Beleza Cabelos

Touca de Nero: aprenda o “truque da vovó” para alisar o cabelo naturalmente

Conquistar o liso perfeito nunca foi tão fácil como hoje em dia, concorda? Afinal, existem inúmeros produtos e aparelhos disponíveis no mercado beauté, como químicas alisadoras, chapinha, secador e escovas modeladoras, que utilizam as tecnologias mais avançadas e inovadoras para alterar a estrutura dos fios e conseguir alinhá-los com facilidade, resultando em fios perfeitamente lisos e brilhosos.

Mas, por outro lado, você já parou para se perguntar como as mulheres das nossas gerações passadas conseguiam esse efeito nos fios, sem toda essa tecnologia? Eu respondo: com a touca de nero. Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar dela, já que se trata de um dos truques mais antigos e famosos entre as vovós, também conhecida como touca de meia.

A técnica é super antiga, mas voltou com tudo em pleno século XXI para quem busca alternativas mecânicas para alisar os fios naturalmente. Na prática, você enrola o cabelo em volta da cabeça, de modo a forçar os fios a ficarem esticados, devido à posição em que estão presos, ocasionando no seu alisamento quando estiverem soltos.

Não entendeu nada? Quer saber como fazer a touca de nero? Então, confira os próximos parágrafos desse post que eu te conto tudo!

Como fazer nero no cabelo?

A nero nada mais é que uma técnica mecânica que visa enrolar o cabelo em volta da própria cabeça para forçar os fios a ficarem esticados, resultando em seu alisamento. Muitas avós ensinaram às suas filhas e netas como esta pode ser a melhor maneira de conseguir ter um cabelo liso sem precisar recorrer a procedimentos químicos ou aparelhos de calor, como secador e chapinha.

No entanto, por conta do enorme acesso a aparelhos e produtos de alta tecnologia, poucas de nós tivemos a oportunidade – ou interesse – em testar essa técnica. Mas, afinal, como fazer a nero nas madeixas? É mega simples! Veja:



  • Passo 1: Com os cabelos secos, pegue um pente e divida os fios com uma linha na lateral da cabeça.
  • Passo 2: Penteie todo o cabelo para o outro lado, como se fosse uma faixa.
  • Passo 3: Em seguida, enquanto vai esticando os fios para o lado contrário, vá prendendo-os com a ajuda de grampos.
  • Passo 4: Depois, finalize cobrindo tudo com uma touca de meia (pode ser comprada ou feita com uma meia-calça velha, como vamos falar a seguir), prendendo-a também com os grampos para que ela não saia do lugar.

Como fazer a touca de meia?

Atualmente, devido ao grande sucesso desse “truque da vovó”, já existem no mercado de beleza as toucas de nero propriamente ditas. Você pode encontrá-las em quaisquer lojas de cosméticos, mercados e até farmácias por um preço bem acessível, de mais ou menos R$ 2,50.

No entanto, para quem quer economizar ao máximo ou é adepta ao DIY (Faça você mesmo!), pode usar uma meia-calça velha, como falamos anteriormente, para fazer a sua touca de nero. Você vai precisar apenas da parte do elástico da cintura, o que significa que precisará cortar as pernas da meia.

Depois, é só fazer um pequeno nó na parte cortada (essa vai ficar no topo da cabeça) para deixar a sua touca bem presa junto com o cabelo. E atenção! Não vale usar meia-calça fabricada de outros tipos de tecidos, ok? Isso porque, além da questão do elástico, esse material da nero é ideal para deixar os fios e o couro cabeludo respirarem.

Lembre-se que deixar essa região abafada pode aumentar a oleosidade e provocar a caspa e outras doenças no couro cabeludo, além de causar queda das nossas madeixas.

Quanto tempo posso deixar a touca nero no cabelo?

Depois de aprender a colocar direitinho a touca de nero no cabelo, também é preciso ficar atenta ao tempo recomendado para deixá-la na cabeça. Em geral, o ideal é dormir com ela no cabelo, para que ela possa trabalhar no alisamento dos fios durante todo o seu sono.

No dia seguinte, você pode tirá-la, pentear o cabelo normalmente e finalizar como de costume, de preferência, usando um leave-in para deixar mais brilho e, ainda, fazer o efeito liso durar mais tempo ao longo do dia. Com essa técnica, você vai perceber que já estará praticamente pronta ao acordar, economizando bastante tempo na hora de se arrumar para ir ao trabalho ou estudar.

E muita atenção! Se a sua intenção for usar a touca de nero para alisar o cabelo para uma ocasião especial ou festa à noite, não é indicado passar o dia todo com ela na cabeça, pois isso pode causar tração na raiz por um período exagerado e provocar o enfraquecimento da raiz, resultando na queda capilar.

Em vez disso, opte por passar apenas duas horas, no máximo, com a touca. É claro que o liso não terá a mesma duração de quando a técnica é aplicada durante a noite, mas pelo menos você não colocará a saúde das suas madeixas em risco.

Quem pode apostar na técnica?

A touca de nero funciona perfeitamente em cabelos cacheados (com cachos mais abertos) e ondulados. Nestes tipos capilares, a técnica deixará melhores resultados no alisamento natural, especialmente se for feita corretamente, conforme o passo a passo que ensinamos anteriormente.

Já no caso das mulheres com cabelos crespos (afros) ou super cacheados (com cachos mais fechados), a nero apenas poderá ser usada como uma aliada nesse objetivo, sendo necessário complementar o alisamento com uma escova alisadora durante a secagem dos fios, antes de prendê-los com os grampos e a touca.

Touca de nero: vantagens e desvantagens

O principal benefício da touca de nero você deve ter percebido depois de ler todo esse artigo, certo? Alisar o cabelo naturalmente, sem precisar de químicas, secador ou chapinha, é a melhor maneira de evitar danos aos fios e mantê-los sempre lisos e bonitas, e o mais importante, saudáveis. Sobre isso, não resta dúvidas…

Por outro lado, a técnica possui uma única desvantagem, que é a de exigir habilidade e tempo para conseguir bons resultados com ela. Geralmente, nas primeiras vezes, é normal que você sinta dificuldades na hora de prender os fios desta maneira e deixá-los no lugar.

No entanto, como tudo na vida, com a prática você chegará à perfeição. Então, não desista! Com o decorrer dos dias, você conseguirá colocar a touca de nero perfeitamente e obter o liso que tanto deseja.

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre a touca de nero? Você já fez ou tem vontade de fazer no seu cabelo? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */