Beleza Cabelos

Texturização com bigudinho: confira passo a passo como definir os cachos

Quem tem cabelos cacheados ou crespos sabe o quanto é difícil deixar os cachos definidos, especialmente durante a transição capilar. Isso porque os fios ainda estão com aquela aparência “meio lisa, meio cacheada”, por conta dos resquícios de químicas utilizadas antes do processo, o que resulta em um visual que pouco agrada na frente do espelho.

É por isso que existem atualmente inúmeras técnicas de texturização capilar que ajudam a induzir e definir os cachos enquanto a parte lisa dos fios vai saindo. Algumas delas você já conheceu aqui em outros artigos no blog, como é o caso dos coquinhos e do twist. No nosso post de hoje, você vai conhecer melhor mais uma técnica bastante conhecida entre as crespas e cacheadas, feita a partir de um acessório usado desde o tempo da vovó para enrolar as madeixas: a texturização com bigudinho.

Se você ainda não conhecia esse acessório, vai ficar chocada em saber o quanto ele poderá te ajudar enquanto está “transitando”. Ele pode ser encontrado em diferentes formas e espessuras, cada uma específica para cada tipo de cabelo. Lembra do efeito dos famosos bobes usados pela vovó antes de dormir? Pois bem! O resultado e a colocação do bigudinho é bem parecido com esses, com o diferencial que esse modelo garante muito mais definição aos cachos, além de não danificar os fios na hora de colocar ou tirar.

Quer saber como fazer texturização com bigudinho? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro passo a passo mais dicas para arrasar no visual encaracolado! Vamos lá!

Tipos de bigudinhos para cada cacho

Se você quer driblar as ondas ou cachos nas suas madeixas que ainda estão indefinidas, o bigudinho será o seu melhor aliado. No entanto, para conseguir o resultado desejado, é preciso acertar na escolha do formato e espessura desse apetrecho de acordo com o seu tipo de cacho.

E a regra é simples: para cachos maiores e mais largos, os acessórios mais grossos são as opções ideais. Já para quem gosta de caracóis mais finos e menores, os modelos mais finos devem ser os escolhidos para esse objetivo. Confira:



Espiral: Nesse tipo de modelo, a ideia é encaixar os fios para ficarem em um formato único e igual. O resultado é de cachos super definidos e sem diferença um do outro.

Cilíndrico: Esse modelo é um dos mais populares e usados comumente entre crespas e cacheadas. Trata-se, como o nome já diz, de um cilindro mais fino no meio e mais espesso nas pontas. Nas pontas, o acessório vem com pequenos dentes e texturas para prender melhor e ficar no cabelo na hora de texturizar as mechas. Nessa mesma versão, alguns apetrechos vêm com um elástico na ponta, que também servem para aderir melhor aos fios depois de enrolar, e outros podem ser presos com elásticos ou grampos avulsos.

Circular: Os modelos circulares de bigudinhos são aqueles feitos com um tipo de borracha flexível. Para utilizá-lo, você enrola os fios em torno de um bastão e, em seguida, une as duas pontas, formando um círculo – daí, o seu nome.

Como fazer texturização com bigudinho? Veja passo a passo

Agora que você já entendeu como escolher o melhor tipo de bigudinho para os seus cachos, chegou a hora de aprender como usar esse acessório para induzir e definir os seus caracóis com sucesso! Aprenda a seguir como fazer texturização com bigudinho passo a passo:

Passo 1: Antes de começar, é preciso que os seus cabelos estejam já limpos, mas ainda úmidos e desembaraçados. Também é importante já ter em mãos tudo o que você vai precisar para iniciar a texturização para poupar tempo, como um pente fino, os bigudinhos, grampos e creme para pentear.

Passo 2: Agora, basta dividir o cabelo em mechas pequenas e prendê-las com presilhas, de preferência, sem dentes para não quebrar os fios.

Passo 3: Em seguida, pegue uma das mechas e aplique um pouco de creme para pentear ou um leave-in. Depois, enrole-a em volta do bigudinho, começando pelas pontas e levando o apetrecho em direção à raiz. Coloque os grampos para prender o cabelo ao acessório.

Passo 4: Repita o passo 2 em todas as mechas que você separou.

Passo 5: Depois de terminar todo o cabelo, espere os fios secarem totalmente. No caso de quem estiver com pressa, a dica é usar o secador para agilizar a secagem.

Passo 6: Para finalizar, retire os bigudinhos bem devagar e com cuidado, soltando os cachos com os dedos e finalizando a texturização dos fios aplicando um óleo de argan ou qualquer outro óleo vegetal que você tiver.

Veja também: Conheça os 15 melhores óleos para passar no cabelo

Como cuidar do cabelo após a texturização?

Depois de terminar a texturização dos seus cachos usando os bigudinhos, você vai ver o quanto esse processo pode deixar o seu cabelo lindo, digno de um comercial de TV. O resultado pode durar até três dias, o que vai depender exclusivamente dos cuidados que você terá com os seus fios após o processo.

Para prolongar o efeito definidos dos seus caracóis, é necessário dos seus cachos com carinho, especialmente na hora de dormir. Antes de ir para a cama, lembre-se de protegê-los com uma touca de cetim ou de seda para evitar amassá-los e deixar um aspecto frizzado. Isso porque as fronhas de algodão costumam deixar fluidos e enroscam no cabelo, puxando os fios e causando bastante atrito.

Caso você não tenha uma touca de cetim ou de seda, pode apostar no método da touca de nero, colocando uma meia-calça velha em volta da cabeça para proteger os seus cachos e mantê-los definidos ao longo do dia seguinte.

E aí? Gostou de saber como fazer a texturização com bigudinho? Você já usou esse método ou algum outro para definir os seus cachos? Então, Compartilhe!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */