Maternidade

Teste de gravidez com pasta de dente: funciona? Como fazer?

Fazer um teste de gravidez com pasta de dente parece estranho para você? Pois saiba que tem muita gente que acha que está grávida usando esse método caseiro para sair da dúvida.

Mas de onde veio essa ideia? Será que esse teste funciona mesmo? Por que fazer um teste caseiro e como fazer?

Só que a gente vai logo te avisando: precisa ter um bocado de estômago porque o processo é nojento. Então, se você ficar enjoada, não significa necessariamente que você está grávida.

De onde veio a ideia de um teste de gravidez com pasta de dente?

Pode parecer muito bizarro, mas algumas coisas a gente simplesmente não consegue descobrir de onde veio a ideia.

Nós reviramos a internet e não conseguimos encontrar nada que registre como surgiu a ideia de fazer um teste de gravidez com pasta de dente.

Na internet pipocam dezenas de alternativas de testes de gravidez caseiros que prometem revelar se você está ou não esperando um bebê, mas nenhum deles contém uma fonte ou uma origem informada para podermos saber se é mesmo confiável.

O teste de gravidez com pasta de dente funciona mesmo?

Nós procuramos na internet, conversamos com alguns professores de química e a resposta é unânime: NÃO!

O teste de gravidez com pasta de dente não testa nada de fato!

O que acontece, então?

Muitas meninas relatam que ao fazer o teste de gravidez com pasta de dente obtiveram um resultado, o que ele significa, então?

Conversamos com uma professora de química e ela nos explicou que o que acontece no teste de gravidez com pasta de dente é simplesmente uma reação química.

A maioria das pastas de dentes contém carbonato de cálcio, uma substância que ao entrar em contato com os componentes da urina pode adquirir uma coloração azul.

Outra reação que pode ocorrer é a formação de espuma. Essa espuma é formada a partir do choque entre o PH alcalino da pasta de dente e do PH ácido da urina. Quanto mais ácida estiver a urina, mais espuma se formará.

Quando você está grávida a urina de fato pode ficar bastante ácida, mas outros fatores podem deixar sua urina ácida, então esse “resultado” não é conclusivo.

A presença do componente químico lauril éter sulfato na composição de algumas marcas de pastas de dente também favorece a formação de espuma.

Quando você faz um teste de gravidez com pasta de dente, no máximo você está brincando de cientista e produzindo reações químicas utilizando a sua própria urina.

Como funciona um teste de gravidez de farmácia?

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença do hormônio beta HCG na urina da mulher.

Esses testes indicam o resultado com cerca de 95% de acerto, ou seja, você não precisa ficar na dúvida se está ou não grávida.

Se der positivo, faça um exame de sangue para confirmar o resultado e procure imediatamente seu médico que te dará as primeiras orientações que você precisa.

Se der negativo, depois de uns dias você ainda não tiver menstruado e continuar achando que pode estar grávida repita o teste novamente.

Caso o exame dê negativo e você continue por muitos dias sem menstruar, procure um médico para ele investigar o que pode estar acontecendo.

É muito fácil de fazer o teste de farmácia. Basta você fazer xixi num copo descartável ou num potinho que vem junto com o teste de algumas marcas e o colocar o dispositivo com a fita alguns minutos dentro do copo com xixi.

Esse tempo varia entre um e cinco minutos, dependendo da marca, então leia as instruções com atenção antes de começar a fazer o teste.

Retire a fita do potinho e confira o resultado. A leitura é padrão: uma listinha é negativo, duas listinhas deu positivo.

O hormônio beta HCG é liberado exclusivamente pela interação da estrutura do embrião em formação com o útero da mãe e sai pela urina dela. Portanto, esse hormônio só aparece na urina de uma mulher grávida.

No teste de farmácia estão presentes anticorpos que reagem com o beta HCG e fazem aparecer a segunda listinha do teste.

O beta HCG começa a ser liberado assim que o embrião se aloja no útero, o que acontece mais ou menos cinco dias depois da fecundação, dessa forma o exame já pode apontar a gravidez.

Porque fazer um teste de gravidez caseiro?

O que todas nós sabemos é que mesmo nos dias atuais onde tem tanta informação circulando, não é raro meninas cada vez mais jovens engravidarem sem planejamento.

Na dúvida se estão ou não grávidas e sem autonomia financeira para simplesmente comprarem um teste confiável na farmácia, jovens buscam na internet alternativas para tirar essa dúvida sem levantar suspeitas, mas a verdade é que, esses testes caseiros não esclarecem nada.

A melhor opção é mesmo fazer um teste confiável e, se der negativo, começar a se cuidar para evitar passar esse aperto de novo.

Ficou curiosa? Veja como fazer o teste de gravidez com pasta de dente

Se você nunca tinha ouvido falar desse teste de gravidez com pasta de dente e ficou curiosa, vamos te ensinar como fazer – mas lembre que é só para brincar de cientista.

E prepara o estômago, porque pode ser nojento! O teste pode servir para mostrar isso: se você tem estômago forte ou é fraquinha!

Você vai precisar da mesma quantidade de pasta de dente e de urina. Acreditamos que o melhor jeito é você fazer um pouco de xixi num copo descartável.

Então acrescente a mesma quantidade de pasta de dentes e mexa bem até estar tudo bem misturado – essa parte é nojenta! Por favor, use um palito ou colher descartável para misturar!

Agora você só precisa aguardar uns minutinhos até a reação começar – ou ficar aguardando o dia todo e não acontecer nada!

Se cuide, acima de tudo

O mais importante é você lembrar que camisinha não evita apenas uma gravidez na hora errada.

A gente sabe que um filho muda tudo na vida e que mesmo isso não sendo certo nem justo, a maior parcela de ônus será da mãe. Mesmo que o pai seja seu namorado, seja um cara legal, a maior carga ficará mesmo para você.

Mas além disso a camisinha também te ajuda a se proteger contra um número imenso de DSTs que existem. Algumas tem o tratamento mais fácil e outras, como a AIDS, não tem cura.

Então acima de tudo, use camisinha sempre. Mesmo que você tenha um único parceiro. É uma forma de evitar muitos problemas – e assim você só vai precisar fazer o teste de gravidez com pasta de dente se ficar curiosa e quiser ver seu xixi espumando – ou não.

/* ]]> */