Nutrição Saúde

A temperatura da comida pode prejudicar a pele?

Na atualidade muita gente vem se preocupando com o tipo de comida que coloca à mesa, o que naturalmente pode se refletir na saúde. Mas além da escolha do cardápio, saiba também que a temperatura da comida pode prejudicar a pele.

Foi surpreendido? Pois é, além de escolher bem seus alimentos, é necessário também saber a melhor forma de prepará-los, pois a temperatura da comida pode prejudicar a pele, deixando-a flácida e sem vida.

Por essa razão é muito importante saber qual o melhor tipo de preparo para seu alimento de cada dia. De modo geral, tudo o que colocamos no cardápio e a forma com que o alimento é preparado e servido pode refletir diretamente na saúde do corpo.

Em relação a pele, isso determina se ela ficará rejuvenescida e perfeita, ou envelhecida. Como ninguém deseja um pele seca e envelhecida, portanto, apresentamos aqui uma série de informações relevantes sobre o assunto.

Dessa forma você saberá o que pode influenciar na saúde e evitar aquilo que pode ser prejudicial. Confira!

Cuidados com a alta temperatura

Se ao pensar no cardápio para o almoço, você imagina o preparo de legumes refogados, verdura para salada e uma carne magra para manter o prato equilibrado, saiba que nutricionalmente seu prato está certo, porém se preparou em temperatura acima dos 170°C isso está muito errado.



Um alimento preparado a 170°C pode levar a uma potencialização da produção de AGEs, que na prática, são produtos de glicação avançada, ou seja, que podem eliminar totalmente a rigidez da pele.

Até onde se sabe, esses agentes acabam formando estruturas que vão se acumulando na pele, deixando as fibras de colágeno e elastina danificadas. Isso sem contar que também ajudam reduzir os níveis de ácido hialurônico.

Tudo isso pode ser decorrente do preparo incorreto dos alimentos, levando a pele a sofrer com envelhecimento precoce.

De acordo com nutricionistas, os AGEs gerados a partir do processo conhecido como glicação, surgem da ligação de um carboidrato como o açúcar a uma proteína.

Esse processo, além de estar diretamente ligado ao preparo de alimentos em altas temperaturas, também pode estar relacionado ao excesso de açúcares e à carência de minerais, vitaminas e compostos bioativos.

Como amenizar a produção de AGEs

De acordo com nutricionistas, para amenizar os níveis de produção de AGEs o mais indicado é preparar os alimentos com a temperatura no máximo a 100°C, sendo este um preparo rápido que contem umidade, ou seja, é preparado com vapor ou cozimento.

Outra dica é evitar o consumo de alimentos industrializados que possem xarope de glicose, amido de milho, açúcar invertido, sacarose, maltodextrina e glucose. Vale lembrar sempre de ler o rótulo para ver se esses ingredientes estão presentes.

Outra opção é adicionar à dieta alguns alimentos anti AGEs, como por exemplo, alimentos ricos em vitamina B6, castanhas e outras oleaginosas, além de banana, brócolis, abacate espinafre.

Alimentos ricos em vitamina C, tais como limão, laranja, mamão, kiwi, morango, pimentão e abacaxi também são opção. Isso sem contar os alimentos ricos em vitamina E, como azeite extravirgem, gema de ovo e gérmen de trigo, por exemplo.

Você ainda pode adicionar à sua dieta os alimentos polifenóis, como uva, maçã, cereja ameixa, morango, oleaginosas, frutas vermelhas e linhaça.

Pode consumir também alimentos ricos em selênio, como as oleaginosas, repolho, aveia e leite. Da mesma forma também é válida a ingestão de alimentos ricos em carotenoides, tais como a cenoura, espinafre, abóbora, couve, damasco, espinafre e gema de ovo.

Calor do fogão também faz mal a pele

Além da preocupação sobre se a temperatura da comida pode prejudicar a pele, você ainda deve se preocupar com o calor do fogão e os gases emitidos por ele. Isso porque o ar quente também pode prejudicar a pele e provocar um envelhecimento precoce.

De acordo com dermatologistas, o ar quente emitido pelo fogão, transmite radiação infravermelha, e é aí que está o perigo, porque os danos ocorrem quando essa radiação penetra as camadas profundas da pele. Na prática isso prejudica a produção do colágeno e causa o envelhecimento precoce.

Dessa forma, quando a exposição ao calor do fogão é constante, isso também pode causar manchas. Por essa razão os dermatologistas indicam que as pessoas usem um antioxidante diariamente. Eles servem como prevenção aos danos causados pelo calor do fogão.

Quando a pessoa usa antioxidante diariamente para proteger a pele, ela na verdade faz com que os efeitos da radiação infravermelha seja diminuída. Isso também ajuda a combater os radicais livres e estimular a produção de colágeno na pele.

Vale destacar que, além de usar cosméticos que possuem esse tipo de substância, também é indicado obtê-la via oral. Isso pode ser feito consumindo alimentos ricos em antioxidantes e mantendo uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras.

Além desses cuidados é fundamental também o uso de protetor solar, deixando a pele ainda mais protegida.

Artigos relacionados:

Existem peles mais sensíveis ao calor do fogão?

De acordo com dermatologistas, pessoas com pele morena e negra possuem uma resistência maior à exposição ao calor. Já pessoas com pele branca e seca, possuem uma sensibilidade maior ao serem expostas ao calor do fogão.

Se percebeu que sua pele está sofrendo com alguma alteração e acredita que a temperatura da comida pode prejudicar a pele, procure identificar a razão do problema. É isso ou a alta temperatura do fogão? Para entender o problema e buscar solução, procure um dermatologista, ele poderá avaliar sua pele e indicar o melhor tratamento.

Siga à risca os cuidados passados pelo profissional e você verá os resultados e benefícios em sua pele. Além disso, ao descobrir o que está causando o problema, procure prevenir novos riscos com nossas dicas.

Lembre-se sempre de preparar a comida em fogo não muito alto e não prolongar no preparo. Além disso, não se esqueça de usar cosméticos com antioxidantes e alimentos ricos no nutriente, passando também o filtro solar mesmo dentro de casa.

Só assim é possível garantir a beleza e firmeza de sua pele por mais tempo, mantendo a saúde da mesma.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */