Cabelos

Texturização com lápis: o que é e como fazer? Descubra aqui!

Para muitas mulheres que não nasceram com caracóis naturais, a única maneira de ganhar aqueles lindos cachos é com uma mãozinha do babyliss. Mas, neste artigo, veremos que é possível conseguir esse efeito dos sonhos utilizando um objeto simples do nosso dia-a-dia: conheçam a texturização com lápis!

E para não ter erro, vamos colocar um passo-a-passo que mostra claramente que não precisamos de muita coisa para ser feliz. Afinal, os cachinhos feitos em casa são fáceis de fazer e sempre resultam na maior facilidade para todas nós!

A texturização com lápis funciona em qualquer tipo de cabelo

Antes de mais nada, pegue o primeiro lápis que você encontrar pela sua casa. A diferença nessa texturização é um resultado final com cachos mais abertos, mas a definição que se quer.

Você tem duas formas para executar a texturização com lápis: a primeira é enrolando a mecha de cabelo no lápis e passando a chapinha para ele pegar o formato. Como desse jeito a probabilidade de danificar as madeixas com o calor é maior, se você quiser tentar, não esquece do protetor térmico e de fazer com os fios secos, ok? Ah, é importante lembrar de jamais se esquecer de um creme ao pentear com essas texturizações.

A não ser que você queira fazer a texturização com lápis e chapinha, o creme para pentear vai ser o grande amigo para a outra feita com os fios úmidos! Ele ajuda o cabelo a pegar melhor o formato dos cachinhos e a fixar os cachos com mais facilidade. Também fique atenta para escolher um produto adequado para o seu tipo de cabelo: ele vai fazer a maior diferença!

Como fazer a texturização com lápis

Com o passar dos anos, os métodos de cacheamento dos cabelos se tornaram variados e até históricos, do uso de uma escova e o secador, passando pela época dos bobes pela noite e chegando ao recente babyliss. Entretanto, hoje você pode utilizar um objeto comum encontrado até mesmo no carro ou na sua bolsa: um lápis. Então, comece a procura que as dicas para cachos deslumbrantes chegaram! Temos dois métodos para escolher: sem produtos e com uso de chapinha



Método 1: cachos sem produtos

1ª etapa: após sair do banho, deixe os cabelos úmidos.

A partir daí, é hora de secá-los usando uma toalha. Vá torcendo o cabelo com cuidado a fim de retirar o excesso de água, num movimento leve e sempre da raíz até as pontas. Lembre-se de que os fios não devem apresentar pingos visíveis, apenas aparentar estarem molhados. Detalhe: a presença de água pode deixar os cachos meio indefinidos, mas ele deve estar molhado o bastante para poder ser modelado

2ª etapa: divida os cabelos em mechas.

Assim, quanto menores as mechas, mais definidos serão os cachos. Isso pode tomar muito tempo e ainda vai depender da sua intenção: enquanto as mechas pequenas vão render cachos mais apertados, mechas maiores vão criar cachos mais largos e soltos.

3ª etapa: enrole, uma a uma, as mechas no lápis.

Separe uma mecha, enrole-a no lápis e faça giros de 180°, para ficarem bem presos. De sequência torcendo os fios ao redor dele. Para que os cachos sejam uma moldura ao rosto, deixe sempre uma área lisa de alguns centímetros na parte superior.

4ª etapa: prenda os cabelos ao lápis por, pelo menos, duas horas.

Assim, quanto mais tempo você deixá-los presos, maior definição terão os cachos. Assim, prenda o cabelo ao lápis com objetos como um simples elástico, e assim por diante. Outra dica útil é prender os lápis ao cabelo e ir para a cama com eles. Seus cachos vão parecer mais naturais na manhã seguinte.

5ª etapa: é hora de soltar as mechas.

Assim que você sentir que os cabelos estão bem secos, solte-os. Mas comece sempre pelas mechas que você fez primeiro, deixando as últimas com tempo para secar. No caso de os cachos estarem estreitos demais, é só passar a ponta dos dedos para eles chegarem na forma de texturização com lápis desejada.

Método 2: usando a chapinha

1ª etapa: penteie muito bem os cabelos ainda secos.

Esta fase é importante para você desembaraçar bem os fios antes de começar sua texturização com lápis. Com cuidado e delicadeza, passe uma escova ou pente por todos os fios, desde a raiz até as pontas. Para os cabelos cacheados, sempre utilize um pente com dentes mais largos e para cabelos lisos, prefira um pente fino.

2ª etapa: selecione uma mecha e torça-a no lápis.

Procure manter cada volta junta, sem encavalar numa das extremidades do lápis. Assim ele não aparecerá embaixo dos cabelos e ainda vai garantir que seus cachos fiquem com um ar mais natural por toda a extensão, sem risco de queimar o lápis com a chapinha.

3ª etapa: use a chapinha nos cabelos torcidos.

Mas cuidado: se seus cabelos foram tratados com química, não deixe que ela ultrapasse os 180 graus. Então, espere uns 5 segundos em cada mecha, pressionando cada madeixa ao lápis. Para seu penteado ter maior duração e mais definição, procure usar um spray de fixação ao mesmo tempo em segura os cabelos.

4ª etapa: separe os cachos dos lápis suavemente.

Passando os dedos entre os fios você eliminar aquele efeito “mola”, mas deve exagerar para não desfazer os cachos. Assim que você chegar ao resultado em que a texturização com lápis está tomando forma, é hora de finalizar.

5ª etapa: faça um acabamento com spray de fixação.

Utilizando um fixador de média intensidade, segure-o a cerca de 30 cm do cabelo e espalhe o produto. Isso vai manter seu look perfeito o dia todo.

Texturização com lápis: dicas que valem ouro

É maravilhosa a notícia de que o efeito de texturização com lápis funciona em absolutamente qualquer tipo de cabelo. E você pode utilizar dois processos diferentes para a execução:

  1. Enrolando o cabelo com o lápis e prendendo-os fios a um grampo ou elástico;
  2. Enrolando os fios no lápis e dando um nó nas duas pontas.

Seja qual for a sua opção, siga essas dicas e aproveite seus novos cachos!

  • Mantenha a chapinha sempre limpa após o uso;
  • Faça manutenção regular dos cabelos;
  • Use sempre uma proteção térmica ao utilizar recurso que aquecem os fios.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */