Recomendados para você
Saúde Bucal

Quais são os tipos de escova de dente mais comuns?

Existem diversos tipos de escova de dente. Escolher a mais indicada para o seu dente é a melhor maneira de se ver livre das bactérias tão nocivas.

Muitas vezes, o surgimento das cáries, placas bacterianas e outros desconfortos estão ligados a má escovação dos dentes e a utilização de escovas erradas.

Manter a saúde dos dentes em plenas condições é fundamental para que não ocorra a perda deles. Algumas maneiras preventivas são essenciais para se manter distante dessas doenças. Conhecer os tipos de escova de dente pode ser o primeiro passo para escolher a mais ideal para você.

Os restos de alimentos e quantidade de saliva presente na boca formam o ambiente perfeito para a proliferação de centenas de bactérias, todas elas muito nocivas para a saúde.

Quando essas bactérias se fixam na raiz dos dentes, não há nada que possa ser feito, pois elas se calcificam e sua remoção é possível apenas no consultório do dentista.

Quem inventou a escova de dente?

As escovas de dentes eram utilizadas em diversas civilizações – não com esse design todo bonitinho que vemos hoje, mas com as mesmas funções de limpeza dos dentes.

Cerca de 3.000 anos a.C., algumas civilizações utilizavam galhos de árvore bem fininhos para promover a limpeza dos dentes.

Foi em meados de 1938 que inventaram a escova que é semelhante às escovas de hoje em dia. Feitas com fios de nylon, essas escovas foram levadas para o mundo todo depois da Segunda Guerra Mundial, onde os soldados criaram o hábito de fazerem a higiene bucal. Essa escova foi batizada de Doutor Oeste.

Hoje em dia, com tantas marcas e modernidades, os tipos de escova de dente se multiplicaram. Tem para todos os gostos.

É muito importante você conhecer o tipo de escova mais adequado para a sua boca e os seus dentes. Nesse texto de hoje você vai saber mais informações sobre elas e com isso poderá escolher a sua escova.

Por que escovar os dentes todos os dias?

A nossa boca é um ambiente ideal para a proliferação de bactérias. É graças ao ambiente úmido por causa da saliva e os restos de alimentos ali presentes que alguns tipos de bactérias têm a capacidade de provocar diversos tipos de cáries.

Escovar os dentes todos os dias é essencial para se ver livre dessas bactérias nocivas. Quanto mais tempo você fica sem escovar os dentes, mais fácil é para que essas bactérias se transformem em placa bacteriana.

O açúcar ainda é um alimento muito nocivo para os dentes. Substituí-lo é uma ótima opção. Conheça o xilitol, um poderoso adoçante que, além de ajudar a saúde dos seus dentes, não possui nenhuma contraindicação.

Fazer uma visita regular ao seu Dentista é muito importante para manter a saúde dos dentes.

Conheça 5 tipos de escova de dente

O mundo se modernizou e diversos produtos foram surgindo, com as escovas isso não foi diferente. Existem alguns tipos de escova de dente que podem ser perfeitas para o seu tipo de dente, listamos a seguir algumas escovas para você conhecer e escolher a sua.

Conheça algumas dessas escovas:

1. Escovas com cerdas indicativas

Esses tipos de escova de dente possuem um sinalizador que indica quando é o momento certo de troca-la. Quando isso acontece, o sinalizador geralmente muda de cor. É nessa hora que você deverá comprar outra e realizar a substituição.

Utilizar uma escova com o prazo de troca vencido é uma perda de tempo, pois ela não realizará o seu trabalho de forma eficaz.

2. Escovas com cerdas do tipo unitufo

Essas escovas te ajudam a fazer a limpeza dos dentes do fundo que são muito difíceis de alcançar.

Esse tipo de escova possui uma cabeça menor que as outras, por isso, é mais fácil limpar aqueles cantinhos difíceis. Além de promover essa limpeza dos dentes do fundo, elas também podem servir para dar o toque final na escovação.

Para testar você pode utilizar diversos tipos de escova de dentes e sentir a qual delas você melhor se adapta.

3. Escovas ortodônticas

As escovas ortodônticas são recomendadas para as pessoas que possuem aparelhos ortodônticos. Os aparelhos fixos principalmente são os que mais acumulam restos de comida e utilizar uma escova comum pode não ser a melhor escolha.

Essas escovas possuem cerdas especiais em formato de “V”, totalmente eficaz para promover a limpeza de todos os cantos dos dentes.

As cerdas dessas escovas geralmente são macias e de formato arredondado, possibilitando a aproximação da gengiva.

Existe um outro tipo de escova chamada de escova interdental, excelente para acabar com a sujeira deixada pelos restos de alimentos no aparelho.

4. Escovas com cerdas duras e médias

Esses tipos de escova de dente não são muito recomendadas pelos Dentistas, pois como possuem cerdas muito duras, podem machucar a gengiva e inclusive danificar o esmalte dos dentes.

Algumas pessoas pensam de forma errada sobre as cerdas das escovas. Algumas acham que quanto mais dura for, melhor será a limpeza. Isso é um equívoco.

Para fazer a limpeza de dentaduras e aparelhos ortodônticos , elas são ideais, basta fazer movimentos circulares e suaves em todo o aparelho.

5. Escova com limpador de língua

Assim como os dentes, a língua também acumula muitas bactérias, principalmente por causa dos restos de alimentos que permanecem na boca.

Não se pode escovar a língua com a sua escova de dente. Existem, no mercado, alguns tipos de escova de dente que possuem na parte traseira das cerdas o limpador de língua.

Essas escovas não são as mais recomendadas para você limpar a língua. Para fazer a correta higienização da língua, compre uma específica para isso.

Uma forma natural de limpar os seus dentes e língua é consumir cenoura, de preferência crua!

Você também deve sempre manter a língua e a gengiva do bebê sempre limpas, evitando dessa forma o surgimento de doenças.

Qual a maneira correta de escovar os seus dentes?

Não basta ter uma escova de dente potente se você não souber escovar os seus dentes de maneira correta.

O ideal é que você escove os seus dentes 3x por dia, principalmente depois das refeições. A principal escovação é aquela feita antes de dormir, pois o período em que você está dormindo é o maior deles e as bactérias aproveitam para fazer a festa.

Agora que você conheceu alguns tipos de escova de dente e escolheu a sua, veja como escovar os dentes de maneira correta. Acompanhe:

  • Coloque um pouco de pasta de dente na sua escova;
  • Faça 10x (no mínimo) alguns movimentos circulares na região dos dentes dos fundos;
  • Nos dentes da frente, os movimentos são na direção vertical e devem ser repetidos por 10x seguidas;
  • A língua deve ser escovada com movimentos de trás para frente;
  • Faça bochechos com água e descarte na pia.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */