Casa Limpeza

5 dicas indispensáveis para tirar mofo de casa 

Tirar mofo de casa

Com as baixas temperaturas do inverno, diversas casas acabam ficando com umidade nas paredes, moveis e até mesmo em roupas. Essa umidade é ideal para o aparecimento de mofo. O mofo é um fungo que pode acarretar diferentes problemas respiratórios nas pessoas. No artigo de hoje você vai conhecer algumas dicas legais para tirar mofo de casa e não ser atingido pela presença deles.

Você com certeza, já deve ter ouvido falar de alguma casa que tinha mofo nas paredes e que seus moradores acabaram ficando com problemas respiratórios. Pois é, a presença de umidade e mofo, faz com que algumas pessoas apresentem complicações respiratórias graves.

Existem no mercado muitos produtos que auxiliam a tirar mofo de casa, porém não custa nada utilizar algumas técnicas infalíveis de prevenção, você poderá aprender. Você precisa ter em mente que para acabar com os problemas de mofo na sua casa, é necessário acabar primeiro com os fungos.

Algumas pessoas não levam muito a sério essas questões, mas doenças causadas por fungos, principalmente o mofo, pode levar a pessoa ao óbito. Muitas vezes a sua casa pode ter a presença deles e você nem sequer desconfiar. O envenenamento e a alta toxidade causada pelo mofo no corpo humano ainda é muito difícil de ser diagnosticada em exames, por isso muitas vezes, os sintomas acabam sendo confundidos com outras doenças.

Mesmo que você ache que ter a presença de umidade na sua casa não pode ser tão prejudicial assim, acredite, ela é e pode te trazer consequências graves. Se você perceber algum foco de umidade na sua casa, tente agir o quanto antes, elimine o problema e os fungos não aparecerão. Manter uma casa bem arejada e totalmente limpa não é uma condição favorável de proliferação de fungos, pois eles gostam de umidade.

O que é o mofo e como agem esses fungos?

O mofo é um fungo da espécie dos filamentosos, também conhecidos popularmente como bolores. Se desenvolvem principalmente em matérias orgânicas, tendo a capacidade de decompô-la.

Tem um aspecto parecido com um algodão, no nosso dia a dia está mais presente no pão. As cores desse mofo variam muito, você pode encontrar alguns com tons mais esverdeados, esbranquiçados, avermelhados ou até azulados.

A maioria dos mofos ou bolores são prejudiciais a saúde humana, pois danificam os alimentos como no caso dos pães que citamos acima. É muito comum também, encontrarmos esses bolores ou mofos em alguns legumes e frutas.

O aparecimento do fungo que causa os mofos ou bolores é mais comum no inverno, devido as baixas temperaturas.

O ambiente ideal para que ele procrie são os ambientes úmidos e fechados, por isso é mais fácil achar mofos em armários, porões, forros, banheiros e outros locais que dê condições de procriarem.

Por aparecer mais no inverno, as pessoas que apresentam sintomas de rinite, sinusite e asma, sofrem mais nessa época do ano. É muito importante saber técnicas eficazes para tirar mofo de casa, continue acompanhando nossas informações e se previna.

Existem alguns mofos que fazem bem a saúde, como é o caso dos mofos do gênero penicillium. Este mofo é utilizado pelos cientistas para a produção de remédios antibióticos, a famosa penicilina, que já salvou a vida de milhares de pessoas, principalmente nas epidemias de sífilis. Mesmo que exista um mofo que faça bem para saúde, tenha a certeza que ele não se encontra na sua parede. Esses encontrados em casa, mais especificamente nos locais que citamos acima são sempre prejudiciais ao corpo humano.

Doenças causadas pelo mofo

Algumas doenças do sistema respiratório podem ser causadas ou desencadeadas pela presença de mofos ou bolores no ambiente. A época do ano para que ocorra a proliferação deles é no inverno, a velocidade dos ventos e a evaporação diminuída, aumentam a presença de umidade no ar.

É muito importante saber tirar mofo de casa para que essas doenças não atinjam você e a sua família.

Conheça algumas doenças causadas pela presença de mofo na casa:

1 – Asma alérgica

Quando você não consegue tirar mofo de casa, uma das doenças que mais surgem é a asma. Essa asma alérgica tem os sintomas muito parecidos com a asma comum tradicional. Falta de ar e tosse seca são as características mais marcantes.

Essa doença inflamatória acomete praticamente todas as vias aéreas e se não tratada de maneira correta, pode levar o paciente a óbito.

A classificação dessa doença pode ser de até 4 níveis, indo da menos agressiva até a mais agressiva. Poder evitar esse tipo de doença é muito importante.

2 – Rinite alérgica

A rinite alérgica é um dos problemas respiratórios mais comuns entre as pessoas, ter a presença de mofo na casa pode desencadear inúmeros ataques de espirro, além de coceira intensa nas narinas.

Além da presença de mofos ou bolores, as crises de rinite também podem ser desencadeadas por uma longa exposição aos ácaros do ambiente. Os principais sintomas são a coriza, coceira, congestão nasal, dor de cabeça e inúmeros espirros.

3 – Sinusite

A sinusite é outra doença muito comum que pode aparecer, caso ninguém tenha conseguido tirar mofo de casa.

Ela é caracterizada por dores no rosto, cabeça, queimação na garganta, nariz entupido, mal hálito e extrema falta de ânimo.

4 – Micose Bronco Pulmonar Alérgica

Essa doença é confundida muitas vezes com a bronquite tradicional, levando muitas vezes o médico a diagnostica-la como tal.

Dentre os sintomas apresentados, os mais comuns são a febre, o desânimo, a tosse, a falta de ar e as dores no corpo. Apresentando algum desses sintomas, a pessoa deve comparecer ao médico o quanto antes.

5 dicas infalíveis para tirar mofo de casa

Existem algumas dicas que podem te ajudar a tirar mofo de casa de forma eficaz e prática.

Confira a seguir:

1 – Roupas

Antes de aplicar qualquer produto químico na sua roupa, escove-a bem, retirando todos os pontos pretos de mofo ou bolor. Aplique uma solução caseira composta por limão e sal.

Essa mistura deve ser aplicada apenas nas machas de mofo, estenda a roupa no aol e esqueça lá por um longo período.

2 – Paredes

Faça uma diluição de ¾ de xícara de água sanitária em 4 litros de água e aplique na parede, não esqueça de usar luvas.

3 – Banheiro

Misture 4 partes de água para uma parte de vinagre e espalhe essa solução nos azulejos que contém o mofo. Você pode utilizar uma escova para espalhar essa solução. Acrescente um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue com força.

4 – Livros

Abra o livro nas páginas que apresentam mofo, use um pano seco para limpar essas páginas, aplique uma camada de amido de milho e deixe-o exposto a luz solar.

5 – Estofados

Tirar mofo de casa e principalmente dos sofás nem sempre é uma tarefa fácil, mas com essas dicas que você leu acima tudo fica mais fácil.

Para tirar o mofo dos estofados você precisará passar o aspirador de pó em toda a sua extensão e coloca-lo no sol. Em seguida espalhe uma solução de pasta de bicarbonato (misture bicarbonato de sódio com água até obter uma solução homogênea e pastosa). Passe nos locais onde se encontram essas manchas.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */