Relacionamento

Trisal: o que é, como funciona e quais são as regras?

Você já deve ter ouvido falar em um relação em trisal em algum momento, seja em uma série de tv, filmes ou até mesmo em sua própria vida – podendo ter acontecido com você ou com alguém próximo.

Esse tipo de relacionamento ainda é muito comum no Brasil, mas tem se popularizado e se tornado cada vez mais presente em nossa sociedade como algo comum. Mesmo assim, ainda há muito preconceito e deslegitimação desses trisais.

Se você tem dúvida sobre o que significa trisal, como esse relacionamento funciona e quais são suas regras (além de outras curiosidades que iremos apresentar) fique aqui até o final para garantir que você tenha conferido todas as informações sobre o assunto, ok? Então, vamos lá?

Trisal: o que é, como funciona e quais são as regras?

O que significa trisal?

Trisal é a palavra utilizada para definir o relacionamento à três, ou seja, ao invés de termos duas pessoas em um relacionamento amoroso (o que é o mais comum atualmente) existem três pessoas que se amam e estão juntas construindo essa relação.

Ela é apenas uma das formas que existem de poliamor, ou seja, um relacionamento que envolve três ou mais pessoas. Se você já se interessou por duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, você pode ter vontade de ter um relacionamento poliamoroso com esses indivíduos.

No caso de gostar de duas pessoas, podendo ser homens, mulher ou ambos, você pode acabar em um relacionamento em trisal. Claro, se todos estiverem sentindo o mesmo e dispostos a esse tipo de relação, ok?

Nem sempre iremos gostar de duas pessoas e acabar em um relacionamento a três, às vezes pode só acontecer de você escolher uma delas. Ou seja, você não é considerado uma pessoa adepta do poliamor apenas por gostar de mais de um indivíduo.

Mas, deve ter surgido essa dúvida por aí. Como funciona um relacionamento a três? Iremos te explicar a seguir para não restar dúvidas até o final do conteúdo.

Como funciona esse tipo de relacionamento?

O relacionamento a três, o trisal, é como qualquer outro relacionamento sério. A única diferença é que haverá mais uma pessoa envolvida do que o “normal”. Precisará haver fidelidade, sendo um relacionamento fechado, sério e que deve haver consentimento de todos os envolvidos.

O respeito e o amor entre eles também são importantes, afinal, todos eles estarão juntos nessa.

Há a possibilidade de haver um relacionamento a três que seja aberto, ou seja, que ficar com outras pessoas não seja uma traição. Mas, isso é comum em qualquer relacionamento, sendo necessário apenas definir isso com os parceiros antes de tudo.

Afinal, só é um relacionamento aberto quando seus parceiros sabem e também praticam, certo? Do contrário, sinto muito dizer, mas você estará sendo um traidor (ou traidora).

Quais são as regras para um bom relacionamento em trisal?

Bom, na verdade, não existem regras pré-definidas para que um trisal exista. Serão os envolvidos na relação que irão definir quais as melhores práticas, e regras se preferirem, para que o relacionamento deles seja o mais saudável possível.

No mais, as regras gerais em relacionamentos também valem para as pessoas que estão em um poliamor.

Por exemplo, ter respeito pelos parceiros, ter sinceridade e saber dividir os problemas para que possam solucionar juntos, não trair – sim, traição também pode acontecer em relacionamentos a três e isso, sim, pode ser definido pelo trisal como eles preferirem. Se será um relacionamento aberto ou fechado, por exemplo.

Vamos entender melhor essa questão da traição em um relacionamento poliamoroso e, principalmente, em um relacionamento a três. Vamos lá.

Traição

Não é considerada traição ter um relacionamento a três, contanto que todos saibam e apoiem – participando de todos os momentos ou não.

A definição de traição no trisal pode ser muito diferente do relacionamento monogâmico, afinal, o trisal pode envolver pessoas que se relacionam todos juntos ou um parceiro que tenha uma relação com mais de uma pessoa.

Mais uma vez, é importante ressaltar que só é um trisal se todos estiverem de acordo. Do contrário, aí sim teremos uma traição acontecendo neste relacionamento.

Trisal é ilegal no Brasil?

Não. Não é ilegal ter um relacionamento a três no Brasil. Também não se trata de uma contravenção penal (que envolve prisão ou pagamento de multa). O trisal é algo legal, contanto que exista com o consentimento de todos os indivíduos envolvidos no relacionamento e que não envolva relação entre menores e adultos.

Por isso, se você está pensando em ter um relacionamento a três, pode ficar tranquilo que você não será preso por conta disso.

Mas, é importante dizer que esse tipo de relacionamento ainda é pouco convencional em nosso país, o que pode acabar gerando muito preconceito e problemas sociais. Infelizmente, isso ainda é algo que precisa ser muito trabalhado para que este cenário mude.

Como saber se quer ter um relacionamento a três ou não?

Isso pode acontecer quando gostamos, ou amamos, de duas pessoas ao mesmo tempo. Pode até haver uma frequência nesse acontecimento, mas são poucos os casos em que pensamos em ter um relacionamento com as duas pessoas ao mesmo tempo, não é?

Se você chegou a cogitar falar com essas pessoas a respeito, talvez você seja uma pessoa adepta ao poliamor. Neste caso, o ideal é você ser sincera com seus sentimentos e buscar o que irá te fazer feliz – dando certo ou não, você terá tentado.

Conclusão

Você sabia tanto assim sobre o relacionamento a três, trisal? Agora, você já sabe que não há tantas diferenças do relacionamento monogâmico – embora envolva uma pessoa há mais na equação.

E se tinha dúvidas sobre o trisal, como funciona e até mesmo sobre ser ilegal ou não, agora essas dúvidas não existem mais.

Se você se sentir confortável de falar sobre esse assunto com seus parceiros, no caso, as pessoas que gosta, poderá ter um relacionamento a três muito feliz.

Gostou deste conteúdo? Salve este site para nunca perder novas matérias e ficar por dentro dos melhores assuntos.

Veja também: 

Sobre o autor

Henrique