Decoração

Tricotin: decoração como você nunca viu

O tricotin, ou caso você queira chamar de i-cord, rabo de gato, é uma espécie de cordão arredondado de tricô. Comumente é feito por meio de um tear pequeno com preenchimento estrutural de arame.

Desde algum tempo está tendo um uso inusitado como decoração, onde se transforma em peças com silhuetas e nomes. Sua customização fica linda em quartos infantis, em portas de maternidade, ou da forma como preferir.

Algumas coisas que você precisa saber sobre o tricotin

  • É uma forma de artesanato muito fácil de executar, até mesmo por quem não tem nenhum conhecimento na arte do tricô;
  • Essa técnica é bem antiga, bastante usada quando se queria fazer determinados tipos de cordões antigamente;
  • Hoje em dia, o artesanato é mais usado para decorações, em especial para decorações infantis;
  • Dizem que devemos o tricotin aos franceses, que já utilizavam a arte na decoração;
  • Além de utilizar para decorar suas próprias residências, muitas pessoas estão fazendo do tricotin uma forma de ganhar uma renda extra. Alguns artesão vendem as peças, outros dão cursos, etc.

Para você entender melhor, preparamos um tutorial que vai mostrar como fazer as lindas estruturas de tricotin. Aprenda e, mãos à obra!

Passo a passo da execução do tricotin

O tricotin é  considerado uma técnica especial de tricô. Ele é feito de um círculo com 4 pontos. Após seu trançado,  acaba formando um tubo fino e comprido. Nesse tubo, então, é colocado o arame que lhe dará inúmeras formas.

Você precisará dos seguintes materiais:

  • Arame de espessura aproximada de 16 ou um pouco mais grosso (a espessura 16 é mais maleável para moldar. Tenha em mente que, conforme a espessura for aumentando, mais difícil se tornará para modelar);
  • Lã para crochê ou tricô com espessura média;
  • Um alicate pequeno, desses que se usa para bijuterias;
  • Um tear pequeno de 4 pregos.
  1. Primeiramente se passa o fio pelo lado interno formando uma letra “e” em todos os quatro pregos.
  2. Pela ordem dos pregos, vá passando o fio pelo lado de fora de cada um deles.
  3. Levante a laçada da parte inferior com o auxílio de uma agulha de crochê, passando bem acima do fio superior. Repita nos quatro pregos, um por um.
  4. Faça a repetição das etapas 2 e 3 continuamente, até o tricotin fique no comprimento que se queira.
  5. Para as formas mais simples, dobre primeiramente o arame e só depois encape-o com o tricô.
  6. Com a ajuda do alicate, faca uma pequena argola nas duas pontas do arame, de forma que ele não enrosque no tricô quando estiver passando.
  7. Agora passe o arame por dentro do tubo com bastante cuidado para não deixar que o arame saia para fora da trama.
  8. Faça o arremate da ponta que aberta. Passe o fio que está sobrando por dentro dos quatro buracos, puxando até fechar.

Detalhes sobre a maneira de fazer o tricotin

Conforme for fazendo o tricô, um fio tubular vai crescendo na parte inferior do tear. Tenha em mente que para fazer uma peça decorativa grande, como um nome ou um desenho, será necessário um fio bem comprido.



Para saber exatamente qual tamanho precisará para executar a forma que quer, desenhe em uma folha de papel. Coloque um fio qualquer contornando toda a forma desejada. Terminado o contorno, basta medir o fio.

Usando esta técnica é possível fazer diversas formas, das mais simples às mais complexas, bem como os tão cogitados nomes. Para este processo, basta executar os primeiros passos. No entanto, é recomendo que se encape o arame esticado para depois moldá-lo como desejado.

Lembre-se que os nomes devem ser moldados com uma linha única, continua, pois não há cortes.

Ideias com tricotin para decoração

Frutas

Peças com motivos relacionados à frutas ficam muito bonitas quando prontas e servem até para colocar em sua cozinha.

Nomes

Os nomes são geralmente bastante usados em decoração de quartos infantis. É possível combinar as cores da parede com as da lã, por exemplo.

Para incrementar o nome, ao fim da palavra, pode-se fazer uma forma de coração, de flor, de nuvem, o que preferir. Isso dará originalidade e charme à peça.

Flores

Quem não gosta de flores? Essas peças não se limitam a um único cômodo da casa. Só não é recomendado o uso no banheiro, pois a umidade pode danificar o material. Quer dar um ar ainda mais especial? Coloque as flores de tricotin em um pequeno vasinho de plantas.

Móbiles

Alguns móbiles são bem caros, mas é possível fazer um de forma personalizada e barata. Basta fazer os moldes de tamanho reduzido das figuras que quiser e pendurá-las com o auxílio de um fio de nylon.

Chaveiros

Todo mundo gosta de dar e receber presentes personalizados. Nesse caso, uma boa opção são chaveiros. Dependendo da sua escolha, dá até para fazer sem usar o arame por dentro da corda.

Filtro dos sonhos

O filtro dos sonhos de tricotin também é uma opção inovadora de presente e para a decoração pessoal também. A tendência de hoje em dia é usar elementos que representem a real personalidade do dono da casa. Nesse sentido, um filtro dos sonhos diferente pode dar um charme à mais em vários ambientes.

Decorações penduradas

Com o tricontin, é possível fazer, além das tradicionais decorações de mesa ou de parede, algumas peças que fiquem penduradas compondo o lustre, dando uma graça especial nas portas, ou até mesmo escondendo fios.

Que tal ter um suporte de tricotin para pendurar pano de prato? Ou suas bijuterias dentro do guarda-roupa? Essa é uma solução bonita e prática para pendurar coisas.

Lembrancinhas

A originalidade é fundamental para o sucesso hoje em dia. Se você está cansada de lembrancinhas de comemorações, festas, de visita ao bebê, de chá de fralda, lingerie ou qualquer outro evento, nada melhor do que oferecer algo único, que ninguém mais terá igual.

O custo é mínimo e o trabalho também. É possível fazer várias formas personalizadas com o tema do evento. Os resultados são incríveis e com certeza todo mundo vai amar!

Você tentou fazer tricotin? Deu certo? Com certeza, quando começar a praticar essa técnica, não vai querer parar tão cedo.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */