Decoração Looks Moda

Tons pasteis: na decoração, nas roupas e em todos os lugares!

Antes de tudo, vamos explicar o que significa exatamente tons pasteis? Porque não tem erro: seu lado tiozão do churrasco, humorista de segunda com piadas infames, fatalmente ficará tentado a se manifestar sobre esse assunto por meio de associações óbvias, e por isso despidas de graça, sobre o popular pastel de feira; talvez, com um pouco de empenho, se lembrará do emprego do termo em forma de adjetivo, também muito popular, ainda que tenha caído em desuso nos últimos anos: o “cara de pastel”, uma pessoa insossa, sem graça, sem ânimo, enfim.

Que fique claro: pastel, nas artes plásticas, é uma cor ou um processo de pintura. No caso da cor, o termo ganhou esse status, na verdade o status de uma categoria, uma variação de matizes, por causa do giz de pastel, aquele usado nos quadros negros, nas lousas de escola. O título de variante de escala de entretons veio por causa de uma característica peculiar do objeto: a de marcar as cores no quadro de modo “lavado”, isto é, de maneira suave, fraca, uma espécie de versão soft das cores tradicionais.

E esse estilo mais light conferido pelos tons pasteis não se aplica somente as cores mais quentes, claras, essa impressão talvez surja por causa da infalível associação com o pastel do seu Hiroshi ou de figuras como um certo tucano conhecido também como “picolé de chuchu” (foi o único que veio a cabeça, sorry), mas não: existem tons pasteis tanto para gradações claras, como escuras. Pense que tudo na vida tem o seu oposto: azul claro, azul escuro, verde claro, verde escuro e preto dark e preto light, desbotado, opaco, meio sem brilho.

Pois bem, esclarecido do que se trata exatamente tons pasteis vamos mostrar como podem ser empregados no look do dia a dia na decoração e até em outros segmentos.

Os tons pasteis estão super em alta, pois proporcionam combinações variadas para o vestuário e proporcionam equilíbrio, um ambiente visualmente agradável na decoração.

Confira a seguir algumas dicas de como utilizar os tons pasteis que são as cores do momento!



Veja abaixo!

Tons pasteis nas roupas

Os tons pasteis caem sempre bem em vestuários quando pensados para formar conjuntos monocromáticos, ou seja, uma cor predominante tanto na parte de cima como na de baixo. Mas nesse caso, é importante que invista em acessórios para complementar o look, pois montar um vestuário só com essas cores podem lhe deixar muito apagada. Na hora de escolher acessórios, busque por cores diferentes e um pouco mais fortes. Um bom exemplo de combinação é um conjunto azul aliado a itens de prata ou dourado mais um sapato com tom diferente.

Outros detalhes úteis para equilibrar a sua aparência, injetar mais vida, mas sem perder a sobriedade e o ar romântico que os tons pasteis incutem, são um lenço no pescoço, na cabeça, peças com transparência bordada etc.

No trabalho

Digamos que, por causa do ar mais sóbrio, discreto, comportado, se imagine usando roupas em tons pasteis no ambiente de trabalho. Sem dúvida é uma ótima ideia, pois o estilo cai bem mesmo em lugares mais formais.

O estilo monocromático fica perfeito em ternos e peças de alfaiataria. Como os tons pasteis, como explicado, abarcam todos os tipos de cores você pode aproveitar para utilizar sua imaginação e compor looks originais e de muito bom gosto. Não se esqueça de fazer combinações com acessórios.

Tons pasteis na decoração

Os tons pasteis passaram a ser muito recorrentes na decoração devido as suas cores leves, mais suaves passarem a sensação de paz, harmonia, acolhimento, além de contribuírem para a iluminação dos ambientes. É tudo o que queremos quando pensamos no nosso lar certo? Depois da batalha no trabalho e o caos do trânsito, tudo que queremos é um espaço só nosso que serene nossa mente, que seja um contraponto a efervescência do lado de fora.

No entanto, para não causar o efeito justamente contrário, é preciso saber como utilizar os tons pasteis da melhor forma, não basta selecionar cores aleatoriamente tendo como único critério as suas versões mais fracas.

Uma dica valiosa para o emprego de tons pasteis na decoração é ter a cor branca como guia, pois é o entretom ideal para equilibrar o visual. Pense que o espaço que vai decorar é constituído de papelão e como pano de fundo, para incrementar o ambiente, você irá pintar todas as paredes de branco. Pois é, faça justamente isso, use branco para a estrutura física do lugar e use os demais tons pasteis na mobília que colocará no recinto.

Porém, não encare essa dica como uma regra inquebrável. É possível fazer boas composições nos espaços usando outras cores nas paredes. Há também a possibilidade de misturar o branco com outro pastel para tingir a estrutura física, tudo depende da finalidade do espaço e dos móveis que têm a disposição para desenvolver um visual agradável com essas cores.

View this post on Instagram

Projeto Autoral ❤️ . . Elaboração de sala estar e jantar integradas com um estilo clássico para um casal incrível 😍 . . Utilização de tons pastéis, revestimento 3D, espelhos para ampliar o ambiente e mobiliário clássico. . . Venha conhecer o nosso trabalho! Temos umas equipe especializada para te atender 👩🏻‍💻❤️ 📍Projetos 100% Online 📍Consultorias . . #designdeinteriores #designerdeinteriores #interiores #projetoresidencial #sala #saladeestar #saladejantar #decoracaodeambientes #integracaodeambientes #decoração #decoracao #decoracaoclassica #home #decorclassico #tonspasteis #mcmv #projetomcmv #casasbrasileiras #casasmodernas #revestimento3d #revestimentos #revestimentodeparede

A post shared by Géssica Campos INTERIORES (@gessicacamposinteriores) on

Na maquiagem

As chamadas cores em tons pasteis fazem grande sucesso no verão por combinarem com o clima aberto, ensolarado e por ajudarem a manter o corpo mais fresco, mas também marcam presença no inverno, pois independente da estação são infalíveis em passar romantismo, que nunca é demais em qualquer época.

Uma das formas de incrementar o visual para que não fique por demais apagado é usar delineadores do mesmo tom, mas em cores distintas e diversas. Lembre-se: há tons pastéis para todos os tipos de cores, sejam elas quentes ou frias.

É importante sempre observar o tom de sua pele para escolher a cor do delineador. Mulheres com peles claras, por exemplo, ficam bem com traçados rosa e azul, enquanto as morenas podem investir sem medo no laranja e no tom cereja.

No casamento

Claro que se utiliza tons pasteis em decoração de casamento, pois que situação seria mais romântica do que essa? E as cores suaves dão supercerto para criar uma atmosfera de contos de fadas, de sonho, de doçura. Entretanto, tem casais que não se agradam muito com esse papo de “dia de princesa”, acham que o visual fica por demais infantil. Mas cair de cabeça no extremo oposto e carregar nas cores também pode não ficar legal.

Se o ideal é encontrar um ponto de equilíbrio, os tons pasteis são os mais indicados para combinar com tons mais escuros, como as escalas de cinza e de marrom.

Considerações finais

Definimos o que são os tons pasteis e apresentamos algumas dicas de empregos dessas cores super em alta em figurinos, na decoração e na maquiagem.

Gostou do conteúdo?

Então, curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais do conteúdo do TudoEla.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */