Beleza Cabelos

Tranças de linha: como fazer? Dicas e fotos

Tranças de linha

As tranças de linha são tranças feitas com materiais sintéticos que se amarram aos fios que são naturais. Esse penteado afro é usado para que o cabelo se alongue.

Geralmente, são as mulheres em fase de transição que optam por essas tranças. Muitas escolhem cortar a maior parte dos fios, deixando somente alguns centímetros do cabelo todo ao natural, seja ele crespo ou enrolado. Essa forma de alongamento se mostra, portanto, uma das melhores sugestões para ter o cabelo comprido, permitindo que ele cresça saudável.

Os tipos de materiais que estão disponíveis para formar as tranças de linha mais conhecidos são o kanekalon e o jumbo. Ambos não possuem diferenças tão significativas, tanto que, com relação à aparência, eles se comprometem com resultados iguais.

No entanto, o jumbo se mostra um tanto mais popular por ser mais leve. Desta forma, acaba sendo indicado com uma frequência maior para aquelas que desejam ter tranças volumosas e bem longas.

Ambos os materiais são capazes de oferecer uma gama variada de tons para as tranças de linha. Estes podem ser da cor natural dos fios, em cores vibrantes e até mesmo com uma mistura multicor. As inúmeras possibilidades é o que quebra a monotonia do penteado e fazem da trança uma perfeita opção.

Além disso, sua capacidade de promover penteados diferentes, que vão dos mais simplórios até os mais elegantes, contribuem na escolha das tranças de linha.

Pensando nas mulheres que sentem curiosidade por conhecer mais à respeito, neste artigo vamos mostrar como o penteado pode ser feito. Além disso, vamos mostrar algumas fotos inspiradoras. Sem contar com o cuidado pré e pós-procedimento. Fique atenta!



Como fazer tranças de linha

Para fazer tranças de linha, a sugestão mais assertiva é buscar por um profissional ou salão qualificado. De preferência que seja especializado em cabelo afro. Assim, você estará segura de que, apesar de ser um trabalho complexo, terá maiores chances de sucesso.

Mas isso não impede aqueles que têm um pouco de prática de seguirem alguns tutoriais e, com isso, obterem um bom resultado. Se for mais conveniente, é possível também ver alguns vídeos explicativos. Eles provavelmente ajudarão a quem deseja realizar os procedimentos em casa.

Abaixo, listamos as ações básicas para fazer tranças de linha de forma simples.

Materiais que serão necessários:

  • Cabelo para tranças sintético;
  • Cabelo limpo, desembaraçado e seco;
  • Elastex (elástico);
  • Isqueiro.

Maneira de fazer:

  • Primeiramente você deve dividir o cabelo de uma orelha à outra, da testa ao alto da cabeça, em três iguais partes;
  • A parte inferior no pescoço deve ser separada em uma mecha na horizontal que seja entre 1 e 2 cm (largura);
  • Separe uma pequena mecha, enrolando uma mecha de linha ao redor do meio, envolvendo os cabelos. Nesse ponto é que você começará a torcer;
  • Na mecha lateral seguinte, repita todo o processo e, ao fim das tranças de linha, arremate com elástico em algumas voltas e dê alguns nós por garantia;
  • Continue subindo o trançado até o alto da cabeça. Por conseguinte, vá para os lados ainda subindo até finalizar a frente da cabeça;
  • A ponta amarrada no elástico deve ser cortada onde estiver na extensão da cabeça. Finalmente, caso se sinta confortável, passe o isqueiro pelas pontas para fazer o arremate.

Cuidados que se deve ter com as tranças de linha

Não importa qual procedimento capilar que se faça: todos precisam de cuidados especiais. No caso das tranças de linha é extremamente importante que sejam feitas de maneira correta para não sobrecarregar os cabelos naturais e fazê-los quebrar.

Também é de suma importância que os fios naturais estejam saudáveis e que suportem receber as tranças de linha. Eles não podem pesar e acabar danificando.

Para que tudo fique perfeito no penteado, atente para algumas sugestões de trato antes e depois do procedimento.

Como tratar dos cabelos antes, durante e depois de fazer as tranças com linha?

Cuidar dos fios antes das tranças não é algo complicado. Hidratação extrema é o principal conselho. Já durante o procedimento, é importante que a pessoa que esteja fazendo a trança com linha, divida bem o cabelo a fim de evitar que alguns fios sejam “pulados”.

Quando for dormir, é bom prender as tranças com coisas que não as danifique, como um pedaço de tecido leve. De tempos em tempos, antes de deitar, utilize alguma pomada hidratante no couro cabeludo.

Como fazer uma boa higienização das tranças com linha?

Elas podem ser normalmente lavadas com uma técnica simples. Utilize o shampoo nas divisões do couro cabeludo, fazendo uma leve massagem. Enxague e repita o processo. Em seguida, seque bem com uma toalha felpuda e deixe a cabeça embrulhada por alguns instantes.

Posteriormente, termine de secar com um secador. Não deixe secar naturalmente por completo, menos ainda quando da hora de dormir. Isso pode acarretar fungos e mau cheiro.

Uma boa sugestão é o uso de shampoo seco eventualmente.

Por que fazer as tranças de linha?

Porque o visual fica despojado e moderno. Além do mais, é como uma forma de proteção para os fios naturais em transição.

É possível ficar com as tranças por quanto tempo?

É recomendado que as tranças de linha permaneçam durando por cerca de 3 meses. Esse seria o período máximo, em caso de reposicionamento ou de uma retirada.

Esse tipo de penteado danifica ou melhora a saúde capilar?

Sem sombra de dúvidas, se bem feitas, as tranças ajudam na saúde capilar. Só vão prejudicar os fios caso ultrapassem muito tempo do limite no couro cabeludo.

O cabelo irá crescer, provavelmente se emaranhar e acabar quebrando, caso não seja tratado. A trança grossa e grande pode ser danificada por conta do peso em excesso.

Ela acaba causando alopecia de tração. Isso nada mais é do que a perda de fios na região frontal da cabeça.

Se você não quiser correr riscos, é importante ir a um bom profissional para que ele avalie a saúde dos seus cabelos. Ele também poderá recomendar o melhor tipo de cabelo sintético.

Outros detalhes como volume e espessura das tranças também serão avaliados. Portanto, caso queira inovar no visu com as tranças de linha, vá a um bom salão especializado e arrase.

Fotos de tranças de linha

View this post on Instagram

#Boxbraids #trançadelinha #trançasafro

A post shared by Yas & Fabi tranças (@yasfabi_trancas) on

Compartilhe!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */