Unhas

Tirar cutícula faz mal? 5 motivos para você não tirar nunca mais!

Tirar cutícula faz mal. Não é nenhuma lenda e a cada dia mais mulheres optam por não remover a pele que, para muitas, pode parecer incômoda.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Na realidade, tirar cutícula é uma mania bem brasileira e alguns países inclusive proíbem a prática em salões de beleza.

Confira nosso texto para conhecer alguns dos motivos e entender por que tirar cutícula faz mal, além de algumas alternativas para deixar essa prática para trás de uma vez por todas!

1 – A cutícula é um protetor natural da sua unha

Você até pode olhar torto para ela. Tem quem ache feio e até julgue anti-higiênico. Mas saiba que a cutícula serve para proteger a sua unha e fazer com que ela nasça cada dia mais forte e saudável.

Ela protege a área onde sua unha começa a nascer. Por isso tirar a cutícula é, desde o princípio, uma péssima ideia. Com o tempo as unhas podem começar a se tornar mais frágeis, quebradiças e ficam muito mais expostas a fungos. Além de a própria cutícula frequentemente inflamar se você tirar um pouco mais do que deveria.

Todo aquele sofrimento, sempre torcendo para a manicure ser “boa o bastante” e não tirar sangue e você ainda tinha dúvidas de que tirar cutícula faz mal!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

2 – Ao tirar a cutícula, você se expõe a doenças

Principalmente em ambientes compartilhados, tirar cutícula faz mal não apenas para as suas unhas, mas para a sua saúde como um todo.

Mesmo se o equipamento usado para a tarefa for muito bem higienizado, você estará criando uma porta de entrada para bactérias e fungos. Há algumas doenças que podem surgir nas próprias cutículas ou pelo fato de expor a “raiz” das suas unhas à umidade que a cutícula evita.

E quando os equipamentos não são devidamente higienizados, pode ser pior ainda. O uso dos alicates abre as portas para doenças muito mais graves como HIV e hepatite.

Portanto, apesar de ser um procedimento bem comum até nos salões de bairro mais simples, tirar a cutícula deve ter os mesmos cuidados de tomar uma injeção, fazer uma tatuagem ou uma cirurgia. Como ao contrário de consultórios médicos e dentários, os salões não contam com fiscalização, os riscos são bem grandes e com a saúde não se pode brincar!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

3 – Se não tirar, a manicure é bem mais simples

Já parou para pensar quanto tempo você perde apenas nas cutículas? Imaginamos que até aqui você já tenha uma boa ideia de que tirar cutícula faz mal, mas parou para pensar na sua economia de tempo ao deixar essa prática para trás?

Elas podem te incomodar por dois ou três meses, mas hidratando bem as mãos você logo verá resultados espantosos. Ao deixar de tirar a cutícula, elas começam a crescer menos, se tornam mais macias, fininhas e quase invisíveis. As unhas vão ficar mais bonitas, o resultado da manicure vai permanecer por mais tempo, e aquelas pelinhas chatas ao redor deixam de aparecer com tanta frequência.

Já reparou que não é só o fato de que tirar cutícula faz mal, mas que você só tem vantagens se deixar essa prática para trás?

4 – Você terá o melhor acabamento da sua vida

Não diremos que é impossível, mas é muito raro conseguir deixar o acabamento de manicure perfeito depois de tirar as cutículas. Na maior parte das vezes, você acaba com algum desvio ou vermelhidão.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Deixando de tirar a cutícula, isso nunca mais vai acontecer. A pele não ficará irritada e, como a barreira natural estará ali, o acabamento ficará certinho. A cutícula também facilita em muito a remoção de um possível excesso de esmalte.  É só pegar um palitinho, removedor de esmaltes (evite a acetona! ela resseca as unhas e a cutícula) e pronto!

Além disso, como citado antes, a cutícula protege a sua unha. Sabe aquelas marquinhas brancas? Elas até podem ser provocadas por algum tipo de deficiência de vitaminas, mas na maioria das vezes a culpada é você mesma, por ter tirado a cutícula. O formato, força e cor das suas unhas dependem da proteção que a cutícula proporciona.

5 – Que tal você mesma fazer a manutenção?

Nem sempre temos tempo para ir ao salão. E a cutícula é justamente uma das coisas mais difíceis de se fazer sozinha. Deixando ela crescer e hidratando bem, porém, você pode ter algumas facilidades. Não seria ótimo você mesma fazer a manutenção?

Se você deixar a cutícula chegar ao seu aspecto normal e hidratar bem ela, isso não apenas será possível, como também bastante simples.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Se tirar cutícula faz mal, o que posso fazer?

Já que tirar cutícula faz mal, saiba que a melhor alternativa em todos os aspectos é a hidratação. Você pode usar cremes hidratantes ou até pomadas, como a Bepantol para evitar que as cutículas ressequem.

Com um bom tratamento hidratante, em cerca de dois ou três meses você não precisará mais se preocupar muito com elas. Elas se tornam bem mais finas e macias e deixam de crescer como antes.

Se mesmo depois dos três meses você achar que elas precisam de algum ajuste, tome as devidas precauções quanto aos equipamentos usados e considere como alternativa tirar apenas o excesso. A melhor solução, porém, é apenas empurrar a cutícula suavemente, preferencialmente após o banho, quando estão mais maleáveis.

Se preferir remover o excesso, tente evitar uma grande perda, afinal, como já aprendeu aqui, isso poderá trazer diversas consequências negativas. Entre elas, inclusive, a maior propagação e engrossamento das cutículas. Elas até têm um limite de crescimento e engrossamento, mas a manutenção constante com a qual está acostumada desaparecerá e elas se tornaram muito mais suaves se você deixar de removê-las.

Por último, mas não menos importante: tome muita água. A cutícula faz parte da sua pele, que é o órgão mais importante do corpo. Grande porcentagem dela é composta por água. Se você quer ter uma pele linda e hidratada, incluindo as cutículas, nunca esqueça de beber pelo menos dois litros de água por dia. Se seguir esse conselho, sem dúvidas logo sentirá a diferença!

Considerações finais

Agora que você já sabe por que tirar cutícula faz mal, pode investir nas alternativas apresentadas.

Assim, sabe que manterá a sua saúde e a beleza das suas unhas a cada dia melhores. Além de poder economizar um bom tempo na hora da manicure e evitar aquelas dores chatas nos cantos das unhas.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */