Looks Moda

Tendência navajo: aposte no estilo com essas 5 dicas

Talvez você não saiba a definição da tendência navajo, mas com certeza já se deparou com alguém na rua nesse estilo. O look étnico é inspirado na tribo indígena norte-americana que leva o mesmo nome. Apesar de ter sido um dos destaques do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio de 2011, foi no verão de 2015 que a moda virou uma febre mundial, estando em evidência até os dias de hoje.

Os grandes diferenciais da tendência navajo são mistura de texturas, cores quentes, estampas geométricas padronizadas, desenhos bem diversificados inspirados nos tribais, bordados artesanais e muita miçanga. Tudo isso cria uma receita de um visual bem carregado e chamativo. Apesar disso, para as mulheres mais tímidas existem looks mais reservados e tão bonito quanto às roupas e acessórios mais originais.

É comum que se encontre diferentes desenhos em uma única peça, mas que no final consegue um resultado harmonioso. A estamparia é bem rica, mas a maioria de são desenhos geométricos demarcados por linhas ou então pelo contraste de cores, especialmente as vibrantes, outra marca da cultura navajo.

Para não errar na mão na hora de apostar no estilo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a montar o look certo inspirado na moda navajo. Confira!

1. Misture com peças neutras

Principalmente se você for uma pessoa mais contida, combine as peças da tendência navajo com uma blusa neutra, preferencialmente sem estampa. Deixe para investir com o navajo nos acessórios. Afinal, esse estilo é rico em apetrechos para completar o seu look.

Bolsas de franja ou aquelas que possuem uma textura diferente a do couro, coletes, saias, colares, brincos, cintos… isso tudo está presente no estilo étnico e vão te ajudar a se acostumar aos poucos com as estampas típicas dessa tribo indígena.

Essa dica é ainda mais valiosa nessa época do ano. As principais peças da tendência navajo são para dias frios como poncho, touca e casacos. Não é assim que você vai passar o seu final de ano na praia, não é mesmo? Então você pode optar por peças mais leves, como um colete ou uma saia cheia de estampas rústicas acompanhados de uma bolsa de couro com franjas.

2. Abuse dos acessórios

A tendência navajo é muito detalhista. Então, não se preocupe em abusar disso. Na dica anterior falamos um pouco sobre acessórios, mas vale a pena reforçar e dar exemplos de peças que vão ajudar a completar o seu visual.

Cordões, pulseiras, franjas, peles, miçangas, crochê e tricô fazem parte do repertório desse estilo e vão dar uma turbinada no seu look, principalmente as miçangas, um dos pontos altos da tendência.

View this post on Instagram

XL. ?

A post shared by Whitt. (@whittneyshawnelle) on

3. Não tenha medo do look total

Se você gosta de sair na rua chamando a atenção, não tenha medo de provar um look total de tendência navajo, como casacos, ponches e vestidos repletos de estampas típicas desse estilo.

4. Escolha bem o seu sapato

O estilo navajo tem tudo a ver com algumas boas opções de calçado. Dê preferência as ankle boots, mas tenha em mente que botas com salto, botas sem salto, sapatos baixos com franjas, couro e cordão e sandálias também entram na lista de peças que combinam com a moda.

Como o forte são as estampas, você também pode escolher um sapato que tenha essas características, só tome cuidado para não montar um look muito caricato, a menos que essa seja a sua intenção.

5. Combine com o estilo urbano

Outra boa dica para o verão é misturar o urbano com o navajo. Apesar de os acessórios seguirem a filosofia do “quanto mais melhor”, as peças de roupa são um pouco diferente e é muito fácil de errar na mão na hora de escolher o look. Para ficar no meio termo entre usar o look total ou apenas acessórios e fugir do básico, arrisque fazer essa mistura.

Quando o inverno chegar, aí é mais comum que se use apenas peças da tendência navajo.

Quem são os navajos?

Para quem quer saber mais sobre a tribo que deu origem ao estilo, vamos contar um pouco a história dos navajos. A tribo é original dos Estados Unidos, estando principalmente nas regiões do Arizona, Novo México e Utah, sendo uma das principais que existem hoje no país. Eles possuem o maior espaço nativo dos EUA, com aproximadamente 27 mil quilômetros quadrados.

Hoje em dia, muitos membros da tribo já vivem na cidade grande com os hábitos típicos dessas civilizações, mas ainda existem muitos navajos que optam pela forma tradicional, vivendo da agricultura e do pastoreio de ovelhas, gado e cavalos.

Assim como a grande parte das tribos indígenas, a navajo tem muitas cerimônias espirituais. Nessa cultura, elas são realizadas no entorno das hogans, construções de oito lados. Os rituais servem para nutrir um estado de espírito chamado hozho.

O principal símbolo do navajo é são as pedras turquesas, mas a tribo também usa e abusa de outras pedras em suas vestimentas. Por falar nelas, geralmente são produzidas a partir do couro de ovelhas e de veados, em lãs e em veludo. Como são muito pesados para o verão, nessa época do ano os estilistas apostam em produtos fabricados em materiais mais leves, como seda e algodão.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.