Cabelos

Conheça os principais tipos de grampos para cabelo

Quem curte fazer diferentes penteados sabe que ter um cabelo adequado a cada estilo não é o bastante. Eventualmente se faz necessário recorrer a alguns recursos para que o penteado tenha estrutura e fique firme. Não por acaso, muitas pessoas utilizam diferentes tipos de grampos para cabelo.

Você não entendeu mal, existem vários tipos de grampos para cabelo, e cada um possui uma função diferente para te ajudar a finalizar seu penteado da melhor forma possível. Conheça a seguir os tipos de grampos para cabelo que existem no mercado, além de como e quando usar cada um deles a seu favor.

Grampo tipo jumbo

Esse tipo de grampo é muito indicado para mulheres que possuem cabelos grossos e pesados, pois adere mais ao fios, sendo muito usado para fixação de penteados como coques. Ele auxilia na sustentação de cabelos pesados e afros.

O uso desse tipo de grampo é indispensável em penteados do tipo hardcore, onde é exigido o máximo de sustentação e segurança, evitando que o penteado se desmanche com o passar das horas.

Outra vantagem que o grampo jumbo te oferece é que ele consegue segurar as mechar mais cheias de seu cabelo, o que possibilita penteados mais elaborados em cabelos volumosos e grossos.

Grampo do tipo regular

Esse é o tipo de grampo mais comum e mais conhecido pelas mulheres. É possível que grande parte das pessoas já tenha usado o grampo regular pelo menos uma vez na vida, seja na formatura do pré-escolar ou em uma cerimônia de casamento, sendo a noiva, madrinha ou convidada.



O grampo regular ajuda seus cabelos a se prenderem a uma espessura média, não podendo ser muito grossa. Esse tipo de grampo pode ser usado para finalizar penteados com tranças ou penteados em cabelos afros que não são muito volumosos.

Grampo do tipo mini

Se você é o tipo de mulher que possui o cabelo super fino e acredita que nenhum penteado segura bem em seus fios, saiba que para você o mais indicado e o grampo mini. Isso porque os demais tipos de grampos para cabelo podem ser pesado e escorregar de sua cabeça desfazendo seu penteado.

O grampo mini, no entanto, além de ser usado em penteados de cabelos super finos, também é usado para finalizar pequenos detalhes em penteados mais elaborados, pois pode prender pequenas mechas soltas.

Grampo do tipo tradicional

Assim como o grampo mini, o grampo tradicional é mais usado na finalização de penteados, porém, o seu diferencial é que funciona para diferentes tipos de cabelos, ou seja, ele é o mais usado em salões por atender a quase todas as mulheres.

Grampos do tipo serrilhado

Atualmente o tipo de grampo mais conhecido no mercado é o serrilhado, conhecido também como bobby pins, usado em bobes, esse tipo de grampo possui uma bolinha na ponta e seu corpo é serrilhado.

Essa bolinha que o grampo possui na ponta, ajuda a fixar melhor o penteado, podendo ser usado também com bobes ou outro acessório que demanda esse tipo de grampo para dar mais firmeza.

O grampo serrilhado pode ser encontrado em mercados em dois tamanhos, sendo que o pequeno é indicado para fixar penteados na lateral do cabelo, ou na finalização de penteados, prendendo também melhor os bobes pequenos.

Os grampos maiores, são conhecidos como grampos de sustentação no meio do setor de cabeleireiros, pois oferece mais firmeza e tamanho, para bobes e penteados, além de estilizações mais elaboradas que usam mechas em diferentes posições.

Esses tipos de grampos além de dois tipos de tamanho ainda podem ter cores diferentes. Os mais claros são indicados para penteados em cabelos loiros ou para quem deseja deixar o acessório dourado em destaque. Mas também existem os na cor preta, sendo o mais tradicional, indicados obviamente para cabelos mais escuros.

Grampos invisíveis

Como você pôde ver, para elaboração de diferentes penteados em diferentes tipos de cabelos, existem diferentes tipos de grampos para cabelo, assim há uma infinita gama de possibilidades a explorar.

Outro tipo de grampo muito usado por cabeleireiros, por exemplo, é o grampo invisível, esse tipo de acessório possui o formato reto, sem bolinha nas pontas, tendo a ponta de suas hastes abertas.

O grampo invisível é muito usado em penteados para deixar os fios em seu devido lugar, porém ele não oferece nenhuma sustentação ao penteado por causa do seu formato. Além das cores tradicionais, é possível encontrá-lo em outras cores dependendo da marca escolhida.

Por possui uma forma mais reta, esse tipo de grampo pode ser usado para marcar algum penteado, o que faz com que seja criado o estilo de grampo aparente, muito usado em passarelas e celebridades.

Maneira correta de usar grampos

Por fim é importante dizer que de nada adianta ter diferentes tipos de grampos para cabelo em casa se não sabe a forma correta de usar cada um. Até porque, usando errado poderá colocar a perder seu penteado em minutos, pois ele não terá sustentação correta.

No momento em que for colocar o grampo para fixar um penteado, portanto, procure colocar a parte ondulada passando pelos fios, pois é ela que fará a função de fixação de seu penteado.

Outra dica importante é colocar o grampo de forma que ele possa se esconder entre os fios, a não ser que seja a intenção deixar os grampos à mostra em seu penteado.

Outra dica muito importante para aquele momento em que está no meio de um penteado, é colocá-lo na boca para abri-lo, isso te ajuda a usar apenas uma mão, uma vez que a outra estará segurando o penteado.

Agora que você conhece os diferentes tipos de grampos para cabelo, basta escolher o melhor penteado para seu dia a dia e usar as possibilidades que cada um oferece.

O ideal é brincar com as possibilidades, sem pressão para que o penteado seja perfeito. Apenas divirta-se mudando de visual, e trabalhando as possibilidades que podem ser feitas na sua estrutura de cabelo com o tipo de grampo indicado.

Só tome cuidado na hora de fixar o grampo muito próximo ao couro cabeludo para não causar algum acidente perfurando sua pele, uma vez que essa região possui inúmeros vasos sanguíneos e pode sangrar com muita facilidade.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */