Saúde

Tontura ao levantar: conheça a hipotensão ortostática

A tontura ao levantar é uma sensação que geralmente resulta de uma condição chamada hipotensão ortostática. Esta condição é uma manifestação de baixa pressão sanguínea, que ocorre quando a pessoa levanta, após um período sentada ou deitada. Ela pode manifestar-se desde tonturas leves ao levantar, até situações de desmaio.

Geralmente, a tontura ao levantar dura poucos segundos, não representando nenhum problema de saúde. Quando a condição dura mais, no entanto, pode representar casos mais sérios de hipotensão ortostática.

Embora geralmente não exija tratamento, a tontura ao levantar pode ser um indício de circunstâncias mais graves. Por isso, há alguns tratamentos para a hipotensão ortostática, quando ela ocorre de forma grave.

Saiba tudo sobre a tontura ao levantar, a hipotensão ortostática e o que pode ser feito a respeito:

Causas

download

Quando você fica em pé, a gravidade faz com que mais sangue acumule-se nas pernas. Isso diminui a pressão sanguínea, pois há menos sangue circulando livremente, para que seu coração possa bombear.

Normalmente, algumas células especiais perto do coração e das artérias percebem a diminuição da pressão sanguínea. Elas enviam um sinal para o cérebro, que são convertidos em instruções para o coração bater mais rapidamente, para compensar a queda. Isso estabiliza a pressão sanguínea, junto ao estreitamento dos vasos sanguíneos.

No entanto, quem apresenta hipotensão ortostática possui uma interrupção neste processo natural de reação à diminuição da pressão sanguínea. Neste caso, o corpo demora muito mais para reagir adequadamente, não garantindo a pressão necessária durante algum tempo.

Sintomas

astigmatismo-visão-borrada-770x330

O sintoma mais comum da hipotensão ortostática é a sensação de tontura ao levantar após período razoável em posição de repouso. Estas sensação e os possíveis outros sintomas normalmente duram por alguns segundos.

Os principais sintomas das hipotensão ortostática são:

  • Tontura ao levantar;
  • Visão borrada;
  • Fraqueza;
  • Desmaios eventuais;
  • Confusão;
  • Náusea;

Tratamento

Geralmente, não é necessário nenhum tipo de tratamento específico para a hipotensão ortostática. O caso muda quando a tontura ao levantar deixa de ser um sintoma leve e gera problemas significativos para a pessoa.

Neste caso, há diversas ações que podem ser tomadas para a solução do problema. Muitas vezes, a primeira sugestão está relacionado à mudança de alguns hábitos. A solução para a tontura ao levantar pode ser tão simples quanto beber mais água durante o dia, deixar de consumir álcool, ou levantar por etapas e de maneira mais sutil.

Em alguns casos, a recomendação pode envolver exercícios físicos para o fortalecimento da musculatura. Se você não possui pressão sanguínea alta, pode ser recomendada a ingestão de sal em maior quantidade, em sua dieta.

Em alguns casos, ainda, recorre-se à medicação, que pode ser utilizada para tratar diretamente a hipotensão ortostática, ou para tratar outras condições que possivelmente sejam a causadora do problema de maneira colateral.

Se a condição for tratada de forma direta, é necessário utilizar medicamentos que aumentem o volume de fluidos no sangue. Isso aumenta a pressão sanguínea de forma direta. Se o tratamento for relacionado a outra condição, serão usadas as drogas relativas a ela, associadas ou não a soluções específicas para a tontura ao levantar.

Veja também:

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes