Beleza Cabelos

Tranças medievais: dicas e fotos para você aderir

2019 chegou trazendo novas cores, mas os penteados ainda estão na idade média. Uma onda que começou com a novela da Globo, “Deus Salve o Rei”, está até hoje na moda, muito por conta dos sucessos Vikings, que teve a sua última temporada anunciada na semana passada, e Game of Thrones, que estreia a sua última temporada em abril. Sabe do que eu estou falando? Estou falando das tranças medievais.

Elas são uma verdadeira febre há muitos meses, não apenas porque era só ligar a televisão ou o Netflix para vê-las em famosas, mas também por serem bem democráticas, fáceis de fazer e ajudam a aliviar a sensação de calor, ainda mais neste período do ano em que as temperaturas estão lá em cima.

No post a seguir, vamos ensinar como fazer vários tipos diferentes de tranças medievais no seu cabelo e algumas fotos que esperamos que te sirva de inspiração para colocar este tipo de penteado no seu repertório do dia a dia, seja para um dia mais tranquilo, casual, um look mais esportivo e até um visual um pouco mais sofisticado.

Antes de começar o passo a passo das tranças medievais, vou te contar uma curiosidade. Esse tipo de trança, como é de se imaginar, é um dos penteados mais antigos que ainda hoje são usados por mulheres do mundo todo.

Antigamente, elas não tinham o status de embelezar e empoderar uma mulher, mas o de identificar de qual tribo a mulher vinha, a sua origem e qual era a sua posição social. Agora vamos ao tutorial de como fazer esse penteado que não sai da cabeça das famosas.



Como fazer tranças medievais?

Penteado básico

1º passo: Antes de começar as tranças, garanta que o cabelo esteja limpo e bem penteado. Os nós dos fios podem gerar complicações mais tarde e acabar estragando todo o trabalho que foi feito para conseguir as tranças medievais.



2º passo: Separe o cabelo ao meio. Em um dos lados, faça uma trança que vai desde os fios mais próximos da testa até o final de seu comprimento. Agora, repita o processo do outro lado do cabelo. Lembre-se de usar fios do topo da cabeça.

Pronto! Com apenas estes dois passos você já consegue ter as tranças medievais que mais foram usadas por Marina Ruy Barbosa na novela “Deus Salve o Rei”. Como ainda sobrou bastante cabelo que não foi usado para nada, você pode apostar em algumas coisas diferentes.

Uma ideia é fazer tranças finas nas laterais da cabeça. Pegue alguns fios que estão logo após a “curva” da frente do rosto para a lateral, um pouco a frente da orelha.

View this post on Instagram

Amalia 🔥 #deussalveorei #dsr Foto: @arturmeninea

A post shared by Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) on

Tiara de trança

Essa opção é mais charmosa que o penteado básico e ajuda a deixar a mulher com ar de jovialidade, servindo tanto para ocasiões mais simples quanto para eventos mais sofisticados. Democrático, serve para cabelos lisos, cacheados ou ondulados, seja curto ou comprido.

1º passo: Divida o cabelo ao meio. Separe os fios desde o contorno do rosto (de orelha a orelha) em duas partes. Prenda a parte de trás para que não te atrapalhe. A franja deve ficar de fora deste procedimento.

2º passo: Una as duas mechas que foram separados em um único lado do cabelo.

3º passo: Iniciando pela raiz, faça uma trança que vai próxima da orelha até o final dos fios.

4º passo: Depois que a trança estiver pronta, basta prendê-la na parte de trás do cabelo com grampos invisíveis. Agora, só resta arrumar a franja da maneira que você achar melhor.

Tranças torcidas laterais

As tranças medievais que misturam tiara de tranças e uma trança grossa torcida foi o penteado que Bruna Marquezine mais usou quando interpretou a princesa Catarina em “Deus Salve o Rei”, principalmente quando estava usando coroa nos eventos do reino. É simples de fazer e só precisa de um bom finalizador e um mousse para ficar perfeito.

1º passo: Divida o cabelo ao meio. Pegue uma mecha larga da parte de trás do meio do cabelo e trançar tradicionalmente até o final dos fios. Prenda a ponta com elástico.

2º passo: Prenda a ponta da trança no lado oposto de onde ela se iniciou, fazendo uma tiara de tranças.

3º passo: Junte as duas mechas que foram separadas na frente da cabeça. Pegue as duas laterais e as una na parte de trás. Comece a trançar logo abaixo da tiara de tranças que já está pronta.

4º passo: Use um spray para fixar.

Lagertha Hair

Assim é conhecido o penteado usado por Katheryn Winnick, a Lagertha de Vikings. Ele é bem mais sofisticado que os demais que já apresentamos aqui e vai dar um pouco mais trabalho para fazer. Porém, os esforços valem a pena e o visual fica incrível.

1º passo: Prenda a franja e a separe do resto do cabelo. Divida o cabelo em dois. Em um dos lados, faça uma nova divisão, separando duas mechas do mesmo tamanho.

2º passo: Prenda a mecha de cima atrás do cabelo (ela será usada posteriormente). Com a mecha de baixo, faça uma trança que vai da raiz até o final dos fios.

3º passo: Repita o segundo passo com a mecha de cima que você havia prendido.

4º passo: Faça um zigue-zague, enrolando uma trança na outra. No final, prenda-as com um elástico.

5º passo: Repita todo o processo que você fez de um lado no outro. Porém, nesta parte você não vai unir uma trança na outra, elas ficarão separadas e soltas.

6º passo: Dê um espaço de mais ou menos quatro dedos da raiz e comece a fazer uma trança embutida com a sua franja. Ela será jogada para o lado esquerdo para se unir às outras duas que também estão soltas.

Galeria de fotos

Os tutoriais acima foram poucos perto da infinidade de possibilidades de tranças medievais que podem ser feitas. As próprias personagens que citamos ao longo do post variam suas tranças a cada episódio ou capítulo. Por isso, separamos abaixo algumas imagens que podem servir de inspiração para você adotar um novo look neste começo de 2019 e aproveitar o verão na moda.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.