Decoração

Tema para festa de 15 anos: uma lista incrível para dar asas à imaginação!

Temas personalizados para festa de 15 anos podem render uma decoração criativa e uma noite inesquecível! Ao escolher um norte para a decoração, o vestido e o bolo de 15 anos, um mundo pode se abrir diante de você. São muitas possibilidades de ambientação e poder chamar os amigos para participar da diversão é ótimo.

O tema para festa de 15 anos deve retratar sua personalidade e seus gostos. No entanto, o tema também pode servir para que os convidados se sintam convocados a mergulhar num universo novo e mágico.

Neste artigo, confira as tendências de temas para festas de 15 anos e dê asas à imaginação com propostas criativas e inovadoras.

Preparada? Então, vamos lá!

1. Festa de 15 anos com tema Unicórnio

O unicórnio é um animal mitológico. Aparece pela primeira vez nas gravuras da Idade Média. No início, esse ser fantástico era representado com a cor branca, com um corpo de cavalo e uma cabeça de cervo com um único chifre, comprido e enrodilhado.

O unicórnio simboliza ao mesmo tempo força e pureza. São seres indomáveis que se tornam dóceis quando se aproximam de mulheres jovens e honradas. O ser mágico é capaz de transformar qualquer coisa repugnante em algo límpido e belo. Por isso, seu significado também está relacionado a capacidade de transformar a realidade difícil em algo mais leve.



Atualmente o unicórnio é usado como representação do desejo de liberdade da juventude, principalmente em relação aos costumes. Na moda é uma tendência que ganhou muita popularidade.

As festas com o tema de unicórnio são alegres e combinam com ambientes arborizados, repleto de plantas e flores. O vestido de debutante pode seguir a tendência de cores alegres e tecidos leves e esvoaçantes. O degradê de cores é um charme à parte. Definitivamente apaixonante!

 

2. Festa de 15 anos com tema Tropical

A música diz: “Moro num país tropical, abençoado por Deus”. Que tal expressar a identidade caliente em sua festa? O tema tropical remete à praia, verão, alegria e, claro, muito estilo!

Uma decoração simples e elegante pode dar um clima tropical para a sua festa. Na ambientação, abuse de frutas, flores e plantas. Cores quentes bem fortes são bem-vindas.

Uma tendência recente e já com muitas adeptas antenadas é o uso do flamingo. O flamingo é uma ave de linda plumagem rosa bem característica. Seu habitat natural são locais aquáticos e sua presença está relacionada ao sol e à luz. Festas de 15 anos realizadas à luz do dia ao ar livre sã perfeitas para este tema!

 

A simplicidade é um toque especial para festas com tema tropical. Nada de grandes produções: menos é mais!

3. Festa de 15 anos com tema Grécia Antiga

Grande referência para toda a cultura ocidental, a Grécia Antiga também é a origem de muitos mitos maravilhosos e vai render uma decoração sofisticada e clássica.

As famosas colunas gregas, ícones da arquitetura tradicional, podem compor a decoração. Na vestimenta, o estilo grego é simples e fatal: vestidos longos com tecidos de caimento leve são uma boa pedida. Frutas, principalmente uvas, podem compôr uma decoração simples, porém marcante.

Seres mitológicos podem ser fonte inesgotável para a ambientação, com muito requinte. Que tal conhecer mais sobre a deusa grega Ártemis? Pode dar muitas ideias para sua festa…

4. Festa de 15 anos com tema Alice no País das Maravilhas

A obra literária de Lewis Carrol é o que podemos chamar de um verdadeiro sucesso. Com referências nonsense, essa história nos faz refletir sobre várias questões filosóficas essenciais.

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Quem nunca se sentiu impactada pela célebre fala do gato mágico mais famoso de todos os tempos? O início da juventude é uma época de grandes descobertas e de preparação para decisões importantes. É o momento ideal para refletir qual caminho seguir da vida. Assim, Alice se torna um tema perfeito para a festa de 15 anos.

Para além da filosofia, Alice no País das Maravilhas é um clássico. É possível brincar com esse universo da fantasia e trazer todas as suas referências para a decoração. O vestido azul da Alice é uma inspiração e tanto para o traje da aniversariante.

5. Festa de 15 anos com tema Neon ou Anos 80

Stranger Things, da Netflix, com certeza impactou a cultura pop. A emocionante história recheada de elementos que marcaram uma geração trouxe para o mundo da moda e da decoração tudo que há de melhor nessa época.

Quem tinha preconceito com a moda espalhafatosa e os modelitos ousados, pode ficar surpreso com a quantidade de novas tendências resgatadas dessa década extravagante:

Nos anos 1980, os games faziam a felicidade da criançada. Naquela época não existiam computadores nas casas, muito menos acesso à internet! Os telefones celulares ainda eram artigos futuristas. As cores fortes e os ícones pop da época dão muito pano pra manga na hora de decorar a festa de 15 anos.

Abuse das estampas de oncinha e zebra. E não se esqueça de se esbaldar nas cores. Cores fortes são a glória do estilo anos 80! Cabelos volumosos, saias baloné e gola canoa não podem faltar.

Inspire-se também na moda new wave para arrasar!

A tendência atual nas festas, que vêm dessa onda oitentista, é o neon. O neon é um componente químico muito usado nos letreiros luminosos super coloridos. Nas festas noturna cria um clima retrô ideal para a balada.

6. Festa de 15 anos com tema Medieval

Outra série que pode servir de inspiração para o tema da festa de 15 anos é Game of Thrones. O estilo de decoração rústica, com muita madeira escura, tecidos de algodão ou linho, além de peças artesanais podem dar um clima interessante à decoração.

A iluminação é bem mais suave e velas de todos os tipos, com candelabros e porta-velas caem muito bem. Apenas fique atenta à segurança e não coloque as velas em lugares suscetíveis a acidentes, certo?

As roupas são um espetáculo à parte nesse tipo de festa. Modelitos longos e cheios de detalhes, com pedrarias e muitas aplicações são um charme! Tecidos mais pesados, como a camurça rendem looks incríveis. Justamente pode esse motivo, este tema é mais adequado para as estações mais frias, afinal, peças mais pesadas podem fazer os convidados derreterem.

O obra de Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão também pode servir como uma ótima inspiração. Você conhece? Vestidos mais leves e confortáveis, que lembram fadas e ninfas são uma boa saída para os dias quentes. Vale a pena conferir.

7. Festa de 15 anos com tema Universo Circense

A arte circense é um dos mais antigos meios de entretenimento da humanidade. Com grande apelo cênico e inspiração em clowns, o circo pode ser um tema e tanto para uma festa de 15 anos.

Sem dúvidas é uma inspiração inovadora e diferente, que vai chamar a atenção dos convidados. O estilo de decoração rústico também vai realçar as referências circenses na sua festa.

Os modelitos de contorcionistas, mágicos e palhaços também podem servir de ponto de partida para a decoração da festa. Tendências que remetem ao ciganismo, cheio de estampas de flores e saias rodadas podem dar um toque rebelde ao universo do circo.

O ideal é criar um clima despojado e retrô, com referências divertidas e muita criatividade!

Alguns acessórios interessantes são a cartola, a sombrinha, o chapéu coco e as maquiagens inspiradas em palhaços.

Comidinhas típicas dos picadeiros, como pipoca, maçã-do-amor, algodão doce e outras guloseimas são opções para enfeitar a mesa e também deliciar os convidados. A bilheteria onde são vendidas as entradas dos espetáculos itinerantes pode ser usada para inspirar a decoração do bar ou até da mesa do bolo.

8. Festa de 15 anos com tema Baile de Máscaras ou Carnaval

Quem faz aniversário em dias próximos a datas comemorativas sempre sofre com isso. Uma maneira de lidar com essa data que poderia ofuscar seu dia especial é justamente usá-la a seu favor! Se seu aniversário de 15 anos cairá no carnaval, que tal se inspirar nessa data comemorativa para criar a decoração da festa?

O tradicional carnaval de rua possui um clima de folia muito propício para sua festa de 15 anos. Você pode optar por fazer uma festa a fantasia ou simplesmente adotar um código de vestimenta mais flexível: as roupas sociais dão lugar a roupas mais divertidas e confortáveis. Neste tipo de festa, como geralmente há alguns dias livres, sem aulas e trabalho, é possível alugar um espaço bem bacana e passar alguns dias comemorando, além da grande festa, é claro.

Se você não abre mão da sofisticação e prefere um estilo clássico, que tal investir num baile de máscaras? Os bailes dos mascarados foram os eventos que deram origem ao carnaval brasileiro.

Nestas festas, ainda lá nos primeiros anos do século XIX, apenas os nobres participavam. O luxo e a sofisticação são a marca desses eventos, que se inspiraram nos grandes salões franceses. As máscaras podem ter muito brilho e plumas, combinando com o vestido. Esconder a verdadeira identidade era um pretexto para que as pessoas se libertassem de seus pudores e pudessem ser como realmente queriam. Uma ideia bem bacana para uma festa de 15 anos, não é?

9. Festa de 15 anos com tema Halloween ou Dia de Los Muertos

Outra data comemorativa que rende um tema fabuloso é o Dia das Bruxas. O Halloween é uma das festas mais populares nos Estados Unidos e vêm crescendo a cada ano no Brasil. A famosa frase “Doces ou travessuras?” é um ótimo título para o convite.

Escolhendo usar o Haloween como tema para sua festa de 15 anos, as fantasias são a opção mais interessante. É um costume típico para os americanos se fantasiarem nesta data. Fantasias são uma forma de expressão e podem divertir muito os convidados.

Você, como rainha da festa, pode apostar numa caracterização de bruxinha. Que tal?

Para quem curte cultura latina, o Dia de Los Muertos pode servir de inspiração para uma festa mais despojada. As caveiras mexicanas junto com a figura da catrina são ícones tradicionais que vão deixar a decoração linda!

10. Festa de 15 anos com tema Azul Tiffany

A famosa loja de joias usa essa cor há mais de 200 anos. Tradicional é pouco para definir esse tom de azul que é tendência certa no mundo da moda e da decoração de festas. Nós já fizemos um post maravilhoso e super completo com tudo que você precisa saber sobre essa cor aqui no Blog. Veja só:

Usar azul tiffany como tema da festa de 15 anos não se restringe ao tom específico dos objetos decorativos (e do vestido da debutante). Escolher azul tiffany é escolher o luxo, a elegância e a sofisticação como meta. Essa cor combina muito bem com muito brilho, tons de off white e brancos perolados. Peças escuras podem pontuar alguns detalhes, mas sem exageros. Flores de tons rosa suave fazem um contraste bonito, mas sem roubar o protagonismo do azul tiffany.

A decoração romântica ou clássica ficam bem com esse tema. Resumindo: puro luxo!

 

Curtiu as dicas? Escreva nos comentários! Sua opinião é importante para nós.

E para ajudar você a decidir sobre como será o bolo da sua festa de 15 anos, preparamos este post:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */