Estética

5 motivos para usar tônico facial com frequência

A pele do rosto deve receber uma atenção redobrada quando o assunto for limpeza. Existem três etapas fundamentais para manter essa pele limpa e com saúde. Uma dessas etapas é o ato de tonificar essa pele. A seguir você vai entender para que serve o tônico facial e porque ele é tão importante assim no processo de limpeza.

Para manter a pele com um aspecto saudável é necessário realizar de maneira constante algumas etapas extremamente importantes.

Algumas mulheres infelizmente com a correria do dia a dia acabam pulando uma das etapas fundamentais que é a de tonificar a pele com produtos específicos. Muitas não entendem para que serve essa etapa e acabam a deixando para depois.

O tônico facial é um dos produtos mais importantes para a pele do rosto e que traz dezenas de benefícios.

Hoje em dia no mercado existem produtos para todos os tipos de pele, então isso já não é desculpa para não querer aplicar o tônico facial.

O que são os poros da pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano e ela possui em toda a sua extensão, alguns pequenos orifícios chamados de poros.

Nesses orifícios chamados de poros ocorre a saída de secreções produzidas pelas glândulas sebáceas que possuem uma função muito importante de lubrificação da pele, evitando assim que ela fique com aspecto de ressecamento.



Quando a pessoa possui uma pele com aspecto mais oleoso, isso significa que ela tem uma maior concentração de produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Nesses casos, a dilatação dos poros acontece para que ocorra a drenagem desse sebo.

É muito comum observarmos no rosto uma maior concentração de oleosidade na famosa zona T, que engloba testa, nariz e queixo. Nessas regiões, por causa da maior produção de sebo, os poros ficam muito mais evidentes.

A utilização do tônico facial ajuda a promover uma limpeza mais profunda da pele, evitando que esses poros se dilatem.

Quais são as principais causas dos poros dilatados?

Existem alguns fatores principais que contribuem para o surgimento de um poro dilatado. A seguir você conhece 3 causas principais, confira:

1 – Excesso de oleosidade na pele

Pessoas com uma pele oleosa como citamos acima, possuem uma tendência muito maior de possuir alguns poros dilatados. Diminuir essa oleosidade é importantíssimo para evitar o seu surgimento.

2 – Envelhecimento

A perda da elasticidade da pele é completamente normal a medida que vamos envelhecendo. Isso contribui para que os poros se tornem mais evidentes. Evitar a exposição da pele ao sol sem proteção é uma das dicas fundamentais para evitar a dilatação excessiva desses poros.

3 – Fatores hereditários

Fatores genéticos são uma das causas principais para que o indivíduo apresente uma dilatação anormal dos poros. Nesses casos não existe muito o que fazer, a não ser manter a pele sempre limpa.

5 motivos para você começar a tonificar a sua pele

As mulheres ainda estão descobrindo os benefícios da utilização do produto tônico facial. Muitas ainda estão se convencendo que realizar essa etapa seja tão importante assim.

Para tentar ajudar nesse processo de escolha, selecionamos alguns dos melhores benefícios para você que quer manter a sua pele completamente limpa e longe de tantas impurezas.

Conheça a seguir que benefícios são esses:

1 – Deixa a pele totalmente limpa

O tônico facial quando utilizado de maneira correta, promove uma limpeza profunda da pele. Existem algumas impurezas que se alojam em camadas tão profundas da pele que o sabonete não consegue tirar.

O tônico facial consegue agir em camadas profundas da pele e podem ser aplicados de maneira muito fácil.

2 – Possui a função de equilibrar o PH

A pele naturalmente possui um PH considerado ácido, ou seja entre 4,7 e 5,75.

Manter a pele com um PH próximo de sua condição natural é importantíssimo para que ocorra o combate efetivo de bactérias nocivas a sua saúde.

Por exemplo, se o PH da pele se altera e começa a ser mais alcalino do que ácido, o seu equilíbrio natural fica prejudicado. A pele acaba perdendo muita água, se tornando mais seca que o normal. Nesses casos, a epiderme que é a camada exterior da pele perde a sua função de ser uma barreira protetora.

Por conta disso, diversas bactérias podem aproveitar e penetrar a pele, ocasionando infecções e doenças conhecidas como dermatites atópicas.

O tônico facial consegue promover o equilíbrio do PH da pele e é excelente para mantê-la limpa e hidratada, evitando assim a dilatação excessiva dos poros.

3 – Maior absorção de cremes e hidratantes

Uma pele limpa possui uma facilidade muito maior de absorver os princípios ativos de produtos cosméticos. Por isso, a utilização do tônico facial é tão importante.

Com essa limpeza profunda da pele, promovida pelo tônico facial, os cremes e seus princípios ativos são altamente absorvidos sem nenhum tipo de dificuldade.

4 – Princípios ativos importantes de tratamento

Os tônicos faciais possuem diferentes variações, sendo possível serem utilizados em diferentes tipos de pele. Por exemplo, aqueles que são específicos para quem tem pele oleosa, possui ingredientes que controlam a oleosidade e auxiliam na diminuição da dilatação dos poros.

5 – Revitalização da pele

Esse é um dos motivos mais importantes que você deve levar em conta ao querer utilizar o tônico facial na sua pele do rosto.

Ele literalmente revitaliza a pele, pois promove a remoção da oleosidade dela, deixando-a muito mais luminosa.

Você pode ainda estar com uma certa resistência de querer utilizar este tipo de produto. Experimente pelo menos uma vez e sinta na pele todos os benefícios desse produto altamente eficaz. Até porque para julgarmos alguma coisa, precisamos experimentar primeiro.

Qual a maneira correta de aplicação?

Algumas mulheres ficam com receio de aplicar o tônico facial, acredite, não existem segredos e nem dificuldades na utilização deste tipo de produto.

Veja a seguir como é fácil aplicar esse produto:

  • Lave muito bem o rosto, utilize produtos específicos para limpeza, existem no mercado alguns sabonetes que podem ser em barra ou líquido;
  • Se estiver utilizando algum tipo de maquiagem, retire-a com demaquilantes específicos;
  • Seque a pele, essa etapa é importantíssima;
  • Pegue um algodão e umedeça-o com o tônico facial;
  • Espalhe por toda a pele do rosto de maneira bem delicada, não esfregue de maneira nenhuma, se quiser pode dar pequenas batidinhas para que a circulação sanguínea do rosto seja ativada;
  • Deixe o produto secar de maneira natural.

Pronto, a sua pele está completamente limpa e sem dúvidas respirando mil vezes melhor.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */