Decoração

Telhado verde (cobertura verde): saiba como funciona!

Você certamente já deve ter ouvido falar em cobertura verde, não é? Ou então, também conhecido, como telhado verde. Mas, você realmente sabe do que se trata este tipo de cobertura? E quais são as vantagens de utilizá-la em seu edifício?

Se sua resposta for não, fique tranquilo! Pois no artigo de hoje vamos lhe ensinar tudo sobre esta cobertura que tem transformado a forma de enxergamos os temidos prédios cinza e “sem vida”. Esta técnica está mudando a forma de vivermos em área urbana, trazendo muitos benefícios – até mesmo para a saúde.

Veja também – Pergolado: Dicas e cuidados para montar o seu

Ficou curioso para saber o que é? Então acompanhe o nosso artigo e conheça tudo sobre este tipo de cobertura que cresce a cada dia.

O que é telhado verde (cobertura verde)?

A cobertura verde nada mais é do que uma cobertura feita de materiais ecológicos, proporcionando um verdadeiro jardim no “teto”. Com várias camadas que compõem a cobertura de maneira harmoniosa e bonita, você conquista um telhado com árvores e plantas, trazendo uma nova perspectiva para as quais costumávamos ter sobre os edifícios.

Quais as vantagens do telhado verde (cobertura verde)?

Agora que você já conheceu o que é o telhado verde, deve estar se questionando sobre quais são as reais vantagens deste uso. E, para isso, listamos os benefícios a seguir:

Novas áreas verdes

Obviamente, a cobertura verde proporciona ao edifício novas possibilidades, isso é claro. E dentre essas possibilidades, encontramos a chance de produzir novas áreas verdes para a nossa cidade!

E, a partir disso, uma nova visão sobre o ambiente em nossa volta se estabelece. Proporcionando novos ares e novas paisagens para que possamos admirar.

Amigo da natureza

Outro fator importante envolvido com o telhado verde é o seu objetivo como um grande amigo da natureza. Afinal, estaremos promovendo um espaço natural e verde, dentro das grandes cidades e construções que vemos por aí todos os dias.

Veja também – Ideias de enfeites para jardins, sem gastar muito!

Estabelecendo um contato maior com aquilo que faz tão bem para a nossa saúde, o nosso corpo e a nossa mente: o verde da natureza. Considerando que, quem é que não gosta de descansar o corpo e os olhos diante de uma cidade repleta de árvores e belezas naturais?

Certamente o efeito de tranquilidade que ser amigo da natureza nos proporciona será sentido de forma demasiada, caso você opte por esta oportunidade em seu edifício.

Maior conforto acústico

Um pouco que pouca gente conhece, mas que realmente é importante e faz total diferença, é que a cobertura verde proporciona um maior conforto acústico, de maneira geral. E isso não vale tão somente para quem vive dentro do edifício. Isso vale para todos que convivem próximo do mesmo.

Considerando que, ambientes com árvores, plantas e natureza apresentam uma diminuição no volume dos nossos temidos barulhos diários, como buzinas, carros, etc. Logo, há uma maior dispersão no peso que todo esse barulho pode gerar em nós.

E, cá entre nós, não há nada mais desconfortável do que você estar tentando ter um momento tranquilo, seja trabalhando ou folgando, e aquele barulho intermitente de transito – literalmente – buzinando no seu ouvido, não é?

Melhora as temperaturas dos edifícios

Quando estamos no verão, a tendência é que todos os edifícios absorvam o calor de uma maneira absurda. Como consequência, recorremos aos tão aclamados ares condicionadores.

Com isso, nosso consumo de energia aumenta; nosso impacto ambiental aumenta; nossa saúde é afetada pelo ar “não puro”; entre outros fatores negativos.

Veja também – Jardim de Inverno: passo a passo e dicas

Do mesmo modo acontece no inverno: as construções de concreto tendem a ser ainda mais geladas, proporcionando grande desconforto físico e, muitas vezes, mental para muita gente. E, dessa forma, mais uma vez recorremos ao artificial: aquecedores elevando o nosso consumo de energia às alturas, e inibindo os nossos pulmões de respirarem ares puros e tranquilos.

Mas, onde estamos querendo chegar? Simples! Quando utilizamos a técnica do telhado verde é possível diminuir todos esses impactos em nosso dia a dia. Sabe por quê? Simplesmente porque a natureza e as arvores trabalharão para manter uma temperatura estável, absorvendo o calor em excesso e aquecendo no frio intenso.

Assim, todo aquele aquecimento, causado pelas construções de cimento, passa a ter um menor impacto em nosso dia a dia, graças a essa técnica de cobertura.

Aumenta a umidade do ar

Por fim, outro ponto muito relevante acerca da cobertura verde é a sua possibilidade de aumentar a umidade do ar. Não de maneira exacerbada, mas na medida certa para que a saúde dos nossos pulmões agradeça o resultado.

Veja também – Jardim suspenso: natureza que cabe em todo lugar

Afinal, somente quem vive em áreas urbanas sabe o quanto a poluição, a constante circulação de carros e as intermináveis construções podem atrapalhar no equilíbrio de um ar fresco, puro, com a umidade na medida certa.

Ao invés deste “sonho” acontecer, muitas vezes temos que nos deparar com um ar extremamente seco, que torna a respiração muito mais difícil e, em alguns casos, pode desencadear doenças respiratórias.

Quais as desvantagens do telhado verde (cobertura verde)?

Mas, como sabemos, tudo tem o seu lado positivo e negativo, não é mesmo? E o mesmo ocorre com o telhado verde. Dentre as desvantagens, temos:

Pode ocasionar infiltrações

A cobertura verde, apesar de ser extremamente planejada e preparada por profissionais qualificados, pode ocasionar infiltrações. E, por essa razão, a manutenção precisa ser constante, a fim de evitar problemas maiores na estrutura do edifício.

E é exatamente aí que você poderá “empacar” ao escolher este tipo de cobertura para a sua construção: a mão de obra regular pode se tornar um problema para você que, inicialmente, não havia planejado grandes investimentos até mesmo depois que a sua construção já estiver pronta.

Enxergando a vida de outra maneira

Agora que você já soube tudo sobre o telhado verde, é hora de passar a enxergar a vida de outra maneira! Proporcionando um acabamento mais ecológico para a sua construção, você estará preparando o seu mundo não só para o seu futuro, como também para o futuro de sua família. Lembre-se: nunca é tarde para começar, mas sempre é cedo para parar!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */