Looks Moda

5 tipos de meia-calça e como usá-las no dia a dia

Tipos de meia-calça

A variedade em espessuras de fios e modelos permite a combinação de vários tipos de meia-calça com looks variados em qualquer estação do ano e claro, arrasar em todas elas!

Os tipos de meia-calça são classificados por numerações de acordo com o seu fio, que variam dos mais finos e quase imperceptíveis nas pernas, até os mais grossos e bastante visíveis, uma ótima opção para se aquecer nos dias mais frios. Conheça mais sobre os tipos de fios de meia-calça e veja algumas dicas de como usá-las:

Fios finos

Geralmente o tipo de meia-calça com fios finos apresenta uma tonalidade similar ao tom natural da pele quando escolhida na cor certa. Ela é mais usada em dias frescos, que não são extremamente frios ou com calor intenso. A maioria das mulheres adeptas desse tipo de meia fina gostam de usar para “disfarçar” manchas ou marcas pouco evidentes e deixar as pernas mais bonitas.

Veja também – Meia cano alto: como combinar com qualquer look

As numerações dos fios finos variam do menor, que é o 7, até o 20. Existem também variações como fios 10, 13 e 15, que podem ser encontrados desde a tonalidade cor da pele, que é mais clara até a preta, a mais escura.

O fio fino está entre os tipos de meia-calça que são ótimos para combinar com produções em que as pernas ficam à mostra de uma forma natural, sem parecer que está de meia. Se preferir destacar as pernas de forma discreta, aposte na meia com tonalidade preta. Como a meia é bastante delicada, é preciso ser muito cuidadosa na hora de vestir para não puxar nenhum fio.

Fios grossos

A meia-calça com fios grossos é aposta certa para manter as pernas bem protegidas nos dias de inverno. Com ela, é possível usar peças como saias e vestidos até mesmo nos dias mais frios. A numeração dos fios varia do 40 (muito usado por bailarinas), até 60, 70 e 80, em que os fios são grossos e bastante visíveis.

Apesar da meia-calça preta de fio grosso ser a mais comum e a preferida entre as mulheres, existe uma variedade de tipos e tonalidades que podem ser escolhidas de acordo com o seu gosto ou até mesmo para combinar com o seu look. Elas podem ter cores intensas como: bordô, verde escuro, azul marinho, vermelho, cinza, berinjela, marrom ou até com estampa xadrez, de poá, listras, mesclada, canelada, entre outros. O fio da meia-calça também pode ser escolhido entre efeito opaco ou em microfibra.

Fios muito grossos

E se você achava que os tipos de meia-calça mais grossos eram o de numeração de fio 80, se enganou. Existem fios ainda mais grossos, que variam do 110 ao 150 que podem ser usados em dias extremamente frios ou até mesmo como calça legging, pois o tipo do fio é diferente, não marca e é bastante confortável. As meias muito grossas também podem apresentar uma variedade de tonalidades, estampas e acabamentos.

Veja também – Fotos e dicas de como usar meia calça rasgada

Além do mais, a meia-calça fio 140 também pode ser encontrada como um tipo de meia terapêutica medicinal, também conhecida como meia-calça de compressão, muito utilizada em pós-operatórios de varizes ou de cirurgias plásticas para moldar o corpo, nos primeiros meses de gestação ou por sedentários. Ela garante o alívio da circulação e demais efeitos colaterais das pernas e garante bons resultados. Essas geralmente são encontrada apenas nas tonalidades de acordo com a sua cor da pele.

Fios diferentes

Para aquelas mulheres que gostam de ousar na produção e deixar o look ainda mais sensual ou no estilo rocker, a meia arrastão tem um tipo de fio diferenciado, com aberturas que variam das mais espaçadas e grandes às menores e mais juntas. As cores da meia arrastão variam do branco, vermelho, cinza, marrom e preto, que é a mais clássica e muito utilizada para compor produções mais elaboradas.

Além da meia-calça comum, também existe a meia , com o comprimento que termina nas coxas, muito usado por personagens pin-ups para dar um toque mais sexy ao visual. Existe uma variedade de modelos com detalhes de renda no barrado ou no tipo liga, para completar com a cinta-liga. Esse é o tipo de meia-calça ideal para mulheres que ficam incomodadas com modelos clássicos.

Meias estampadas e de renda

Meia-calça de renda dá uma pitada de sensualidade, mas deve ser usada mais no final do dia ou a noite e não no trabalho. Combina-la com um vestido preto básico eleva o look a outro nível.

Porém, esse tipo de meia é a mais difícil de combinar e dependendo da estampa pode aumentar a perna, nesse caso, as melhores são as de fundo escuro. Prefira estampas mais simples, como poá. Outro truque é combinar a meia estampada mais fina, com outra meia lisa na mesma cor por baixo, assim diminui o  contraste em relação a pele. O ideal também é que quando a meia for estampada, a roupa seja lisa.

Para não errar

Ao escolher o tipo de meia-calça ideal para você, é preciso primeiro conferir na embalagem do produto a numeração do fio e o seu tipo, o tamanho certo para o seu corpo e a tonalidade exata. Se quiser a meia no tom cor da pele, para que a tonalidade não fuja do natural, compare a cor com a sua tonalidade da pele do braço.

Escolher a tonalidade dentre variados tipos de meia-calça não é difícil. Optar por um ou dois tons a mais que o natural da sua pele para dar aquele efeito bronzeado pode deixar as pernas com uma cor artificial, mais escura comparando com o resto do corpo e ainda detonar todo o seu look.

Mulheres com pernas muito grossas ou torneadas devem evitar meia-calça com fios finos, claros e detalhes como rendas e estampas muito chamativas. Aposte nos fios grossos e de cores escuras, de preferência o preto, que dá aparência de pernas mais finas.

Veja também – 5 tipos de meia-calça e como usá-las no dia a dia

Já para quem tem as pernas muito finas, a dica é apostar sem medo na meia-calça com estampas, texturas e cores. Apenas evite os fios finos de tons escuros para não parecer que as pernas são ainda mais finas. No inverno, aposte nos frios grossos e muito grossos, eles deixam as pernas ainda mais bonitas.

Se você é daquelas que gosta de usar meia-calça com calçado em que os dedos ficam à mostra como os peep toes, ankle boots ou até mesmo sandálias, a dica é apostar na meia descalçada, em que dedos ficam livres e com o fio 13, ótima opção para usar no dia-a-dia, principalmente se não estiver tanto frio.

Para usar com calçados como sapatilha, slipper, oxford e demais modelos de sapatos que deixam o peito do pé a mostra, vale a pena usar a meia estilo sapatilha.

Esperamos ter te ajudo nessa decisão de aderir os mais variados tipos de meia-calça nos seus looks do dia-a-dia.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.