Beleza Cabelos

Trança unicórnio: aprenda a fazer o penteado das famosas no Instagram

Clássicas e atemporais, as tranças nunca saem de moda! E com o passar dos anos, o penteado foi ganhando versões para fugir dos arranjos tradicionais e dar um ar mais moderno ao visual. Grossas, finas, embutidas, boxeadora ou escama-de-peixe, não importa. Quanto mais diferentes forem, melhor…

E acompanhando as tendências do momento, a novidade da vez nesse estilo de penteado é a trança unicórnio, que virou febre entre as famosas, como Gigi Hadid, Kate Bosworth e Chiara Ferragni, e dominou o Instagram. Trata-se de um trançado feito no topo da cabeça, seguindo a repartição central dos fios, como uma referência ao chifre do animal mágico.

O penteado surgiu inspirado na série Game Of Thrones, da emissora HBO, que traz personagens com lindas tranças medievais. O hair stylist favorito das fashionistas e street styles na atualidade é bastante versátil e descontraído, podendo ser usado com coques, rabos de cavalo ou penteados semipresos.

Quer saber como fazer a trança unicórnio e conferir dicas para apostar com tudo nesse penteado? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro tudo. Vamos lá?!

Quem pode apostar?

A trança unicórnio é super democrática, o que significa que ela pode combinar com qualquer mulher, independente do tipo de cabelo. Além disso, como o penteado permite variadas versões, os arranjos podem ser criados conforme o gosto e personalidade de cada uma. Basta um pouquinho de bom gosto e criatividade para fazer lindas tranças estilo unicórnio.

5 motivos para você usar esse penteado do momento

Combina com todos os tamanhos de cabelo

Como falei anteriormente, a trança unicórnio pode ser usada por qualquer mulher, independente do tipo capilar ou comprimento dos fios. Por isso, ela é a aposta ideal para quem tem as madeixas curtinhas e não consegue investir em coques mirabolantes ou tranças mais longas. Por ser feita no topo da cabeça, o tamanho dos fios não deverá atrapalhar na execução da trança unicórnio.

Chama a atenção

A trança unicórnio é tão linda que dificilmente passará despercebida na rua. Com esse penteado no cabelo, você só receberá elogios.

Deixa o visual moderno

Apostar na trança unicórnio em vez das tradicionais é a melhor maneira de dar aquele ar mais atual e despojado que o seu look está precisando. Ao investir nesse penteado, você passará a impressão de que é super antenada e adora andar na moda.

Como fazer a trança unicórnio? Veja passo a passo

Apesar de parecer complicada, a trança unicórnio é, na verdade, muito simples de ser feita. Você pode fazer o penteado sozinha e em casa, sem gastar dinheiro ou tempo. Para isso, basta ter em mãos um pente, um elástico e um grampo para prendê-la e deixá-la firme pelo resto do dia. Veja abaixo como fazer trança unicórnio passo a passo:

Passo 1: Usando o cabo de um pente fino, faça duas riscas no topo da cabeça para dividir o cabelo. Elas devem ser feitas cada uma de cada lado da testa para resultar em uma grande mecha central no meio do alto da cabeça, como se fosse fazer um chifre. Prenda-a com um grampo.

Passo 2: Em seguida, penteie o restante do cabelo. No caso de quem tem cabelos cacheados ou crespos, pode finalizar do modo que preferir para deixar os cachos definidos e comportados para deixarem o destaque para a trança.

Passo 3: Agora é hora de começar a trançar. Comece o trançado desde a raiz, saindo da testa em direção à parte de trás da cabeça. A ideia é fazer uma trança embutida, ou seja, bem rente à raiz dos fios. Neste momento, a dica é puxar bem o cabelo da mecha para deixar a trança unicórnio bem apertada.

Passo 4: Finalize o trançado prendendo-o na parte de trás da cabeça coma a ajuda de um grampo, de preferência, da cor dos seus fios.

Passo 5: Para quem tem fios muito finos e lisos, que não seguram bem penteados, ou simplesmente para que quer dar o efeito “bagunçadinho” ao penteado, a dica é borrifar um spray fixador no comprimento e pontas e amassar bem o cabelo com as mãos para deixar a trança menos arrumada e, ao mesmo tempo, segurar o penteado por mais tempo.

5 dicas para ter uma trança unicórnio de sucesso

Agora que você já sabe como fazer a trança unicórnio para dar aquele up no seu visual, chegou a hora de conferir alguns truques que você precisa ter na manga para deixar o look digno de uma celebridade do Instagram. Confira:

1 – Varie a espessura da trança

A primeira dica de sucesso para usar a trança unicórnio e apostar em diferentes espessuras do penteado de acordo com cada ocasião. Para quem vai investir nesse penteado para ir a uma festa chique ou eventos grandes, o ideal é fazer um trançado mais grosso e bem centralizado, como é o caso da trança embutida ou escama-de-peixe, que possuem um acabamento mais definido e, portanto, conferem mais elegância ao look.

Já para quem vai fazer a trança unicórnio simplesmente para ir a um passeio informal com amigos ou para usar no dia a dia para ir ao trabalho, o segredo é abusar da descontração e das tranças mais finas, que deixam o visual mais moderno e despojado.

2 – Use um anti-frizz

Não tem nada pior que o efeito frizzado no cabelo quando a ideia é fazer um penteado mais elaborado, como é o caso da trança unicórnio. Por isso, a dica para evitar os fiozinhos arrepiados no alto da cabeça é apostar em um bom anti-frizz, como um leave-in ou óleo vegetal (como o óleo de coco, por exemplo).

Além de evitar o frizz, esses produtos selam a cutícula, preservam estrutura de proteção do cabelo e deixam os fios mais brilhosos e macios.

3 – Spray fixador para fios lisos e finos

Para mulheres com cabelos lisos ou muito finos, que possuem automaticamente menos volume, a dica dos hairtylists é para que se aplique um spray fixador para deixar o penteado no seu devido lugar, além de deixar o cabelo mais encorpado, conferindo mais volume à trança.

Veja também: Como engrossar cabelos ralos e finos? Veja 7 dicas infalíveis

4 – Use para disfarçar o cabelo sujo

A trança unicórnio, assim como outros tipos de tranças, pode ser a aposta ideal para quem quer disfarçar o aspecto pesado e oleoso de quando o cabelo está sujo. Isso porque o penteado é embutido na cabeça, deixando os fios bem rentes ao couro cabeludo e, portanto, despistando o efeito “pregado” na cabeça.

5 – Combine a trança com outros penteados

Como a principal característica da trança unicórnio é deixar o penteado no topo da cabeça, é possível investir em outros arranjos no restante do cabelo que está solto. Você pode apostar em outras tranças no comprimento dos fios ou finalizar o penteado com coques, por exemplo.

Confira lindas fotos de trança unicórnio para se inspirar!

Tripla

Dupla

Cabelo Curto

Cabelo cacheado

Com coque

Com rabo de cavalo

E aí? Gostou de aprender a fazer a trança unicórnio? Você já fez esse penteado no seu cabelo? Então, compartilhe!

Até a próxima!

/* ]]> */