Nutrição Saúde

Tipos de colesterol: saiba o que é cada um

O colesterol é uma substância encontrada em gorduras – ou lipídios – do sangue. As lipoproteínas são moléculas que contém gorduras e proteína, carregam o colesterol através da corrente sanguínea.

Embora seja uma substância natural e necessária para construir células saudáveis no corpo, o excesso destas substâncias pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Saiba mais sobre os tipos de colesterol, e quais as diferenças entre eles:

Tipos de colesterol

Há dois tipos de lipoproteínas: a lipoproteína de  baixa densidade (LDL) e a de alta densidade (HDL). Quando um médico solicita um exame de sangue, LDL, HDL e um quinto dos triglicerídeos presentes no sangue são medidos. É isso que determina a contagem total do colesterol.

Enquanto o colesterol total é a soma destes três fatos, cada um possui características próprias.

Colesterol LDL

Cholesterol plaque in artery, concept isolated on white

O LDL é comumente chamado de “colesterol ruim”. Seu principal propósito é carregar a substância do seu fígado e enviá-lo para os tecidos que o necessitam. Todas as sobras do LDL, no entanto, formam uma substância dura nas artérias. O acúmulo destas placas podem levar a um derrame ou ataque cardíaco. É o que popularmente chamamos de “entupimento”.

Em geral, é comum que o LDL seja a maior parte do colesterol presente no sangue. As pessoas com níveis mais altos do LDL possuem um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Outras condições, como diabetes tipo dois e alta pressão sanguínea também são associadas ao LDL.

O nível adequado de colesterol LDL no corpo depende de uma série de fatores. Se você possui alguma condição cardíaca, ou risco maior de desenvolver estas doenças, espera-se um nível abaixo de 100 mg/dL. Pessoas que não apresentam riscos deste tipo podem manter níveis saudáveis até os 160 mg/dL.

Colesterol HDL

 

O HDL é aquele que normalmente chamamos de “bom colesterol”, pois ele auxilia a remover o LDL das artérias. Uma vez que ele carrega o LDL para fora das artérias, o transporte de volta ao fígado. Lá, ele pode ser adequadamente removido ou reutilizado.

Os principais centros de estudo sobre o tema determinam que é importante possuir níveis acima de 40 mg/dL para reduzir o risco de derrames e doenças cardíacas. Isso pode ser obtido através de hábitos de vida simples, como praticar exercícios, parar de fumar ou perder o excesso de peso.

Em casos mais avançados, pode-se recorrer à medicação para normalizar os níveis de HDL no organismo.

Triglicerídeos

 

Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada na corrente sanguínea. Eles fornecem energia para o corpo. Quando você consome mais calorias do que seu organismo precisa, você possui maior chance de acumular um alto nível de triglicerídeos, podendo gerar obstrução nas veias.

Há diversos fatores que podem resultar em triglicerídeos elevados. Entre eles:

  • Obesidade;
  • Fumar regularmente;
  • Excesso de consumo de álcool;
  • Falta de exercício;
  • Dieta rica em carboidratos refinados;
  • Condições genéticas hereditárias, como doenças cardíacas e diabetes;

Colesterol VLDL

revista-saude-colesterol-vldl5

O Colesterol VLDL é uma proteína de densidade muito baixa. É uma forma menos popular da substância chamado de ruim. De acordo com as convenções médicas, é perigoso manter níveis superiores a 30 mg/dL no organismo. Ele eleva significativamente as chances de derrame e doenças cardíacas.

Veja também:

/* ]]> */