Pele

Como tirar manchas de sol do rosto com 7 receitas caseiras

O sol é uma das principais causas das manchas que aparecem no rosto, principalmente porque estamos expostos a ele sem proteção suficiente, o que resulta em envelhecimento precoce e outros problemas de pele. Além disso, idade e alterações hormonais desempenham um papel decisivo nessa questão, fazendo que seja fundamental saber como tirar manchas de sol do rosto.

Neste artigo, recolhemos as 7 melhores receitas caseiras para que você tenha como tirar manchas de sol do rosto e obter uma pele perfeita. Todavia, não se esqueça de consultar sempre a opinião do seu dermatologista.

Como tudo na vida, a eficácia dessas receitas caseiras para remover manchas faciais reside em sua perseverança e na dedicação. Lembre-se de aplicar apenas esses tratamentos durante o processo noturno, uma vez que os raios solares podem agravar a sua situação. Boa leitura!

Por que a pele queima e muda de cor com o sol?

A melanina é o pigmento, encontrado dentro das células da derme, responsável por dar cor à pele, que é predeterminada pela herança genética. A melanina também nos protege dos raios ultravioletas (UV), para que a pele não queime ou sofra efeitos como perda de elasticidade e envelhecimento.

Precisamos de exposição ao sol? Sim, porque sua luz nos ajuda a produzir vitamina E. Contudo, os raios diretos e excessivos do sol podem ser bastante prejudiciais. Quando a pele está muito exposta ao sol, produz uma quantidade maior de melanina para proteger as células.

É por isso que, quando nos bronzeamos, adquirimos tons mais escuros, que desaparecem à medida que essas células se perdem quando chegam à superfície da pele.

Quando essa exposição ao sol é ainda maior, os raios UV penetram nas camadas da pele, causando queimaduras solares e, até mesmo, danificando ou matando as células que estão nas camadas mais profundas, levando ao câncer.

Consequentemente, você deve ser extremamente consciente de sua exposição ao sol e usar protetores e bronzeadores que lhe permitam obter um belo bronzeado sem, para isso, deixar a pele desprotegida – especialmente agora que a camada de ozônio do planeta está terrivelmente enfraquecida.

1. Como tirar manchas de sol do rosto com limão?

O limão é uma fruta que contém ácido cítrico, que é ótimo para esfoliar a pele e remover qualquer célula morta. Isso permitirá a você clarear, em alguns tons, as manchas e reduzir sua formação.

A aplicação deste método é muito simples, mas tenha cuidado e tente não se expor diretamente ao sol após aplicar o tratamento, caso contrário pode gerar o efeito oposto:

  • Esprema o suco de um limão em um copo pequeno;
  • Pegue um pedaço de algodão e umedeça-o no suco;
  • Esfregue o algodão diretamente nas áreas manchadas por cinco minutos;
  • Lave o rosto com água em abundância.

2. Como tirar manchas de sol do rosto com babosa?

Os benefícios e propriedades da babosa (também conhecida como aloe vera) são mais do que surpreendentes. Para ter como tirar manchas de sol do rosto, os aminoácidos que ela contém (tais como fenilalanina, lignina, leucina e valina) são excelentes para esse tratamento:

  • Extraia a seiva da babosa e aplique-a diretamente no rosto;
  • Esfregue em movimentos circulares até que sua pele a absorva completamente;
  • Não é necessário enxaguar o rosto com água.

3. Como tirar manchas de sol do rosto com mamão

A papaína presente no mamão é uma enzima que contribui para a esfoliação da pele, para eliminar as células mortas e estimular o aparecimento de novas células. Ela apresenta, além disso, benefícios de regeneração e reparação que ajudam a melhorar a suavidade da pele.

O tratamento a seguir deve praticado de 3 a 4 vezes por semana:

  • Corte uma pequena porção de mamão e descasque;
  • Esfregue a parte interna sobre a área manchada por alguns minutos e deixe as enzimas dessa fruta tropical fazer o seu efeito;
  • Lave o rosto com água.

4. Como tirar manchas da pele com cebola roxa?

Caso você não tenha limão, aloe vera ou simplesmente prefira outro método, experimente utilizar um pedaço de cebola roxa. Essa aplicação é altamente eficaz para ter como tirar manchas de sol do rosto, graças, em parte, aos ácidos clareadores que ela contém.

Experimente o seguinte tratamento:

  • Corte uma fatia de cebola roxa;
  • Esfregue-a sobre as manchas no rosto;
  • Lave a área tratada com água fria.

5. Como tirar manchas de sol do rosto com máscara de clareamento?

Essa máscara deve ser feita com madrepérola (também conhecida como nácar). As substâncias presentes em suas conchas têm sido tradicionalmente utilizadas para tratar manchas de qualquer tipo, uma vez que entre seus componentes ativos encontram-se elementos que ajudam a regenerar e estimular a elasticidade e o tom natural da pele:

  • Despeje um pouco de casca de madrepérola em pó em uma tigela e misture com água até formar uma pasta;
  • Aplique diretamente sobre as manchas e deixe agir por 15 minutos;
  • Faça massagens circulares com o intuito de esfoliar a pele tanto quanto possível;
  • Enxágue com água em abundância.

É importante empregar, apenas, a quantia necessária para cada utilização, caso contrário, as propriedades da madrepérola podem se esgotar antes mesmo de entrar em contato com o seu rosto.

6. Como tirar manchas de sol do rosto com iogurte, morango e mel?

Esses ingredientes, além de comporem uma sobremesa saborosa, quando misturados, fornecem uma incrível quantidade de benefícios suavizantes, hidratantes e clareadores. Recomenda-se aplicar, três vezes por semana, a seguinte preparação:

  • Combine um iogurte natural com uma colher de chá de mel e um pouco de morango triturado;
  • Aplique a máscara sobre a área que preferir e deixe agir por 10 minutos;
  • Depois de um tempo, lave com água fria.

7. Como tirar manchas de sol do rosto com centeio e mel?

A aplicação dessa máscara para remover manchas da face é especialmente útil para explorar plenamente as qualidades do centeio:

  • Em um recipiente, coloque duas colheres de sopa de farinha de centeio, a mesma quantidade de mel e duas gemas. Caso tenha pele seca, você deve trocar a gema de ovo por um pouco de suco de limão;
  • Misture bem até começar a formar uma pasta compacta;
  • Aplique com um pincel de maquiagem nas manchas e deixe agir por aproximadamente 15 minutos;
  • Lave o rosto com água fria e perceba como tirar manchas de sol do rosto pode ser fácil!

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */