Beleza Cabelos

Transição capilar: confira dicas de como recuperar os seus cachos

Se você sempre teve cachos e, em algum momento da vida, decidiu entrar na onda dos cabelos alisados e se arrependeu depois, a transição capilar é a solução para ter os seus cabelos naturais novamente. Principalmente agora, com o boom da volta dos Black Power e crespos, você não precisa mais esconder os seus cachos por trás de alisamentos químicos e chapinha, secador ou modeladores, que são altamente prejudiciais à saúde dos fios.

Fazendo a transição capilar, as mulheres com cabelos cacheados ou crespos podem apostar algumas técnicas para fazer os fios recuperarem a textura original, como o Big Chop, ou acertar nos produtos que reativam a memória dos cachos e fazem com que eles voltem ao normal após algum tempo, como vamos mostrar no decorrer desse artigo.

No entanto, “transitar” as madeixas não é uma tarefa tão simples assim como parece. Em casos de cabelos que passavam por químicas permanentes para ficarem lisos, como escovas progressivas, o processo pode ser bem demorado e exigir uma mega paciência de quem está querendo ter os fios naturais de volta.

Isso porque os fios da raiz crescem cacheados ou crespos, enquanto os do comprimento e das pontas ainda estão lisos por conta dos produtos alisadores, o que pode deixar qualquer uma louca ao se olhar na frente do espelho. Mas, é claro que se você está realmente querendo ser você mesma de novo, esse não deve ser um empecilho para te fazer desistir da transição, concorda?

Por isso, para te ajudar, nós separamos a seguir algumas dicas para você começar a sua transição capilar agora mesmo e voltar a ter cachos bem encaracolados, definidos e hidratados! Vamos lá?

O que é a transição capilar?

A transição capilar nada mais é do que um processo para eliminar a química dos produtos alisadores dos cabelos cacheados, com o objetivo de trazer de volta a textura natural dos fios, definindo e hidratando os cachos.

“Transitar” os fios é mais indicado para quem fazia relaxamentos, permanentes, escova progressiva ou qualquer outro tipo de alisamento químico nos fios e decidiu parar e ter de volta os cabelos cacheados e crespos. Porém, ele também funciona no caso de quem alisava os cabelos com a ajuda de aparelhos térmicos, como secador, chapinha ou modeladores.

Mais que uma decisão relacionada à estética, a transição capilar também tem a ver com uma aceitação própria da mulher, que passa a assumir sem medo o cabelo natural, da forma como veio ao mundo.

No caso de quem tem químicas no cabelo, o processo pode ser mais trabalhoso, uma vez que a os produtos alisadores dificilmente serão eliminados do cabelo de forma natural, apenas com a ação do tempo. Neste caso, será preciso um corte químico ou um Big Chop para se livrar da parte alisada do cabelo de forma mais rápida.

apos-big-chop-2

Após Big Chop

Já para quem usava apenas secador ou chapinha, a paciência deve ser o truque primordial para fazer a transição capilar. Apenas com o passar do tempo e com o uso de alguns produtos ativadores de cachos, será possível ter a textura natural dos fios de volta em pouco tempo.

Quanto tempo dura?

Não há um tempo certo de quanto tempo você deve fazer a transição capilar, uma vez que cada cabelo leva um período diferente para voltar ao normal. Se você usava químicas para alisar os fios, pode ser que as madeixas demorem um pouco mais para se recuperar, sendo preciso um corte químico para se livrar de vez da parte alisada.

No entanto, no caso de quem só usava chapinha e secador ou que não tem coragem de cortar o cabelo radicalmente, a dica é só esperar a raiz ir crescendo e cortar a parte com química conforme os fios naturais forem tomando o comprimento.

Veja o passo a passo para fazer a sua transição capilar

Agora que você já sabe o que é a transição capilar e já decidiu ter os seus cachos de volta, fique de olho no passo a passo que vamos mostrar a seguir para começar a “transitar” os seus fios:

1º passo: Pare com o secador e a chapinha

secador-chapinha-viagem

Se você quer ter os seus cachos de volta, a dica é se livrar do secador e da chapinha. Os aparelhos podem danificar os fios, deixando-os ainda mais ressecados e quebradiços, além de tirar a definição dos caracóis naturais que o cabelo tem.

2º passo: Faça um corte químico

No caso que quem tem muita química nos fios e acha não vai aguentar esperar a raiz crescer até tomar todo o comprimento do cabelo, a opção é passar a tesoura para eliminar a parte com química. Neste caso, o mais indicado é fazer o Big Chop (“grande corte”, em português) ou ir cortando o cabelo aos poucos, conforme ele vai crescendo.

3º passo: Não se esqueça do cronograma capilar

Fazer um cronograma capilar é muito importante em qualquer tipo e fase do cabelo, mas, durante a transição, ele é mais que essencial. Isso porque, para que os cachos voltem a aparecer, os fios precisam estar hidratados, já que as químicas ou aparelhos térmicos tiraram toda a água da sua estrutura.

Faça sempre pelo menos três hidratações por semana, seguida de nutrição e reconstrução. A regra geral é que a hidratação seja feita mais vezes que a nutrição e esta mais vezes que a reconstrução.

4º passo: Aposte em técnicas de texturização dos fios

sem-titulo-1

Plopping

A fase inicial da transição capilar, em que a parte indefinida (alisada com química) ainda está em maior quantidade, é a mais difícil. Ninguém merece se olhar no espelho e ver aquela triste situação do cabelo, com a raiz cacheada e o restante dos fios lisos e ressecados.

Por isso, existem algumas técnicas de texturização que podem ir cacheando os seus cabelos enquanto faz a transição, como coquinhos, twists, plopping, bobes, entre outras.

5º passo: Use penteados

Alguns penteados podem ajudar enquanto você fazendo o processo de transição. Abuse da criatividade! Você pode fazer coques, usar turbantes ou até fazer tranças. As Box Braids (tranças nargô) são uma ótima opção, ideais para disfarçar o cabelo enquanto ele cresce. Além de lindas e práticas, elas não pesam na cabeça, já que são feitas de material sintético, e não estragam o cabelo.

6º passo: Abuse dos ativadores e umidificadores de cachos

Usar esses produtos pode trazer de volta a umidade dos fios (papel do umidificador, deixando-os hidratados) e ativar a memória capilar (ativador) para que os cachos voltem ao normal. Use os sempre com outros produtos específicos para madeixas cacheadas e crespas, como shampoos, condicionadores, máscaras e óleos essenciais.

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */