Casa Limpeza

As melhores dicas de como tirar manchas de mofo da roupa

Como tirar manchas de mofo da roupa

Bolor, bafio, fungo ou mofo. Vários sinônimos para descrever um problema muito comum em ambientes úmidos. Cientes desta questão, principalmente quando o assunto é tecidos, hoje trazemos um artigo recheados de dicas de como tirar manchas de mofo da roupa.

Como surge o mofo na roupa?

Na maioria dos casos, as manchas de mofo da roupa surgem devido a um guarda-roupa com pouca ventilação, o hábito de guardá-las ainda molhadas ou largadas de qualquer jeito antes de irem à máquina de lavar.

O mofo é causado por fungos que utilizam a umidade do ambiente para proliferarem e, caso isso não seja  resolvido com rapidez, é bem provável que o próximo destino das peças de vestuário seja o lixo.

Para acabar de vez com esse problema, a seguir iremos apresentar dicas de como evitar e tirar manchas de mofo da roupa.

Como evitar manchas de mofo nas roupas?

Como já citado, os fungos adoram lugares escuros e com muita umidade. Assim, como forma de previni-lo é indicado:

  • Deixar o guarda-roupa com portas abertas pelo menos uma vez ao dia, para que ele fique bem arejado;
  • Não encostar os móveis de guardar roupas, como armários e cômodas, de forma direta na parede. Com um espaço entre eles, a ventilação evita o acúmulo de fungos;
  • Realizar uma organização de roupas, toalhas e peças de cama, ao menos uma vez por mês;
  • Colocar um saquinho com café, bicarbonato de sódio ou arroz, dentro do guarda-roupa para que eles ajudem a reduzir a umidade do ambiente. Lembre-se também de não colocá-los perto, ou em contato, com suas peças, já que eles podem manchá-las;
  • Nunca armazenar roupas ou outras peças molhadas ou úmidas;
  • E lavar roupas molhadas pela chuva imediatamente. Se não tiver tempo, faça isso no dia seguinte, no máximo!

Caso, mesmo seguindo essas dicas, o bolor tenha aparecido em seu vestuário, as dicas a seguir são perfeitas para tirar as manchas. Cada uma delas é baseada em algum método específico e comprovadas por inúmeras pessoas.

Dicas de como tirar manchas de mofo da roupa

Com água sanitária

Esse é um dos processos mais conhecidos e práticos para eliminar os fungos das roupas. Além disso, ele impede que eles continuem crescendo na roupa. Infelizmente, só é recomendado para roupas brancas.

Coloque 1 xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária. Em seguida, deixe a roupa com mofo de molho por meia hora. Outra opção é misturar 100 ml de água sanitária em, aproximadamente, 5 litros de água normal, e deixar a roupa de molho por um período de 15 minutos. Para os dois casos, em seguida basta enxaguar e lavar a roupa do modo que você está acostumado.

Com vinagre

Em contrapartida à água sanitária, o vinagre é perfeito para tirar manchas de mofo da roupa escura. Seu processo consiste em aplicar um pouco de vinagre em um pano e esfregar até a mancha sumir.

Outra opção é deixar a roupa de molho, por no máximo 20 minutos, em um balde com água e vinagre. Após isso, basta lavá-la normalmente.

Com leite

Quando fervido, o leite é perfeito para tirar bolor de roupas ou tecidos mais sensíveis. Para isso, esquente-o um pouco e aplique na parte afetada da peça de roupa e espere até clarear. Em seguida, é só lavar a roupa.

Com bicarbonato de sódio

De tantas funções alternativas em que vemos o bicarbonato de sódio ser utilizado, era óbvio que uma delas seria para tirar manchas de mofo da roupa.

No seu caso, ele é recomendado para ser aplicado quando a situação está mais complicada e as manchas mais difíceis de serem removidas.

Coloque uma colher de chá de bicarbonato em um litro de água morna e deixe a roupa de molho. Outro método, é colocar o bicarbonato diretamente na máquina de lavar, após a colocação do sabão.

Com suco de limão

O uso do limão é ideal para qualquer tipo de tecido ou mancha de mofo. Seu processo é bem simples, mas depende diretamente das condições climáticas do dia.

Jogue um pouco do suco na mancha e deixe a roupa descansar ao Sol. Após isso, lave a roupa diretamente para tirar o suco do tecido. Senão, sua peça vai ficar com um cheirinho de limão.

Com o Sol

Caso você não tenha limão em casa, você pode estender suas roupas diretamente ao Sol. Ele criará um ambiente nada agradável aos fungos, sendo esse processo indicado para tirar manchas menores. Após bastante tempo, esfregue-as com uma escova de dentes, para ver se o processo foi eficiente.

Na verdade, o ideal é sempre deixá-las expostas ao Sol, ou ao vento, para que suas peças sempre fiquem arejadas, dificultando a proliferação dos fungos.

Técnicas que ajudam a tirar manchas de mofo da roupa

Além das dicas apresentadas acima, existem duas técnicas, para casos específicos, que podem ajudar a remover as manchas geradas pelos fungos. São elas:

  • A Seco: recomenda para peças que não podem ir à máquina de lavar. Borrife uma mistura de água com bicarbonato de sódio ou vinagre diretamente na mancha a ser removida. Após isso, basta deixar a peça secar ao Sol.
  • Na Máquina de Lavar: para peças que podem ser lavadas na máquina, tente utilizar água quente para ajudar a eliminar os fungos durante a lavagem. Já, para as roupas que só podem ser limpas com água gelada, o processo pode exigir mais de uma lavagem.

Com todas essas dicas de como tirar manchas de mofo da roupa, com certeza você estará pronto para encarar esse costumeiro problema em qualquer tipo de situação. Caso uma das técnicas não surte o efeito que você imaginava, tente outra. Todas elas são métodos alternativos, o que torna sua resolução muito mais em conta para o seu bolso.

Agora, se você conhece outra técnica para remover os fungos de roupas e tecidos, conte para a gente. Adoraríamos conhecê-las e complementar este post com outras dicas. O mesmo vale para quem tentou aplicá-las em casa. Conte como foi a sua experiência e esperamos ter ajudado você.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */