Pele Beleza

Tratamentos para rugas: veja quais são os melhores

Ao longo do tempo, toda mulher percebe que a pele do rosto já não é mais como antes (isso também acontece com os homens, mas a maior parte deles não dá tanta importância para isso). Começam a surgir as famosas rugas e linhas de expressão, sinais típicos e perfeitamente naturais de uma pele mais madura.

As rugas são linhas e dobras que se formam no rosto como consequência da força e dos movimentos dos músculos. A exposição ao sol pode intensificar esses sinais, fazendo com que fiquem mais profundos e até definitivos. Inclusive, é comum que a rugas apareçam mais em áreas de maior exposição aos raios solares.

Veja também – Rugas nos olhos: conheça os melhores tratamentos!

Existem várias formas de classificar o processo de envelhecimento, sendo que a mais conhecida é a seguinte:


  • Tipo 1: não há rugas
  • Tipo 2: rugas dinâmicas, que se mostram de acordo com a expressão facial
  • Tipo 3: rugas de repouso
  • Tipo 4: rugas espalhadas por todo o rosto, independentemente da expressão da pessoa.

E quem já está começando a se preocupar com o surgimento dessas linhas, é interessante saber que, atualmente, há diversas opções de tratamento, mais ou menos agressivas e para todos os bolsos! Vamos ver quais são as principais para que você possa escolher a mais adequada à sua situação.

Carboxiterapia

carboxiterapia-facial

Essa é uma técnica que está bastante em alta nas clínicas de estética! Ela consiste em um tratamento não cirúrgico, no qual é aplicada uma injeção de gás carbônico no tecido celular subcutâneo, ou seja, abaixo da pele, com uma agulha extremamente fina.


Esse gás carbônico age aumentando a circulação sanguínea e, por consequência, a oxigenação dos tecidos que atinge, o que estimula a formação de fibras elásticas e de colágeno. O colágeno é a proteína que dá sustentação para as células e faz com que elas fiquem unidas. Portanto, o resultado é uma pele menos flácida e com menos rugas.

A carboxiterapia é usada, especialmente, para amenizar as rugas que se formam ao redor dos olhos. Para obter o resultado desejado são necessárias de 6 a 18 sessões, lembrando que essa quantidade varia de acordo com a resposta do organismo ao tratamento.

Toxina botulínica

Cosmetic injection to the pretty woman face

O famoso botox é um dos procedimentos mais utilizados para amenizar linhas de expressão e rugas. O que provoca essas marcas é a contração dos músculos da face, o movimento, como já foi dito anteriormente. Portanto, essa toxina paralisa essas contrações, para evitar que as rugas apareçam. Deve-se tomar cuidado com o exagero para que o resultado não fique artificial ao extremo.

Veja também – Como evitar rugas? Aprenda dicas para fugir do problema

A toxina botulínica mostra resultados cerca de dois dias depois de ser aplicada e é preciso repetir o procedimento seis meses depois.

Peeling de cristal

peeling-de-cristal

Esse tipo de procedimento também é conhecido como dermoabrasão e caracteriza-se por ser um peeling mais intenso e agressivo. É injetado um jato de microcristais compostos de óxido de alumínio, que “lixam” a camada superficial da pele. É doloroso e, por isso, a pessoa precisa ser submetida à anestesia local ou geral para realizar.

O peeling de cristal é indicado, principalmente, para quem tem a pele mais escura e para tratar rugas de maior profundidade. Normalmente, o esteticista indica a realização de dez sessões para a obtenção de um bom resultado, sendo realizadas semanalmente.

Preenchimento

preenchimento

Uma ruga normalmente se caracteriza por uma depressão na pele, de modo que nesse tratamento são usadas substâncias para preenchê-la, como o ácido hialurônico, por exemplo. É possível ver resultados imediatamente e também não é um método agressivo: a pessoa pode realizar suas atividades normais logo depois de fazer o preenchimento, devendo apenas evitar a exposição ao sol.

Recomenda-se que quem opta pelo preenchimento o faça a cada nove meses, aproximadamente, pois é o tempo de duração do efeito.

Bioplastia

???????????????????????

Esse é um dos poucos tratamentos considerados irreversíveis e, justamente por isso, não é recomendado por todos os médicos e profissionais da estética. A bioplastia consiste em um preenchimento feito com uma substância chamada polimetilmetacrilato, que é aplicada logo abaixo da musculatura do rosto. Também necessita de anestesia e há histórico de efeitos colaterais, como a formação de nódulos duros na região em que a substância é injetada.

Eletrolifting

eletrolifting-facial

Indicado para rugas menos profundas e para combater a flacidez facial, esse tratamento estimula a produção de colágeno por meio de impulsos elétricos. Também é procurado por pessoas que desejam reduzir o aparecimento das estrias. Na maior parte dos casos, é preciso realizar dez sessões, sendo uma a cada semana.

Sculptra

sculptra-facial

É bastante semelhante ao preenchimento e é injetado na derme um produto à base de ácido polilático, que estimula a produção do colágeno pelo próprio organismo. Além de restaurar a pele, esse procedimento também promete redefinir o contorno do rosto e deixá-lo como uma aparência renovada. O sculptra é mais indicado para rugas de profundidade média e um de seus maiores pontos positivos é o fato de não oferecer efeitos colaterais a quem realiza.

Conclusões…

Esses são os procedimentos mais utilizados atualmente para amenizar as rugas, mas vale lembrar que eles não resolvem completamente o problema, ou seja, você não irá deixar completamente de ter marcas de expressão. A formação dessas linhas é algo natural e faz parte do processo de envelhecimento do ser humano. É importante aceitar como tal!

Veja também – Tratamentos Caseiros para Rugas: 3 receitas simples

Logicamente, se é algo que lhe incomoda, procure um dermatologista, pois ele terá condições de avaliar qual é a profundidade de suas rugas e, a partir disso, indicar o melhor procedimento para suavizá-las. Seja qual for a sua escolha, informe-se bem antes, tire todas as suas dúvidas e, principalmente, atenda à todas as recomendações do profissional. Caso contrário, você coloca em risco não apenas a eficácia do tratamento, mas também a sua saúde.

E para quem ainda não está na idade de se preocupar com rugas, vale seguir algumas dicas para retardar o aparecimento delas: use filtro solar todos os dias, reaplicando a cada duas ou três horas; beba muita água para hidratar a pele de dentro para fora e consuma alimentos ricos em colágeno e vitamina C. Tudo isso vai refletir até na sua qualidade de vida!

Sobre o autor

Raiane