Saúde

Colágeno UC-II para a saúde das articulações: conheça seus benefícios

O colágeno é uma proteína presente no organismo responsável pela construção da pele, ossos, cartilagens e tendões. À medida que envelhecemos, a quantidade de colágeno diminui sendo necessário a sua reposição para uma melhor qualidade de vida. Conheça os benefícios do colágeno UC-II para a saúde das articulações.

A importância do colágeno

O colágeno, proteína abundante no corpo, desempenha funções importantes como na construção dos ossos, músculos, tendões, articulações, ligamentos, bem como para dar estrutura e firmeza à pele.

À medida que envelhecemos, isso já aos 25 anos, a produção natural de colágeno pelo corpo diminui cerca de 1% ao ano, facilitando a degeneração dos tecidos, bem como o enfraquecimento das cartilagens. Com isso, surge a flacidez da pele, doenças nas articulações e nos ossos como a artrite e a osteoporose.

A reposição do colágeno pode ser feita através da alimentação com o consumo de carnes, gelatinas, pele de frango, cartilagens (caldo de ossos) ou através de suplementos como o UC-II, que, especificamente auxilia na redução da inflamação melhorando a saúde das articulações.

Diferentes tipos de colágeno

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno, mas os principais são o I, II, III e IV. Antes de falarmos sobre os benefícios do colágeno UC-II (UC2) para as articulações, conheça um pouco mais sobre o colágeno tipo I, III e IV e sua importância no organismo.

Colágeno tipo I e III

Os tipos de colágeno I e III representam 90% do colágeno encontrado no corpo (o tipo II representa apenas 10%) e que fornecem estrutura para a pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes, e servem para:

  • Melhorar a elasticidade da pele;
  • Minimizar rugas e linhas de expressão;
  • Melhorar a circulação;
  • Fortalecer e regenerar unhas danificadas;
  • Retardar a perda de cabelo e aumentar a densidade dos fios;
  • Aumentar a hidratação da pele;
  • Fortalecer a matriz óssea.

Já o colágeno tipo IV é aquele que forma redes e é encontrado em camadas da pele.



Colágeno UC-II (UC2)

Como sabemos, o colágeno é uma proteína fundamental para a construção dos ossos, cartilagens, ligamentos, articulações e para dar estrutura e firmeza à pele. O colágeno tipo II compõe 50% da cartilagem das articulações e, com o passar dos anos, o organismo diminui a sua produção ocasionando fraqueza nas cartilagens e problemas nas articulações.

O colágeno UC-II (UC2) é um suplemento de colágeno não desnaturado proveniente do esterco de frango glicolisado e composto por uma grande quantidade de aminoácidos glicina e prolina, (envolvidos diretamente na produção de colágeno), condroitina, ácido hialurônico e o antioxidante proteoglicano. Conheça a importância de cada um para o organismo.

Condroitina

É um dos glicosaminoglicanos que auxiliam na formação do tecido conjuntivo da pele, tendões, cartilagem, ligamentos e da matriz óssea. A condroitina inibe a produção de enzimas como a proteoglicanase, colagenase e a elastase, que contribuem na degeneração das articulações destruindo a cartilagem e o tecido conjuntivo, bem como o envelhecimento da pele.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico previne a degeneração das articulações envelhecidas. Com sua propriedade antioxidante, ele combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce, principalmente causado por exposição excessiva aos raios UV.

Proteoglicano

O antioxidante proteoglicano está presente na matriz da cartilagem e compõe a glicoproteína que reduz o estresse oxidativo nas articulações causado por enzimas. Assim, sua função é de proteger as articulações.

O colágeno UC-II (UC2) que auxilia no tratamento de doenças como a osteoartrite de origem autoimune e a artrite reumatoide podendo ser encontrado na forma desnaturada, hidrolisada e não desnaturada.

Hidrolisada

A forma hidrolisada é quando o colágeno passa por um processo de aquecimento para quebrar os peptídeos em frações menores que são mais facilmente absorvidos no corpo.

Não desnaturada

A não desnatura não passa por aquecimento nem sofre processos químicos e contém ativos para o tratamento de problemas nas articulações.

Desnaturada

A desnaturada é quando a proteína perde a sua forma tridimensional, mas não a perda da estrutura primária, ou seja, os aminoácidos continuam unidos na mesma sequência. A gelatina, por exemplo, consiste em colágeno desnaturado proveniente, geralmente, do couro de gado.

Indicações do colágeno UC-II (UC2)

O colágeno UC-II (UC2) é indicado no tratamento de dores nas articulações como a artrite reumatoide e a osteoartrite autoimune.

O suplemento de colágeno UC-II (UC2) funciona?

Nas doenças reumáticas o próprio organismo reconhece o colágeno presente nas articulações como uma proteína estranha e produz enzimas que destroem a cartilagem. O colágeno não desnaturado administrado por via oral estimula o sistema imunológico a identificar corretamente quais agentes são nocivos ou não ao organismo.

Em um estudo realizado em 2015 com homens idosos demonstrou que uma combinação de suplementos de peptídeo de colágeno e treinamento de força aumentou a massa muscular. Outro estudo, realizado durante 70 dias, demonstrou um declínio significativo da dor em pessoas com osteoartrite.

Porém, algumas pesquisas indicaram que tomar o UC-II (UC2) durante 90 dias reduz a dor nas articulações e o inchaço. Mas, outras pesquisas demonstraram que não ocorrem essas melhorias quando o colágeno é tomado por períodos mais longos ou em doses mais elevadas. Assim, a pesquisa concluiu que o UC-II (UC2) produz efeitos quando ingerido por um curto período de tempo perdendo a sua eficácia a longo prazo.

Dessa maneira, o colágeno UC-II (UC2) pode estimular a produção de colágeno, minimizar as dores e melhorar a saúde das articulações e cartilagem.

Quais os benefícios do colágeno UC-II (UC2)?

Conheça alguns benefícios do colágeno UC-II (UC2) no organismo.

  • A condroitina presente em sua formulação reduz a inflamação;
  • Auxilia na produção de colágeno natural;
  • Promove a lubrificação e hidratação das articulações por conter ácido hialurônico;
  • Alivia as dores.

Dosagem do UC-II (UC2)

É sempre importante consultar um médico para uma avaliação e orientação a respeito de qualquer medicamento. Somente ele poderá indicar qual a dosagem correta a ser administrada. O suplemento UC-II (UC2) pode ser encontrado em cápsulas de 40 mg.

Efeitos colaterais

O uso do UC-II (UC2) geralmente é bem tolerado, não apresentando efeitos colaterais catalogados. Vale a pena ressaltar que o suplemento possui outros componentes que poderão causar alergia em pessoas sensíveis a ela.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */