Casamento Looks Moda

Tipos de véus para noivas: conheça os mais comuns

Tipos de véus para noivas

Toda noiva quer estar linda e poderosa no dia do seu casamento. Mas são tantos detalhes para que tudo saia perfeito. Um desses detalhes é justamente a escolha do véu que irá utilizar junto com seu belo vestido. Que tal conferir alguns belos tipos de véus para noivas? É sobre isso que falaremos hoje.

Antigamente, o véu era considerado um tipo de proteção contra os maus espíritos, onde se acreditava que ao entrar na igreja, todo mal olhado ficava no véu da noiva. No cristianismo ele representa o véu usado por Maria, a mãe de Jesus. Hoje, em um casamento formal, o uso do véu é optativo, porém, ele está longe de sair de moda, até porque existe muita noiva por ai que preza pela tradição.

Muitas noivas ainda têm dúvidas sobre qual é o melhor véu a ser utilizado, qual combina melhor com o tipo de vestido que ela irá utilizar nessa noite tão especial e principalmente qual será o mais indicado para ser usado de acordo com o penteado que ela resolveu fazer. Nesse artigo veremos alguns modelos de véu para noivas, bem como algumas dicas incríveis de uso. Abaixo temos alguns dos tipos de véus para noivas mais utilizados e os mais procurados para compra em lojas especializadas no assunto.

Tipos de véus para noivas

7 tipos de véus para noivas que você precisa conhecer

Véu liso

O mais simples de todos os modelos encontrados no mercado. Geralmente é confeccionado apenas com um pedaço de tecido (geralmente Tule), sem detalhes e sem acabamento.

Camadas

É o modelo de véu que cobre totalmente o rosto das noivas. Geralmente contém duas ou três camadas, uma maior que a outra, para dar um efeito mais bonito. Esse tipo de véu é o preferido pelo tipo de noivas mais clássicas, pois deixa o visual muito delicado e romântico.



Mantilha

De origem espanhola, a mantilha deixa a noiva com um ar barroco, romântico e muito luxuoso. Semelhante ao véu em camadas, porém, ele possui uma camada apenas. Outra diferença que esse véu pode conter é justamente o acabamento com rendas em suas bordas, tornando-o semelhante a uma manta, por esse motivo leva esse nome. A largura e comprimento desse acabamento vão depender muito do local onde será realizada a cerimônia. Esse tipo de véu é mais recomendado para casamentos noturnos.

Catedral

É aquele véu longo que cobra boa parte da cauda do vestido. Ele é considerado um tipo de véu muito formal e romântico. Como o próprio nome já entrega, ele é ideal para casamentos realizados dentro de igrejas.

Médio

Esse tipo de véu tem como comprimento do cotovelo até os dedos da noiva. É um dos mais pedidos por combinar com qualquer tipo de vestido, exceto aqueles mais curtos, pois seu efeito achata a silhueta.

Tipos de véus para noivas

Véu de ombro ou véu curto

O mais leve, simples e conhecido. Como o próprio nome diz, geralmente seu comprimento vai até a altura dos ombros. Pode ser de tule, detalhe de renda ou bordado. Ele deixa o visual da noiva mais leve e combina com vestidos do tipo tomara que caia e vestidos curtos. Não é indicado para noivas que tenham tipos de rostos quadrados ou redondos (para essas, o indicado é o véu médio).

Voillete

Ele é um véu bem curtinho, que geralmente cobre apenas parte do rosto ou somente os olhos da noiva, pois antigamente era utilizado para cobrir e proteger os olhos da noiva dos raios do sol. Algumas noivas utilizam esse acessório preso a uma grinalda ou até mesmo em um chapéu. Ele é um acessório de extremo destaque que agrega muito ao conjunto num todo. O voillete combina bastante com vestidos mais simples e curtos. Se você escolheu sua cerimônia durante o período da manhã ou tarde, ou ainda em locais abertos (como praia, sítios ou campos). Geralmente as noivas escolhem esse tipo de acessório para ser utilizado em casamento civil, onde os trajes são mais simples.

O que mais você deve saber sobre tipos de véus para noivas

Quando a mulher decide se casar, ela deve estar preparada para o enorme leque de opções que hoje em dia o mercado de casamento oferece a ela. E, no início, é bem difícil se familiarizar com tantos detalhes, que no final fazem toda a diferença.

Diante dessa imensidão de opções que existem a disposição das noivas e mesmo com essas dicas dadas em cada uma das opções, não existe uma regra que deve ser seguida. O véu, hoje em dia, é usado mais pelo seu simbolismo e tradição. Deve-se apenas se tomar o cuidado para que a beleza do véu não ofusque a beleza do vestido. Ele que tem que ser a estrela principal (depois de você, claro). Portanto, é importante conhecer os principais tipos de véus para noivas para fazer a melhor escolha.

Muitas noivas têm dúvidas de como combinar o véu com seu vestido. Aí você tem que parar e pensar primeiro: qual é o estilo da sua cerimônia? Qual o local e horário? Qual o estilo do seu vestido?

De repente seu vestido tem muitos detalhes, muitas informações e pede um véu um pouco mais simples e singelo, ou então o seu vestido é mais trabalhado, mas cabe uma mantilha. Então tudo vai depender do estilo da noiva também. E você não é obrigada a usar o véu também. Pode se escolher uma grinalda ou até mesmo um acessório mais simples. Lembre-se: o casamento é seu, o estilo é seu e tudo aquilo que foi almejado tem que ser analisado para no final chegar à escolha perfeita.

Se mesmo depois de tudo isso você ainda permanecer com dúvidas, o mais indicado é que procure ajuda especializada para conhecer os tipos de véus para noivas mais adequados para seu casamento. Existem diversas lojas especializadas em venda e aluguel de vestidos e acessórios de noivas que oferecem (gratuitamente, se você alugar o vestido com eles, ou pagando separadamente) consultoria com profissionais ou consultores que podem fazer com que você se decida com mais facilidade.

Como uma última dica, é em relação ao comprimento do véu. Isso tem que ser muito bem analisado para não parecer fora daquilo que vá te valorizar, por exemplo, as noivas um pouco mais baixas, se você usar um véu muito comprido vai acabar achatando a sua silhueta, ou se de repente a nave da igreja que você escolheu para se casar não for muito grande e você usa um véu muito comprido, fica algo muito exagerado.

Espero que com esse artigo com os principais tipos de véus para noivas possa ajuda-la na decisão de qual melhor véu a ser utilizado, bem como a melhor forma que ele se aplica, junto ao seu vestido e ao contexto de seu casamento.

Tipos de véus para noivas

Tipos de véus para noivas

Tipos de véus para noivas

Tipos de véus para noivas

Tipos de véus para noivas

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.