Beleza Estética Pele

Tônico facial caseiro: 5 receitas para você experimentar

Limpar a pele de maneira correta é fundamental para que ela se mantenha saudável e hidratada constantemente. Saber fazer seus próprios produtos de limpeza facial traz diferentes benefícios, o principal deles por exemplo é evitar que o PH da pele seja alterado. Conheça algumas receitas incríveis e tenha o seu tônico facial caseiro a sua disposição a hora que quiser e precisar.

Antes de sair por aí comprando qualquer tipo de produto para passar no rosto, é importantíssimo saber qual o seu tipo de pele, para que não ocorra nenhum prejuízo maior.

Muitas mulheres se preocupam em chegar em casa depois do trabalho e apenas retirar a maquiagem do rosto, sem saber que existem algumas etapas fundamentais para que a pele seja mantida limpa e saudável.

Antes de começar o seu julgamento, entenda para que serve um tônico facial caseiro e qual a sua principal função na pele. Lembre-se, para que você tenha uma pele saudável e limpa é importantíssimo cuidar dela de maneira adequada e correta.

Qual a função de um tônico facial caseiro?

As funções principais de um tônico facial caseiro são exclusivamente ligadas a promoção da limpeza profunda da pele.

A nossa pele é composta por camadas que muitas vezes o sabonete não consegue penetrar, ficando praticamente impossível retirar determinadas sujeiras.

O tônico facial caseiro é um produto líquido que pode ser feito por você mesma sem nenhum grau de dificuldade, que serve exclusivamente para retirar toda a sujeira contida nos poros da pele.

Por ser líquido, a sua aplicação é muito fácil, podendo ser feita com o auxílio de um pequeno pedaço de algodão.

A indicação deste tipo de produto é feita principalmente para as pessoas que possuem uma pele mais oleosa e que queiram solucionar problemas com espinhas e outros incômodos.

Pessoas de qualquer idade podem utilizar este tipo de produto, desde que seja adequado para cada tipo de pele.

O tônico facial tem um papel importantíssimo, pois atua diretamente no manto ácido da pele. Isso significa que ele mantém o PH natural da pele, não mexendo em sua estrutura.

Ele faz uma barreira de proteção, evitando que bactérias e outros tipos de vírus penetrem a pele. A maioria desses agentes possuem um PH alcalino e quando entram em contato com a pele que é ácida são dizimados, ficando impossibilitados de agirem com força.

Muitas pessoas não sabem, mas todas as vezes que tomamos banho e utilizamos o sabonete comum, esse manto ácido natural da pele é desgastado.

Benefícios do tônico facial caseiro

Os benefícios proporcionados pelo uso do tônico facial caseiro são pouco conhecidos pelas mulheres, por isso que muitas não utilizam este tipo de produto.

Lavar o rosto e utilizar demaquilantes é o máximo que muitas mulheres fazem para promover a limpeza da pele do rosto.

Conheça a seguir alguns desses benefícios promovidos pela utilização do tônico facial. Acompanhe:

  • Diminuição da oleosidade da pele;
  • Aumento da hidratação da pele;
  • Limpeza de camadas profundas da pele;
  • Diminuição do surgimento de espinhas e cravos.

Aprenda 5 receitas de tônico facial caseiro

A pele oleosa produz uma quantidade muito maior de sebo e para que essa secreção que foi produzida seja drenada, é necessário que os poros se dilatem.

A dilatação desses poros pode facilitar a entrada de organismos nocivos para a pele, provocando doenças diversas.

Utilizar um tônico facial caseiro sem dúvidas será excelente para a manutenção e limpeza profunda desse tipo de pele.

Pensando nesses benefícios listamos a seguir algumas receitas caseiras excelentes. Acompanhe:

1 – Tônico facial caseiro para rejuvenescimento

Ingredientes

  • 200 ml de água mineral;
  • 100 ml de vinagre de maçã;
  • 4 comprimidos de aspirina triturados.

Modo de fazer e aplicação

Pegue todos esses ingredientes e misture bem até obter uma pasta bem homogênea. Guarde na geladeira e utilize quando quiser. O prazo de validade deste produto é de 4 meses.

2 – Tônico facial caseiro para pele oleosa

Ingredientes

  • 10 gotas de lavanda ou alfazema;
  • 50 ml de água;
  • 25 ml de vinagre de maçã.

Modo de fazer e aplicações

Em um recipiente de vidro misture a água e as gotas de essência, em seguida misture bem devagar o vinagre de maçã. Aplique essa mistura no rosto com um pedaço de algodão umedecido. Guarde na geladeira, pois sem refrigeração o prazo de validade diminui.

3 – Tônico facial caseiro de babosa com limão

Ingredientes

  • Extrato de babosa que deve ser retirado do meio da folha (gel de babosa);
  • 200 ml de água mineral filtrada;
  • Suco de 1 limão.

Modo de fazer e aplicações

Coloque o gel de babosa em um recipiente e misture aos poucos o suco de limão. Acrescente aos poucos a água até obter uma pasta homogênea e firme.

Você pode utilizar essa mistura em até 3 dias. É importantíssimo que você não tome sol, pois a sua pele poderá ficar manchada.

4 – Tônico facial caseiro de alecrim

Ingredientes

  • 15 ml de essência de alecrim;
  • 20 ml de água mineral filtrada;
  • 50 ml de vinagre de maçã.

Modo de fazer e aplicações

O alecrim é usado como um verdadeiro remédio para a pele, então a primeira providência que você deve tomar é macerar bem o alecrim para que seja fácil misturá-lo na água e no vinagre.

Depois de macerado, em um recipiente misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Aplique esse tônico facial caseiro e em seguida guarde-o na geladeira para aumentar o prazo de validade.

5 – Tônico facial caseiro de água de rosas

Ingredientes

  • 10 ml de água de rosas;
  • Pétalas de rosas vermelhas.

Modo de fazer e aplicações

Umedeça um pedaço de algodão nessa água de rosas e espalhe delicadamente na pele do rosto. Lembre-se de fazer movimentos suaves sem esfregar para não machucar a pele. Essa mistura pode ser conservada na geladeira, mas a sua utilização deve ser feita em no máximo 1 dia.

Se você estiver na dúvida em relação ao seu tipo de pele consulte um profissional especialista. Não utilize qualquer tipo de produto na pele do rosto, pois essa região costuma ser bem sensível.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.