Pele

Tipos de manchas na pele e o que elas podem significar

Nem todos os tipos de manchas na pele são motivo para desconfiança e medo. Algumas aparecem simplesmente por fatores externos como a exposição aos raios solares que acabam produzindo uma quantidade de melanina acima do comum. Se você está com alguma mancha na pele não se desespere, conheça a seguir quais são os tipos que existem e se elas são maléficas.

Com o crescimento do número de casos de pessoas com câncer de pele qualquer manchinha que aparece já causa preocupação.

Mesmo com toda essa preocupação, as pessoas precisam entender que nem todas essas manchas são anormais. Para saber com exatidão do que se trata a mancha que apareceu na sua pele, é preciso consultar um Médico Dermatologista.

Existem diversos tipos de manchas na pele, conhecer cada uma delas é fundamental para que você não se desespere sem precisar.

De acordo com especialistas, as manchas que devem receber uma atenção especial são aquelas que aumentam de tamanho ou que apresentam características diferentes como coceira, ardência entre outras.

Se você está com dúvidas e medos a respeito de uma mancha que acabou de aparecer, não espere ela tomar grandes proporções para consultar um médico.

Cuidados e tratamentos para os tipos de manchas na pele

Antes de se preocupar e começar a passar qualquer tipo de produto na sua pele só porque alguma mancha apareceu é importante saber diferenciar cada uma delas.



Algumas pessoas acabam apresentando diversas manchas escuras na pele, pode não parecer, mas essas manchas são muito comuns e são causadas principalmente pela exposição aos raios solares sem proteção.

Outros fatores também podem ser os responsáveis pelo surgimento dessas manchas, principalmente os hormonais. Entenda mais a seguir quais são os tipos de manchas na pele que existem e porque elas aparecem.

Lembrando que para cada mancha existe um tratamento adequado. O primeiro passo é você saber identificar qual o tipo da sua mancha e em seguida saber qual o melhor tratamento para ela.

Acompanhe a seguir e entenda cada um dos tipos de manchas que aparecem na pele.

1 – Manchas com tons avermelhados

As manchas nos tons vermelhos geralmente são acompanhadas de dermatites diversas e na maioria das vezes coçam muito.

Com o passar do tempo essas manchas podem progredir para manchas com tons marrons.

Elas podem ser desencadeadas também por causa de alergias alimentares. É muito comum no caso daquelas pessoas que tem alergia a camarão por exemplo, e que quando comem ficam toda empipocada.

Tratamentos

Na maioria das vezes, o tratamento é feito com cremes a base de corticoide onde é recomendado o uso durante 2 vezes ao dia.

2 – Manchas com tons escuros no rosto

As manchas que aparecem no rosto com tons mais escuros são comuns em mulheres grávidas e nas que estão entrando na menopausa.

Essas manchas possuem o nome de melasma e aparecem principalmente por causa das alterações hormonais que as mulheres sofrem nesses períodos de gravidez e menopausa.

A exposição exagerada ao sol pode ser muito prejudicial, fazendo com que elas inclusive aumentem de tamanho.

Tratamentos

Adotar o costume de passar protetor solar é a melhor maneira de tratar esses tipos de manchas. Evitar a exposição da pele ao sol também é excelente para que essas manchas não apareçam.

3 – Manchas nas dobras do pescoço

Essas manchas são típicas de quem possui diabetes. O nome científico delas é Acantose Nigricans e surgem geralmente nas dobras cutâneas do pescoço, das axilas e das mamas.

Sua coloração costuma ser escura e não apresentam odores fortes.

Se você já tem diabetes ou está apresentando essas manchas em grandes quantidades, faça um teste de glicose e veja como está a sua resistência à insulina.

Tratamentos

Existem alguns cremes clareadores que podem ajudar muito a diminuir essas manchas. O Médico saberá te dizer com propriedade qual a melhor maneira e quais os produtos mais adequados para o seu caso.

Quando a causa for excesso de peso, o recomendado é que você emagreça, assim a pele se tornará muito mais uniforme.

4 – Manchas de vitiligo

De todos os tipos de manchas da pele, as causadas por vitiligo são as mais comuns.

O vitiligo é uma doença e as manchas que ela causa são brancas. Aparecem nas regiões do cotovelo, rosto, joelhos, mãos e pés.

Tratamentos

Esse tipo de mancha deixa a pele muito mais sensível, então é fundamental que você faça um tratamento adequado, pois o surgimento de câncer é facilitado quando a pele é mais sensível.

5 – Manchas causadas pelo limão

Que o limão é uma fruta ácida isso não é novidade para ninguém. O contato do líquido do limão com a pele pode causar queimaduras sérias e manchas escuras, difíceis de serem removidas.

As lesões causadas pelo limão têm o nome científico de fitofotodermatite. O limão entra em contato com a pele, aí a pessoa fica exposta ao sol e pronto, a macha surge.

A reação na pele pode ser de pequenas manchas ou até de queimaduras.

Portanto, mexeu com limão? Lave bem as mãos antes de ficar exposta ao sol.

Tratamentos

Para esse tipo de mancha o ideal é manter a pele sempre limpa e em seguida passar um hidratante.

6 – Manchas provocadas pelas acnes

O surgimento da acne no período da adolescência acaba deixando marcas que muitas pessoas carregam até hoje na vida adulta.

Dentre todos os tipos de manchas na pele que existem, essas sem dúvidas são as mais comuns e encontradas facilmente nas pessoas.

Essas manchas se apresentem na maioria das vezes em tons rosados e podem inclusive deixar alguma deformação na pele.

Tratamentos

Hoje em dia existem tratamentos diversos para a acne, desde microagulhamento, peeling, laser entre outros. Pesquise bem cada um deles e escolha o melhor para você.

7 – Manchas causadas por pano branco ou micose de praia

Pode parecer inofensiva no começo, mas a micose de praia ou pano branco como também é conhecida deixa a pele bem manchada.

A pele fica totalmente infestada por causa do fungo causador dessa micose e por causa dessa infestação, aparecem manchas esbranquiçadas na pele.

Quanto mais baixo está o sistema imunológico, mais fácil é aparecer essas manchas.

Tratamentos

Para esses tipos de manchas é necessário aplicar produtos com ações antifúngicas por pelo menos 3 semanas. Se a área afetada for muito grande, pode ser necessário a ingestão de antifúngicos por via oral.

8 – Manchas próprias da idade

Como você viu existem muitos tipos de manchas na pele, a mancha senil é um desses tipos que aparece naturalmente no corpo devido ao envelhecimento.

Sua coloração é marrom e podem surgir de diferentes tamanhos. Observe, as pessoas mais idosas possuem esses tipos de manchas.

Elas começam a surgir geralmente nas regiões das mãos principalmente, dos braços e do pescoço.

Essas manchas são mais notáveis em quem tem a pele mais clara, mas isso não quer dizer que elas não existam na pele mais escura.

Tratamentos

Os tratamentos a laser são os mais indicados e sem dúvidas os mais eficientes. Logo no começo do surgimento desses tipos de manchas, fazer peeling e aplicações de Luz Intensa Pulsada podem ser o suficiente. Experimente, mas antes converse com o seu Médico.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */