Maternidade Saúde

Como usar o método da temperatura basal para engravidar? Veja aqui

Closeup shot of a woman looking at thermometer. Female hands holding a digital thermometer. Girl measures the temperature. Shallow depth of field with focus on thermometer.

Para aderir ao método da temperatura basal para engravidar, é importante entender bem como funciona o ciclo menstrual. Se você ainda não sabe muito bem como ele funciona, não se preocupe, é algo simples de entender e você pode saber mais nestes artigos:

Basicamente, o que você precisa saber é que o seu ciclo menstrual possui três fases principais: a da menstruação, a da ovulação e a fase lútea. A fase mais propícia à fertilização são os períodos após a ovulação. É neste momento que o útero está mais preparado para a fecundação.

Para fazer as medições, você precisará de um termômetro. Muita disciplina e força de vontade serão indispensáveis nesses dias. No entanto, se seu desejo de engravidar é realmente forte, não há nada no mundo que possa ser difícil demais, certo?

Como medir a temperatura basal corretamente

Para medir a temperatura basal, você precisará seguir algumas regrinhas básicas:

  1. medir a temperatura pela manhã, logo após acordar;
  2. não fazer nenhum tipo de atividade física antes da medição;
  3. medir a temperatura todos os dias no mesmo horário;
  4. a medição é válida apenas se você dormiu pelo menos 6 horas durante a noite.

Você pode medir a temperatura com um termômetro comum posicionando-o sob a língua ou na vagina. Existem termômetros específicos para medir a temperatura intravaginal, no entanto, são mais difíceis de encontrar e não são imprescindíveis, já que o termômetro comum dá conta do recado.

O ideal é anotar as temperaturas por pelo menos dois ciclos para então começar a perceber os padrões e saber os dias em que a ovulação já ocorreu.

Como preencher o gráfico de temperatura basal

Para preencher o gráfico, comece sempre pelo primeiro dia da menstruação. Todos os dias, use o termômetro para medir sua temperatura seguindo as orientações corretamente. Faça a marcação na tabela conforme o dia e a temperatura.

No rodapé da tabela há espaço para registrar outras informações importantes. Anote até quando a sua menstruação ocorreu e quais foram os dias em que você teve relações sexuais.

Com o tempo, você perceberá que as anotações de temperatura formarão um caminho no gráfico. Ligue os pontos e observe as variações de temperatura do seu corpo ao longo do ciclo. Esse caminho, se interpretado corretamente, te dará informações valiosas sobre a sua ovulação e período fértil.

Como interpretar o meu gráfico de temperatura basal

Geralmente, a temperatura de base de seu corpo varia entre 36,2 e 36,5ºC. Esses valores podem variar de uma mulher para outra. Medicamentos e o clima também interferem nesses números. Por isso é tão importante observar a temperatura em gráficos, pois assim, você percebe qual é a sua temperatura corporal normal.

Após a ovulação, a temperatura do corpo tende a aumentar e permanece mais elevada até o dia da menstruação. Então, para saber o período de ovulação, você precisa identificar quando a sua temperatura basal aumenta. Esse aumento de temperatura, geralmente é de 0,2 a 0,5 ºC e ocorre após o fim da menstruação.

O período fértil geralmente ocorre nos 4 dias em que a temperatura do corpo está aumentando. Então, logo após as várias temperaturas mais baixas, você vai identificar um aumento gradual da temperatura. Veja este exemplo:

Neste exemplo de gráfico, a temperatura começa a aumentar depois do 14º dia do ciclo. São estes dias: 14º, 15º, 16º e 17º os dias considerados mais férteis.

Caso você tenha muitas dificuldades para identificar o seu período fértil apenas olhando a tabela, você pode analisar outros sinais do seu corpo, como o muco cervical, por exemplo. Neste artigo aqui você aprende 3 técnicas de fertilidade para usar em conjunto e aumentar as chances de engravidar.

Se você preferir, também pode usar aplicativos de celular para gerar os gráficos e identificar o período fértil. Veja 5 Apps para identificar o período fértil:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */