Pele

Produtos para tirar manchas do rosto: conheça os melhores

Ter manchas na pele é um horror para qualquer pessoa – para mulher, então, é um Deus nos acuda. Afinal, manter-se bonita e caprichar no visual é importante demais para a autoestima em qualquer período da vida. O bom nisso é saber que existem soluções e produtos para tirar manchas do rosto.

E são no rosto, de forma especial, que estas manchas mais aparecem, por razões mais ou menos óbvias. É a parte do corpo mais exposta ao sol e onde a pele é mais fina, sem falar que é aqui que mais se acumula melanina, como na testa, logo acima dos lábios e, principalmente, nas bochechas.

Evite o sol, aplique creme de proteção

Nas mulheres, as manchas aparecem mais por razões genéticas – herança de mãe ou pai -, em idade fértil, em períodos de gravidez e até mesmo fatores hormonais. Mas, é a exposição excessiva aos raios solares a principal razão delas acentuarem-se principalmente no rosto.

Por isso, a primeira dica é simples: não saia de casa sem aplicar um creme inibidor dos raios solares, de forma especial de FPS (Fator de Proteção Solar) acima dos 20 – de preferência, mesmo, acima dos 30. E não cometa os atos principais que ajudam no aparecimento das manchas, como o hábito de fumar.

À primeira mancha no rosto, corra ao médico

Outra dica importante é não permitir que as manchas se acumulem na pele sem nenhum tratamento. O mais recomendado por médicos e dermatologistas é que, ao primeiro sinal de uma mancha, procure tratamento. O ideal é correr logo para um dermatologista e buscar auxílio.

A grande vantagem deste pedido de socorro é que, além de buscar solução para este primeiro problema que está aparecendo na sua pele, o dermatologista também já fará recomendações para os cuidados futuros que você terá que ter a partir desta primeira consulta.

Aconselhamento dermatológico é fundamental

É importante o médico conhecer o seu histórico familiar – se sua mãe tem manchas no rosto, por exemplo – e seus principais hábitos de vida e, de forma muito especial, seus hábitos alimentares. O que você come irá refletir-se em seu organismo e, claro, a pele é o mais visível dele. Estes primeiros conselhos vão refletir-se em toda sua vida futura e, portanto, você poderá passar a evitar aqueles maus hábitos que lhe prejudicam.

É bem possível, também, que o dermatologista faça indicações sobre produtos para tirar manchas do rosto, o que vai impedir que estas manchas aprofundem-se na sua pele e tornem-se depois difíceis de tirar.

Se em esteticista, verifique a qualidade

Esta é outra dica da maior importância: quanto antes você iniciar o tratamento, assim que a primeira mancha aparecer, melhor para você. Essas manchas são removíveis, desde que o tratamento inicie-se rapidamente e com os produtos ou práticas de confiança.

Bom, para realizar esse tratamento, você tem diversas alternativas. A primeira, já recomendada, é correr ao dermatologista. Nenhum profissional poderá auxiliá-la melhor do que ele. Você também poderá recorrer a uma esteticista, mas, neste caso, informe-se bem sobre a qualidade dos trabalhos da profissional e a sua seriedade. Procure conversar com alguém que já fez tratamento com esta profissional.

Alternativas para remover as manchas

Então, vejamos as diversas alternativas que você dispõe em busca de alternativas e produtos para tirar manchas do rosto.

  1. Procurar um dermatologista assim que aparecer a primeira mancha no seu rosto
  2. Tratamento químico em clínicas especializadas
  3. Também tratamento em esteticistas especializadas
  4. Tratamento com cremes e produtos comprados em farmácias
  5. Recorrer a produtos e fórmulas caseiras – e eles existem às dezenas, por isso, é preciso muito cuidado e atenção na aplicação de qualquer deles

Tratamentos químicos, com médicos

Quanto ao dermatologista, já foi bastante falado. Ele fará um exame e dará a recomendação caso a caso, como é comum aos médicos. Ele mesmo poderá, portanto, recomendar aplicações em clínicas especializadas. Nestas, algumas das alternativas ao seu alcance:

  • Spectra Laser Toning – É uma técnica nova, que só recentemente recebeu nos Estados Unidos a aprovação da FDA, o organismo que cuida de saúde e medicamentos por lá. Este método não apenas repara manchas no rosto, como pode também ser aplicado para a retirada de tatuagens, manchas de acnes e outros tratamentos da pele. Chega com muitas expectativas positivas.
  • Peeling Químico – Este já é mais antigo e bastante utilizado no Brasil. Ele utiliza ácidos que queima a parte superior da pele, retira as células mortas e estimula a renovação da melanina
  • Ainda na área de aplicações químicas, existem outros tratamentos, como a Fototerapia, Laser CO², Cosmocair C250, ácidos Retinoico e Kójico e a Hidroquinona. Todos estes, porém, só devem ser aplicados por médicos especializados, pois são alternativas mais perigosas para pele. Produzem efeitos positivos, em casos de manchas mais profundas, mas, também, podem provocar danos irreparáveis

Cremes, caros e até perigosos

Além destes tratamentos em clínicas, ainda é possível recorrer aos cremes comprados em farmácias. São muitas as alternativas e, neste caso, existem dois problemas:

  1. Primeiro, há o perigo de você aplicar o creme errado para o seu caso. Por isso, é sempre bom ir, primeiro, ao dermatologista.
  2. São muitas as alternativas em farmácias, mas, nenhuma barata (e, neste caso, lembre-se que o barato pode sair muito caro). Estes cremes custam entre R$ 150,00 a R$ 600,00 a unidade. E muitas vezes precisam de mais de uma aplicação

Produtos naturais podem ser eficientes

Restam, então, as alternativas de aplicações de chás e cremes caseiros, aqueles que você mesma pode fazer a partir de produtos naturais ao seu alcance. As vantagens são particularmente duas:

  1. Preço acessível
  2. Produtos naturais, sem contraindicação

Mesmo assim, lembre-se: trata-se de seu rosto, seu primeiro e – talvez – mais importante cartão de visita. Portanto, nada de ir aplicando aí na sua pele qualquer coisa que lhe recomendam. Vamos a algumas das dicas de aplicações caseiras:

  • Leite de Magnésia – Dos tempos da vovó, trata-se de creme preparado com o leite de magnésia, comprado em farmácias, e uma clara de ovo. Misture bem até formar um creme denso e aplique na pele, sob a fórmula de máscara, deixando por 20 minutos. Antes, lave bem o rosto e retire qualquer produto. Utilize sabão neutro. Depois, lave novamente. A vantagem é que se trata também de creme hidratante.
  • Bicarbonato de sódio com água oxigenada – Também muito antigo. Misture uma colher de chá de bicarbonato com um pouquinho de água oxigenada. Misture bem e aplique a máscara, deixando-a por 20 minutos. Depois, lavar bem com água fria
  • Leite de rosas com bicarbonato – Também misture os dois ingredientes e aplique o creme à noite, por 20 minutos. Depois, lavar bem com água fria.

Não há mágicas, tenha paciência

Existem muitas outras fórmulas caseiras, mas, não embarque na primeira que encontrar. Essas citadas aqui não possuem contraindicações, a não ser que, com o creme no rosto, você não pode sair ao sol. Faça a aplicação à noite lave todo o rosto muito bem.

E não há fórmula mágica: sempre leva alguns dias para começar a aparecerem os resultados. Portanto, é preciso ter paciência e, com esses cuidados, você vai manter sua pele limpa e bonita como nos bons tempos de juventude.

/* ]]> */