O significado das tatuagens Yakuzas é, geralmente, relacionado à imagens e simbolismos na arte, cultura e religião japonesas. A tatuagem de corpo inteiro, em particular, é um produto desta cultura.

No passado, era obrigatório em muitos clãs da máfia que os membros fizessem tatuagens. Nos tempos modernos, a prática não é tão comum. Muitos Yakuzas no século 21 mantêm a pele limpa para se misturar melhor com a sociedade.

Por outro lado, mais e mais não-Yakuza no Japão estão fazendo tatuagens. Apesar dessas mudanças, ser tatuado é considerado um rito de passagem para este grupo de mafiosos conhecidos em todo o mundo.

Esta lista inclui alguns dos motivos e imagens mais comuns apresentados nas tatuagens, bem como os seus significados. Alguns deles são totens de proteção, outros contam histórias da vida do indivíduo. Desenhos de tatuagem tem uma história fascinante rica em simbolismo e tradição.

Veja também:

Carpas

O peixe Koi — conhecido como carpa no Ocidente — é uma tatuagem comum que geralmente se relaciona à boa sorte e fortuna. No folclore japonês, diz-se que o Koi pode escalar cachoeiras, trabalhando contra uma corrente pesada.

Assim, as carpas representam a perseverança e costumam ser usadas para indicar que uma pessoa passou por momentos difíceis. Tudo isso se aplica ao peixe de cor preta.

Quando a tonalidade dele é vermelha em tatuagens, representa o amor de algum tipo, tipicamente forte, masculino, tal como os laços fraternos da filiação à Yakuza. Os Koi azuis são símbolos de reprodução e considerados muito masculinos.

No Ocidente, as carpas possuem uma representatividade muito forte, e, por isso, é muito procurada nos estúdios. Ao contrário do país japonês, as mulheres são as que mais procuram fazê-la.

Os símbolos japoneses também possuem muitos significados interligados com a água: isso representa mudança, adaptação e vida. Frequentemente, a potência das águas aparece em obras de arte corporais, e o mar é frequentemente usado para representar a poderosa força da natureza.

Dragões

Os dragões são vistos de maneira diferente no Japão do que no Ocidente. Os japoneses veem os dragões como benfeitores e protetores da humanidade. Tatuagens de dragão simbolizam bravura, sabedoria e força.

Os dragões negros estão associados à experiência e sabedoria. Os dragões verdes estão associados à natureza e os dragões de ouro representam valor e uma variedade de virtudes. Os dragões azuis são gentis, perdoadores e benevolentes, enquanto os dragões amarelos são companheiros nobres.

Além das cores simbólicas, existem seis variantes do dragão na cultura japonesa. Eles são: Sui, Han, Ri, Fuku, Ka e Hai, que são frequentemente escritos com a palavra “ryu” (“dragão”) no final (por exemplo, Sui-ryu).

Cada uma dessas variantes tem seu próprio significado e, quando são tatuadas, a definição exata é procurada para dar mais veracidade. Geralmente, é escrito no ideograma japonês, o kanji (alfabeto).

Fênix

A fênix é um pássaro místico que é consumido pelo fogo e renasce de suas próprias cinzas. De acordo com a história da fênix, essa tatuagem representa renascimento, triunfo e fogo. É um motivo comum em tatuagens. O mito da fênix chegou ao Japão pela China, assim como muitos aspectos da cultura japonesa.

Veja também: Tatuagem da Fênix: significado, estilos e dicas para se inspirar!

Samurais

As tatuagens de samurai representam o código de Bushido, literalmente o caminho do guerreiro (bushi). O código enfatiza a honra, a coragem, a lealdade e a ação apropriada, e está enraizado nas ideias budistas e confucionistas (as duas religiões mais populares do Oriente).

Além disso, também pode simbolizar a força para enfrentar qualquer batalha que vier pela frente.

Veja também: Entenda o significado da tatuagem de samurai + estilos para fazer!

As flores possuem significados únicos. Veja as mais populares:

Flores de cerejeira

Flores de cerejeira (“sakura”) são profundamente significativas na cultura japonesa. Sua natureza efêmera e vida útil muito curta simbolizam a própria vida, que na crença japonesa tradicional é pouco mais do que grama flutuando em um córrego que flui rapidamente. Uma vez que a Sakura cai da árvore, eles são espalhados pelo vento e chuva, e desaparecem da terra.

Todos os anos, os japoneses celebram “Hanami” (a observação de flores), que significa as celebrações de vida durante as quais amigos e familiares fazem uma festinha e se embriagam enquanto admiram a beleza das flores de cerejeira no início da primavera. Por um lado, as tatuagens de sakura representam que a vida é passageira, mas cheia de cor e beleza.

Crisântemo

No Japão, o crisântemo é um símbolo da família imperial. É considerada a flor solar, pois suas pétalas se irradiam como chamas. O centro da flor representa o status social do imperador no meio de todas as coisas.

A tatuagem representa longevidade e alegria. No Irezumi, as flores geralmente aparecem com outros motivos em tatuagens grandes e complexas. Crisântemos comumente aparecem ao lado de dragões. As flores são algo muito especial nas tatuagens japonesas.

Flor de lótus

O Lótus está intimamente ligado à religião budista. No Japão, a flor representa a luta da vida para atingir seu potencial pleno e belo.

A flor começa a vida no fundo de uma lagoa e lentamente vai até a superfície para florescer. Assim, a tatuagem de lótus em flor representa o despertar espiritual e a jornada metafórica através da sujeira da vida para um plano superior de existência.

No Brasil, esta flor se tornou uma das mais populares, principalmente na hora de realizar as tatuagens. É muito raro encontrar alguém que não a conheça.

Veja também: Tatuagem flor de lótus: significados em culturas diferentes e lindas ideias

A quantidade de simbolismo vindo o Oriente é quase infinito. Mas, sempre tem aqueles que se destacam e caem no gosto popular. Alguns dos que foram apresentados se encaixam na lista de mais pedidos nos estúdios de tatuagem.

Agora que já conhece o significado de algumas delas, porque não marca logo o seu horário e faz aquele que se encaixa mais com a sua personalidade? Não demore!

Sobre o autor

Raiane